Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week, comemora 17 anos do festival no país
Empresário acredita na democratização da boa gastronomia a partir de experiências para o consumidor e do aumento das vendas para os restaurantes
Imagem: Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.
Crédito: Flávio Carvalho – Algo Mais
Foi a partir de uma conversa com um amigo brasileiro que residia nos Estados Unidos, e que já havia trabalhado com a Restaurant Week em Nova Iorque – onde o conceito do festival foi criado nos anos 90 – que há mais de 17 anos o empresário Fernando Reis começou a implementar essa experiência gastronômica nova-iorquina no Brasil. Ainda sem tanto know how na área – já que no início de sua carreira atuou mais no setor de confecção por tradição familiar – o que não faltava era a experiência empreendedora e o conhecimento necessário sobre estratégias de marketing – adquirido na empresa de cartões postais publicitários, MiCa, da qual também foi sócio.
“Na época, a atuação da MiCA era novidade no país, por isso a empresa se estabeleceu como pioneira no ramo de mídia indoor. Então, atuei bastante no mercado publicitário nos anos 2000, até que conheci um brasileiro que residia nos Estados Unidos, e tivemos a ideia de trazer a Restaurant Week para cá” conta.
Devido ao seu conhecimento em estratégia de mídia e a estrutura de divulgação que já tinha acesso, em 2007 Fernando, juntamente com seu sócio na época, teve sucesso ao lançar a primeira edição do festival no Brasil, apresentando restaurantes renomados ao público a partir de menus completos a preços fixos.
Em 2009 a iniciativa já estava presente nas principais capitais; e, em 2010, a Brasil Restaurant Week se estabeleceu como o principal evento gastronômico do país.
Atualmente, com 17 anos de estrada, o festival acontece em mais de 20 cidades. Por isso, Fernando faz questão de visitar cada cidade-sede e realizar uma reunião técnica com os responsáveis pelos restaurantes participantes antes de cada edição. Nesse encontro são transmitidas estratégias para aumentar as vendas dos estabelecimentos no período – com técnicas de divulgação nas redes sociais e na imprensa, de como apresentar um cardápio atrativo e de como orientar a brigada de garçons a atender os clientes da melhor forma possível.
O idealizador do festival no Brasil também criou um viés social ao evento. Assim, em todas as edições os restaurantes estimulam a doações de 2 reais a cada menu vendido para uma instituição local.
Burger Gourmet Brasil by Restaurant Week
Em 2019, Fernando começou a investir em outro ramo da gastronomia: as hamburguerias. Assim, o festival Burger Gourmet Brasil by Restaurant Week foi lançado com o objetivo de levar opções de hambúrgueres de alta qualidade e diversidade de sabores ao público. “Os chefs são convidados a criar experiências novas, com a ideia de ‘gourmetizar’ uma experiência rotineira, o que já é tendência em todo Brasil e atrai cada vez mais fãs para as hamburguerias”, explica Fernando Reis.
“Para empreender no Brasil é preciso muita força de vontade, e principalmente, acreditar. Temos que acreditar que é possível e temos que inovar, seja a partir de novas ideias ou por networking e alianças com as pessoas. São nos momentos de dificuldades que a gente se diferencia”, finaliza o idealizador da Brasil Restaurant Week e do Burger Gourmet Brasil.
Serviço
32ª São Paulo Restaurant Week
Data: 19 de abril a 19 de maio
Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br @restaurantweekbrasil e @burgergourmetbrasil
Sobre a Restaurant Week
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.