Lançamento da Edusp analisa a vida e obra de Edgard Degas
Obra da historiadora Ana Gonçalves Magalhães revisita a vida e produção artística do “pintor das bailarinas”
Em “A Pequena Bailarina de 14 Anos”, a professora e historiadora da arte Ana Gonçalves Magalhães apresenta uma síntese da vida e produção do artista francês Edgar Degas (1834-1917), tendo como foco principal a obra esculpida em cera batizada de “A Pequena Bailarina de 14 Anos”, única escultura original que o escultor expôs em vida.
Neste lançamento da Edusp, a estudiosa aborda o âmbito do impressionismo francês em que a escultura foi exibida e a relação do trabalho de Degas com o de outros escultores de seu tempo, como Auguste Rodin, Jules Dalou e Medardo Rosso.
Conhecido como “pintor das bailarinas”, Degas tornou-se um artista complexo e adepto da experimentação, sendo um dos principais articuladores da Sociedade de Artistas Independentes, que impulsionou as exposições impressionistas de Paris em 1870.
Recentemente, sua obra e a de outros impressionistas têm sido reavaliadas, Degas foi objeto de diversas mostras internacionais. Réplicas de suas esculturas podem ser encontradas até mesmo em sites de decoração, sem muito de seu contexto original. O estudo de Ana Gonçalves Magalhães é um convite para redescobrir Degas e a história de sua arte.
Evento de lançamento:
Evento: Lançamento do livro “A Pequena Bailarina de 14 Anos”, com bate-papo entre a autora, Ana Gonçalves Magalhães, e o organizador da Coleção Prismas, Jorge Coli. A conversa terá mediação de Sergio Miceli.
Local: Livraria da Travessa, Rua dos Pinheiros 513 – São Paulo
Data: 15 de agosto, quinta-feira, às 19 horas.