Fórum Brasil e Tanzânia: O evento contou com a presença do Embaixador do país, recordista mundial brasileiro Daniel Dias e apresentação de Carmen Monarcha
O primeiro dia do intercâmbio cultural foi marcado por palestras sobre oportunidades de investimentos
|
O primeiro dia do Fórum Brasil e Tanzânia se iniciou com um ambiente de colaboração e troca de experiências e oportunidades de negócios. O evento que promete fortalecer laços entre os dois países começou com um coffee break, proporcionando uma atmosfera para networking entre os participantes.
Dando início as palestras, os hinos nacionais da Tanzânia e do Brasil foram tocados no salão, ressaltando a importância simbólica da união entre as nações. Em seguida, Paulo Pan, organizador do evento, expressou sua gratidão e entusiasmo em sua mensagem de abertura, dando o pontapé inicial para a imersão de aprendizado e colaboração entre os países.
“Quero expressar minha gratidão à presidente da Tanzânia por ter essa iniciativa de construir esse evento que, sem dúvida, se tornará um movimento. Vejo aqui alguns rostos que tenho certeza que contribuirão muito para que este evento se transforme em uma mudança significativa’’, comenta Paulo.
O destaque da primeira sessão foi a palestra inspiradora do embaixador da Tanzânia, oferecendo uma visão única sobre as oportunidades de investimento e cooperação entre os dois países.
“Os comércios e investimentos como, açúcar, óleos, irrigação em grande escala, fertilizantes e agro impostos, petróleos, óleo e gás, energia limpa, biogás, e energia solar são diversos segmentos que podem se tornar investimentos. Em termos da nossa filosofia, não queremos que esses fóruns sejam considerados como qualquer outro, mas queremos que este seja uma plataforma onde consigamos os resultados esperados, engajamento e planos concretos’’, comenta Professor Adelaurdus Kilangi, embaixador da Tanzânia.
Ana Caren, presidente da organização Mulheres Solidárias, emocionou a plateia ao entregar flores ao embaixador, em reconhecimento à liderança feminina na Tanzânia. Enquanto, Elias Cândido, Secretário Estadual de Combate ao Racismo de São Paulo, compartilhou insights valiosos sobre inclusão e diversidade.
Elaine Gomes de Lima, diretora de projetos do Farol de Combate ao Racismo expressou sua gratidão ao participar do evento, ‘’”Estou muito feliz em estar aqui, pois acredito nesse aquilombamento, nesse ralentamento racial, e é muito importante essa fusão. Então, que a nova geração conheça esse trabalho que está sendo feito aqui, é grandioso. E a educação é o passo primordial para mudar essa história, ou melhor, recontar uma história que não foi contada’’.
A parte da manhã também contou com palestrantes setoriais que ofereceram insights sobre oportunidades de investimento e incentivos na Tanzânia. Os participantes foram informados sobre os recursos naturais abundantes, a economia estável e os setores estratégicos do país, além de receberem detalhes sobre as diversas categorias de investimento disponíveis.
Daudi Msasi, Chefe de Farmácia do Governo, compartilhou uma visão abrangente da indústria farmacêutica tanzaniana, destacando as oportunidades de crescimento e inovação neste setor vital.
O momento emocionante da manhã ocorreu quando Daniel Dias, o maior medalhista paralímpico da história, foi convidado a subir ao palco simbolizando a união e solidariedade entre os países. Dias entregou sua medalha de ouro ao embaixador da Tanzânia, em um gesto significativo de cooperação e amizade.
João Kanda, Diretor Executivo do Expo África também subiu ao palco para manifestar seu agradecimento em participar do evento, ‘’”É um prazer tê-los nesse evento magnífico, único e inédito, reforçando laços entre o Brasil e Tanzânia, um país incrível, recheado de oportunidades de negócios e com uma rica cultura que o mundo cada vez mais precisa ter acesso’’.
Encerrando as atividades no período da manhã, a cantora lírica Carmen Monarcha subiu ao palco e encantou os participantes com uma amostra da rica cultura brasileira por meio da música, levando um pouco da cultura brasileira para os Tanzanianos presentes no evento.
Durante a parte da tarde, o fórum contou com uma série de rodas de conversa e debates acerca de oportunidades de investimento, ampliando ainda mais o escopo de interação e aprendizado entre os participantes.