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Seu time

Seu time

DICAS EMPREENDEDORAS

        A Coluna não é de esportes, mas este tema tem tudo a ver com esportes, “Seu Time”. Esta palavra tem sido cada vez mais usada no lugar de equipe, pois Time que ganha joga junto, jogam todos e para todos e tem algum líder, opa! Isto é Futebol, Vôlei ou Basquete? Não é negócio!

        Não existe negócio sem um time focado no todo, no sucesso, mas para isso acontecer, se você for o líder, deve ser seguido pelos seus ideais, não existe comando na marra, isso não funciona. Quando falei em outra coluna sobre cultura de atendimento, o seu time deve estar envolvido para construir este modelo, me lembro quando começamos a discutir há mais de 10 anos a cultura de atendimento de um determinado negócio, se não houvesse a participação do time, que neste caso eram pessoas humildes, mas que estavam cansadas de serem mau atendidas quando estavam na posição de cliente, foram chamadas a dar suas opiniões do que seria importante, de como deveria ser o modelo. Com certeza este modelo que foi criado para esta empresa não ficaria tão perfeito e que dura até hoje com elogios e mais elogios a cada dia, se elas não tivessem participado. O que aconteceu foi trazer para eles a responsabilidade de criar junto o modelo cultural de atendimento, só assim existe um sentimento de propriedade do seu time com relação aquele modelo, não é algo que é imposto e sim criado e tudo que cria, tem tendência a gerar orgulho para o criador.

        Não adianta levar consultoria, capacitar, se o seu time não estiver envolvido com você. Pense quantas vezes você reclama e questiona o trabalho de A, B ou C dentro do seu time, agora passe a anotar quantos elogios você teceu a A, B ou C. O ambiente de trabalho proporciona muitas das vezes mais prazer do que o próprio salário pago, tem muita gente ganhando bem, mais insatisfeita com o reconhecimento, com o ambiente, com a liderança e outros talvez ganhando menos, mas satisfeito com tudo isso que citei acima. Não só é importante envolver seu time com suas ideias e cultura, mas entender quem não se envolve, para tomar a decisão certa de cortar o mal pela raiz no tempo certo.

        Outro ponto importante é seu time não só acreditar em você, mas no produto ou serviço que você vende, imagina você vender algo ou prestar algum serviço que não tem qualidade, qual a disposição que seu time terá em acreditar naquele produto ou serviço? O sujeito até vai vender, mas na primeira indagação ou destempero, ele não vai brigar pelo produto ou serviço, tenha certeza que ele vai marcar em algum momento gol contra.

        Me lembro de um concurso de ideias que fizemos e um motociclista da empresa não participou por estar com vergonha da ideia que ele ia dar, soube disso e imediatamente o chamei e tentei entender se isso era verdade, o convenci a participar e por unanimidade sou ideia foi escolhida a melhor e colocada em prática imediatamente, então ouça sua equipe, revise estes processos com eles, desde o mais simples jogador do seu time ao mais alto atleta, lembre-se o sol deve nascer para todos.

Alexandre Serrão é formado em Ciências da Computação, Consultor de pequenas empresas e varejo, empreende há mais de 15 anos.

alexandreserrao@hotmail.com