Matheus Fonseca une bossa nova e jazz em “Salomé”
Último single antes do lançamento do álbum Latitude Zero, faixa chegará às plataformas de música no dia 03 de setembro
O músico carioca Matheus Fonseca lança, no dia 03 de setembro, o single “Salomé”. Com distribuição da Magroove, a faixa, que funde bossa nova e jazz, estará disponível em todas as plataformas de streaming musical.
Nascida nas areias de Ayampe, praia do Equador, a composição é uma herança da MPB e sintetiza o trabalho de Matheus como cantor e compositor. Mesmo com as influências que acumulou em sua jornada cantando pelo mundo, ele conta que o Brasil ainda é centro de seu trabalho.
“Nesse disco, eu me reencontro com minhas raízes e consigo pensar em futuros possíveis para a minha música, e isso aparece de maneira clara nessa faixa. É simples, mas tem algo de refinado. Nós [brasileiros] temos essa veia de contar histórias em nossas composições e essa composição traz isso”, afirma Matheus Fonseca.
A escolha do nome “Salomé” foi motivada pela fonética e pela melodia que serviram como ponto de partida para a obra, além de representar uma musa inspiradora na canção. “Assim como Chico Buarque disse um dia, quem dera eu ter vivido tudo que cantei. Mas ao mesmo tempo, enquanto compositor, contar aquilo que você não viveu faz parte do ofício. Compor é viver a vida de outras pessoas dentro daquilo que você escreve”, explica.
O arranjo instrumental é minimalista, com o propósito de remeter a uma performance ao vivo. A música ganha vida com a bateria, piano, violão, baixo e voz, além de um saxofone soprano que adiciona brilho e emoção à composição.
“A faixa traz um som que vem ali do fim da bossa nova à música popular brasileira que temos hoje. É um som bastante familiar nesse sentido. Cada faixa do álbum tem seu lugar nesse mosaico da música brasileira que estamos compondo”, finaliza.
Natural da região metropolitana do Rio de Janeiro, Matheus decidiu se dedicar exclusivamente à música após um intercâmbio para a Espanha. O caminho, que passou por apresentações em pubs ingleses, culminou na participação no The Voice Portugal, onde o músico chegou a tocar uma de suas composições autorais.
Sobre a Magroove
A Magroove é uma distribuidora musical que amplia o alcance de artistas independentes nas plataformas de streaming. Criada pelo brasileiro Vitor Cunha, produtor musical e engenheiro de som, e Fabrício Schiavo, engenheiro mecatrônico, a empresa já tem mais de 1 milhão de artistas e usuários e 3.5 bilhões de plays. Magroove DIY é focado no artista iniciante que busca liberdade e facilidade para distribuir suas músicas de maneira ilimitada. Magroove Stars é para o artista que está despontando em sua carreira e conta com um time de especialistas à disposição para ampliar o alcance dos lançamentos.