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Escolha do Ponto

Escolha do Ponto

DICAS EMPREENDEDORAS

 

Escolha do Ponto

      Fazer a escolha certa em tudo na vida é primordial, a roupa certa para um evento, a esposa certa para casar, a melhor escola para os filhos, e por aí vai….  E a escolha do ponto certo, existe fórmula certa?  Certa, certa não, mas existem dicas valiosas que se forem seguidas ajudam e muito.

        A escolha do ponto não é simples como parece, pois escolher o ponto certo ou melhor ponto envolve dinheiro e as vezes muito dinheiro, me lembro que na alta da economia, com emprego em alta, negócios a pleno vapor, os pontos ou melhor as “LUVAS” eram cobradas nas casas dos 6 a 7 dígitos, fora aluguéis caríssimos , sem contar o IPTU do local, hoje a realidade é bem diferente na economia, mas nem por isso deixamos de pagar por luvas em alguns casos.

        O ponto é tão importante que ele foi o maior negócio do Mc Donalds durante toda sua expansão, Ray Kroc sempre investiu nos melhores pontos do planeta, acredite se quiser, tudo começava lá com o ponto e não com o famoso hamburguer. Você não vê uma concessionária de automóvel em uma rua que não seja de alto fluxo de veículos.

        A primeira medida que você deve adotar para a escolha do ponto é fazer uma pesquisa de local na prefeitura, pois determinados negócios não são permitidos em algumas áreas, a escolha do ponto deve levar em conta alguns fatores, como:

  • Acesso ao local;
  • Estado do imóvel, pois o custo da obra ou manutenção podem impactar seu negócio, negocie esta obra com algum desconto no aluguel, priorize lojas que já passarm por reformas de elétrica, Jirau e até mesmo alvenaria, alguns shoppings na baixa fazem algum acordo;
  • Estacionamento para clientes, neste aspecto os shoppings saem na frente;
  • Saber o histórico do local é primordial, pois o que funcionou ou funcionaram ali podem te dar dicas valiosas na sua estratégia para ter sucesso;
  • Outros negócios vizinhos podem lhe ajudar, como bancos, padarias, restaurantes entre outros pools que trazem circulação para o local, no caso dos shoppings com um mix bem montado e sortido fazem toda a diferença;
  • O preço do aluguel, por regra não deve superar 10% de seu lucro bruto, fique atento a isso;
  • Cuidado com projetos urbanísticos que podem no futuro inviabilizar seu negócio, como, por exemplo, uma mudança no trânsito que tire a passagem de carros pelo local, ou um viaduto que atrapalhe a frente de seu negócio, cuidado com os shoppings locados, pois a seu próprio interesse costumam mudar você de local no empreendimento;
  • Bancas de jornal são um problema na frente de uma loja, pois tampam a visibilidade;
  • O contrato comercial deve ser celebrado no prazo de 5 anos para ter validade, lembre-se sempre de solicitar a renovação do mesmo 6 meses antes, franquias normalmente fazem contratos de 5 anos, daí casar os dois contratos é sempre uma boa;
  • Visite o ponto em diversos horários, meça a passagem do público, verifique uma possível sazonalidade neste ponto;
  • Analise a concorrência local, visite as lojas, converse com os funcionários que estão lá, entenda o movimento da concorrência;
  • Ouça a opinião de terceiros de sua confiança, pois costumamos estar motivados com o negócio e a emoção nos impede as vezes de enxergar alguns problemas ou empecilhos.

        E aí, já escolheu seu ponto???

 

Alexandre Serrão é formado em Ciências da Computação, Consultor de pequenas empresas e varejo, empreende há mais de 15 anos no segmento de T.I.

alexandreserrao@hotmail.com