×

Satish Kumar, personagem de documentário da Aquarius, produzido pela Café Royal, vem ao Brasil para lançar seu livro “Amor Radical”

Satish Kumar, personagem de documentário da Aquarius, produzido pela Café Royal, vem ao Brasil para lançar seu livro “Amor Radical”

Satish Kumar, personagem de documentário da Aquarius, produzido pela Café Royal, vem ao Brasil para lançar seu livro “Amor Radical”

Na obra, Satish demonstra que a narrativa ingênua e romântica, muitas vezes vinculada ao Amor, está distante de quando decisões a ações têm o Amor como fundamento, principalmente quando essa escolha é definida por compreensão, propósito e organização;

Evento de lançamento acontecerá no Sesc 14 Bis, dia 16 de abril;

Filme sobre a trajetória do ativista será lançado no segundo semestre deste ano.

 

Capa do livro “Amor Radical”, de Satish Kumar
Crédito: Divulgação 

 

 Aos 87 anos, Satish Kumar ainda caminha pela Paz. Satish foi monge jainista na década de 40, participou do movimento Gandhiano e da reforma agrária na Índia na década de 50, atravessou o mundo a pé protestando contra o armamento nuclear durante a Guerra Fria, se mudou para a Inglaterra e lá fundou o Schumacher College, instituição educacional de referência global, voltada à cultura de não-violência e à ecologia profunda.

Em abril deste ano, Satish vem ao Brasil para lançar seu livro “Amor Radical” e para assistir ao primeiro corte do documentário homônimo, um filme de Julio Hey sobre a trajetória de vida do ativista. O longa é um projeto Original Aquarius, plataforma de streaming brasileira dedicada exclusivamente a conteúdo audiovisual sobre temas como saúde, bem-estar, meio ambiente, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade.

O evento de lançamento do livro acontece no Sesc 14 Bis, com uma palestra aberta e gratuita no dia 16 de abril, às 20 horas (retirada de ingressos 1 hora antes).

Satish Kumar
Créditos: Café Royal

Além disso, em uma parceria inédita com o Ibiti Projeto, Satish participará de uma imersão de ecologia profunda de três dias juntamente com 40 participantes, que assistirão ao filme e se tornarão polinizadores do projeto e da mensagem do ativista.

Após a imersão, Satish participará de uma série de encontros com jovens ativistas, empresários, lideranças indígenas, educadores e ex-alunos, promovidos pela Escola Schumacher Brasil, que há 10 anos sustenta o legado de Satish Kumar no país. Os encontros serão realizados em parceria com a produtora Café Royal com a missão de promover o “Amor Radical”, movimento que convida os mais diferentes públicos a se mobilizarem em direção a uma vida mais consciente, generosa e participativa.

Sobre o livro

Em seu livro “Amor Radical”, Satish Kumar demonstra que a narrativa ingênua e romântica, muitas vezes vinculada ao Amor, está distante do que acontece quando essa escolha é feita, principalmente quando é realizada com clareza, propósito e organização.

Com pequenas histórias e inúmeros exemplos reais, o autor nos indica os passos possíveis e necessários que a humanidade precisa dar em direção ao Amor como prática de transformação pessoal, econômica, social e ambiental.

Confira mais informações sobre o livro na página da Bambual Editora.

Sobre o filme

“Amor Radical”, realizado por Julio Hey, diretor e sócio da Café Royal, é um documentário que carrega uma linha tênue entre cinema, ativismo e espiritualidade. O filme revela uma abordagem única e inspiradora para a crise socioambiental contemporânea. Uma perspectiva que não tem como foco os alertas e a gravidade dos problemas e sim a mutualidade, diversidade e interdependência que constituem a vida. Portanto, à medida em que revela a integralidade do compromisso vitalício de Satish com a vida, “Amor Radical” desconstroi a lógica nociva por trás do método cartesiano, patriarcal e capitalista de categorizar a existência, fortemente apoiado nas ideias de controle, separação e competição.

Julio Hey também é responsável pelas produções “Samadhi Road”, lançado em 2022, e “Do Amor Ninguém Foge”, documentário que retrata a imersão de dois irmãos na realidade de um sistema carcerário brasileiro, que trabalha na recuperação dos detentos por meio de um método humanizado.

Sobre a Bambual Editora
A Bambual Editora publica livros que apoiam a transição pela qual o mundo está passando, com soluções, reflexões e ferramentas disruptivas e inovadoras. Com inspiração nas principais características do bambu – profundo, forte, flexível – sua essência é sensibilizar o ser humano para fazer escolhas diferentes. Fundada há sete anos pela publisher Isabel Valle, possui livros sobre novas economias, segurança alimentar, espiritualidade engajada, empoderamento feminino, culturas regenerativas, negócios ecológicos, ecologia profunda, povos originários, desenvolvimento de comunidades intencionais, entre outros temas. Como ações afirmativas, já realizou mais de doze campanhas de financiamento coletivo e oferece 30% de seu catálogo para download grátis. Realiza projetos em parceria com instituições e empresas.

Sobre a Aquarius
Criada em 2023, a Aquarius é uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente a filmes, séries, documentários, palestras e entrevistas sobre saúde, bem-estar, yoga, meditação, espiritualidade, literatura, sustentabilidade, meio-ambiente, cultura, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade. Idealizado pelo renomado executivo de cinema Bruno Wainer, fundador da Downtown Filmes – responsável por distribuir e coproduzir 177 filmes brasileiros com 166 milhões de ingressos vendidos e faturamento superior a R$1.9 bi apenas nos cinemas. A qualidade operacional e a excelência de conteúdo são prioridades da plataforma, que traz Gabriel Wainer no cargo de diretor-executivo e conta com um minucioso trabalho de curadoria assinado pelo jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe Reis. Já os projetos originais estão a cargo da também jornalista Catharina Wrede.

Sobre a Escola Schumacher Brasil
A Escola Schumacher Brasil é uma associação educacional sem fins lucrativos criada em 2014, por iniciativa de uma rede engajada em dar vida ao legado de Satish Kumar no Brasil. Desde a fundação, a escola se dedica a oferecer cursos, encontros, imersões e projetos com organizações promovendo experiências de educação transformadora para uma vida sustentável. Elementos importantes desta educação incluem uma visão de mundo ecológica e interconectada, o amor radical e a não violência.

Sobre a Café Royal
Desde 2019, a Café Royal tem desenvolvido projetos nas áreas de entretenimento: filmes, documentários, séries e peças de teatro, incluindo a coprodução de “Eu De Você”, protagonizada por Denise Fraga. Entre os principais projetos lançados pela produtora, estão: o filme “45 do Segundo Tempo”, dirigido por Luiz Villaça e protagonizado por Tony Ramos; os documentários “Do Amor Ninguém Foge” e “Samadhi Road”, ambos dirigidos pelos Irmãos Ahimsa; o curta “Coletânea de Histórias Extremamente Curtas”, de Pedro Fraga Villaça; e o documentário “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, dirigido por Felipe Hirsch, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e com o Sesc.

Em 2023, a produtora finalizou as filmagens do documentário sobre a peça “Eu de Você”, produziu a série “Justiça Por Elas”, para a GNT, está finalizando o documentário “Amor Radical”, de Julio Hey, sobre a vida e o legado de Satish Kumar e desenvolve projetos para Netflix, HBO, TV Cultura e Globoplay.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner