×

A Bela e a Fera – O espetáculo musical

A Bela e a Fera – O espetáculo musical

Salve, salve minhas queridas capivaras.

Conforme eu já havia prometido na coluna sobre o espetáculo de stand up comedy do Serginho Malandro, o texto de hoje é sobre o musical A Bela e a Fera – Um espetáculo musical, com direção de Bruno Rizzo, que esteve em cartaz no Vivo Rio.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e texto

 

O musical é uma adaptação de um conto francês, mundialmente conhecido, originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, que se tornou mais conhecido em sua versão de 1756, por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve.

O musical traz a estória de amor entre uma linda e inteligente jovem (Bela) e um príncipe que foi enfeitiçado e transformado em Fera.

Bela vive em um vilarejo francês com seu pai, que é capturado e aprisionado pela Fera em seu castelo. A jovem consegue localizá-lo e se oferece para ficar no lugar dele.

Com a ajuda dos funcionários encantados do castelo, Bela logo aprende a lição mais importante de todas – que a verdadeira beleza está dentro de nós. Sua bondade a faz enxergar o lado humano da Fera, por quem se apaixona perdidamente, quebrando o feitiço.

A obra já recebeu diversas versões pelo mundo todo mas creio que as adaptações mais conhecidas são os filmes feitos pela Disney, primeiro o desenho animado de 1991 e depois a versão em live action de 2017, e o musical da Broadway, que estreou em 18 de abril de 1994 e ficou em cartaz até 29 de julho de 2007, totalizando 5461 apresentações.

Esse musical foi apresentado no Brasil por duas vezes, em 2002 e 2009, ambas no Teatro Abril, em São Paulo.

 

https://youtu.be/KFAuzwGS8jA

 

 

https://youtu.be/MKECdSuK3d4

 

Pensando nessas três referências que me interessei em assistir ao musical e acho que foi justamente esse o meu maior problema.

Não achei o espetáculo ruim mas acho que uma soma de fatores acabaram estragando a minha experiência, esperava algo muito maior, devido as minhas referências anteriores e ao valor do ingresso, que era bem salgado.

Eu realmente esperava um musical no estilo da Broadway, uma coisa voltada para o público adulto que tivesse o poder de surpreender à todos os presentes, aquela magia que toca os nossos corações, sabe.

E infelizmente, não foi bem isso que aconteceu pois parecia uma versão menor e resumida do musical apresentado em São Paulo, em 2002.

Até agora não consegui definir se era um musical para adultos ou se era um espetáculo infantil pois o texto não conseguia escolher qual caminho seguir, ora apresentavam piadas e referências bem adultas, algumas até de gosto bastante duvidoso, ora se voltava para as crianças, que eram a maioria na platéia.

A montagem tinha tudo para ser espetacular mas acabou se perdendo em erros crassos.

Personagens foram excluídos da montagem, nomes foram alterados, características dos personagens alteradas.

A insatisfação era geral após o espetáculo e a quantidade de reclamações que foram postadas nas redes sociais dão o ponto.

Um dos pontos mais criticados foi a caracterização do personagem “Fera” que não fazia jus a memória afetiva que os fãs guardam desse personagem tão conhecido.

Outros aspectos que foram bastante lembrados foram o som e a iluminação, que falharam em alguns momentos.

Olha que o espetáculo tem uma montagem gigantesca, com mais de 200 figurinos elaborados por Bruno de Oliveira, um dos mais respeitados profissionais brasileiros.

Bom, vou falar dos pontos positivos para poder ser justo.

A orquestra tocou ao vivo e deu um verdadeiro show. Lembra da tal magia que falei lá em cima, que toca os nossos corações e nos transporta para um lugar especial. Pois bem, os músicos conseguiram isso de uma forma magistral. O maestro Eduardo Pereira está de parabéns, assim como toda a sua equipe.

A atriz Flávia Mengar, intérprete da Bela, teve uma atuação memorável, emocionando todos os presentes.

Dei muitas risadas com as tiradas cômicas do personagem “Gaston” interpretado pelo ator Roberto Teixeira, muito bom.

Então, se fosse para dar uma nota para o espetáculo, vou ser bem sincero, daria uma nota 6, tinha tudo para ser muito bom mas acabou sendo mediano. Acredito que se o espetáculo pudesse ficar em cartaz por mais tempo, em um lugar fixo, eles teriam tudo para crescer.

Essa coisa de turnê, fazendo um ou duas apresentações por cidade, acaba sendo um pouco prejudicial para o conjunto como um todo.

Como de costume, vou deixar vocês com a sinopse da peça e com uma galeria de fotos e vídeos.

“Um dos maiores clássicos de todos os tempos chega aos palcos  com mais de 30 integrantes, uma carreta de cenários e equipamentos, orquestra no palco, cantado 100% ao vivo e usando da tecnologia para interagir personagens e cenário.

Com uma estrutura esplêndida de equipe e cenário, o musical encanta o público de todas as idades. O destaque fica por conta dos protagonistas: a atriz Flávia Mengar, intérprete da Bela, protagonista de outros aclamados trabalhos teatrais, como a Dorothy, de “O Grandioso Mágico de Oz – O Musical”, e a Ariel, de “A Pequena Sereia” e Bruno Rizzo, conhecido por outros importantes trabalhos como “Aladim”, “Broadway Nights – O Show” e “O Grandioso Mágico de Oz – O Musical” que está no papel da Fera assinando também a Direção Geral

São mais de 200 diferentes figurinos, elaborados por Bruno de Oliveira, um dos mais respeitados profissionais brasileiros, inclusive por ter sido o responsável por vestir os artistas que participaram do show de abertura da Copa do Mundo, em 2014.

A produção executiva fica por conta de Daniela Schiarreta com vasto curriculum em planejamento, logística e administração de recursos.

A turnê já percorreu mais de 50 grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Recife, Salvador, Goiânia, Brasília, Ribeirão Preto, Paulínia, Londrina, Maringá, Maceió, João Pessoa, Joinville, São José do Rio Preto, Sorocaba, Porto Alegre, Florianópolis, Natal, Fortaleza, Belo Horizonte e Juiz de Fora, entre outras. Impactando um público de mais de 100.000 pessoas.”

Link do evento no Facebook – https://www.facebook.com/events/1795532893800880/

 

 

 

 

 

 

Pessoal, eu vou ficando por aqui.

Até o próximo Teatro Capivara.

Se tiver alguma sugestão, reclamação, observação, recado ou apenas quer me indicar um espetáculo legal, fique à vontade para usar a caixa de comentários no fim da página.

Um beijão do Paladino

Marcelo Soido Paz

@marcelosoidopaz_

@acapivaradeucria

https://www.acapivaradeucria.com.br

https://www.facebook.com/capivaradeucria

https://www.instagram.com/acapivaradeucria/

https://www.youtube.com/channel/UCmCLEvuxICD-NqwOP8Zo43w?view_as=subscriber

#paladinodaboemia

#paladinodacultura

#marcelosoidopaz

#teatrocapivara

#acapivaradeucria

#

#