GALERIAS DE MORAR: Casa Vogue de abril reúne casas em que as esculturas, instalações e os quadros ajudam a criar decorações surpreendentes
Colecionadores de arte e artistas abrem suas moradas e mostram como é possível harmonizar acervo com arquitetura e mobiliário, compondo ambientes criativos para o dia a dia
As duas versões de capa de Casa Vogue de abril, inspirada nas artes plásticas
Fotos: Filippo Bamberghi (à esq.) e Ruy Teixeira (à dir.)
A edição da Casa Vogue de abril chega às bancas sob o título Galerias de Morar e se inspira nos importantes eventos de arte que acontecem este mês. Destaque da revista, a seção Universo Casa Vogue reúne residências de colecionadores e artistas que combinam esculturas, instalações e quadros para compor decorações criativas.
Em uma das versões de capa da publicação, está o living do apartamento de 250 m2 do artista Armarinhos Teixeira e da arte-educadora Adriana Bianchi, em São Paulo, que abriram as portas de seu lar para a revista. Quando iniciaram o projeto, orquestrado por Juliana Lima Vasconcellos, o principal pedido à arquiteta era que ela criasse uma base para a coleção de arte, mas que não fosse necessariamente branca, cinza ou bege – porque eles não têm medo de cores. Neta de Italo Bianchi, fundador do instituto Iadê, criado em 1959, Adriana cresceu imersa no universo da arte e do design. E vem daí o gosto por móveis modernistas que se misturam às obras dos artistas que ela representa e à produção de Armarinhos.
O hall de entrada do apartamento modernista de 410 m2 de Camila Yunes Guarita e Conrado Mesquita, também localizado na capital paulista, estampa a outra capa de edição. Ela, art advisor e criadora do projeto Kura, e ele, marchand e sócio da galeria Galatea, escolheram o endereço após se casarem, no ano passado, para conjugar a vida íntima e a profissional em um prédio erguido em 1973. Feito casa-galeria, o local abriga e expõe as coleções do casal patrono do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Também em Universo Casa Vogue, o apartamento assinado por Dado Castello Branco, na Vila Nova Conceição, em São Paulo, em que o arquiteto deu uma nova configuração aos 512m2 para abrigar a coleção de arte que convive em harmonia com a família; e a casa-museu do artista Luigi Serafini, em Roma, onde cada ângulo é preenchido por manufaturas do ilustre habitante – do mobiliário aos objetos artísticos dispostos entre as paredes pintadas por ele mesmo.
Na seção Em Casa Com, Jay Boggo, artista visual e diretor criativo da grife J.Boggo+, mostra seu apartamento em São Paulo e conta com largou uma fábrica e uma vida tradicional para revelar sua expressão criativa na moda, na arte e, recentemente, no design de mobiliário.
O artista e designer inglês Yinka Ilori protagoniza a seção Design. Na reportagem, ele deixa claro seu amor por contar histórias de suas raízes nigerianas e seu desejo de tocar as pessoas incentivando a esperança, a felicidade e o pertencimento, seja por meio dos objetos para casa ou das grandes instalações urbanas coloridas que assina.
Já na seção Casa Vogue Ama, a revista traz a cobertura especial da 13ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo em que a equipe da revista revela o melhor dos mais de 200 eventos, entre exposições, instalações e lançamentos de produtos. A seção apresenta também os principais lançamentos da 22ª edição da Expo Revestir, que valorizam a brasilidade e a sustentabilidade.
Em Decor Stories, a publicação surpreende com o editorial realizado na galeria Verniz, em São Paulo. O local foi palco de ambientações criadas pelos alunos do curso de Produção de Interiores e Fotografia da Casa Vogue, realizado em parceria com o Istituto Europeu de Design (IED-SP).
Tadáskía, jovem artista carioca, que despontou na última Bienal de São Paulo, está na seção Arte e fala sobre seu processo artístico, que envolve técnicas, materiais e suportes múltiplos para representar seus sonhos em trabalhos dedicados às mulheres negras e às pessoas trans.
Fechando a edição de abril de Casa Vogue, a seção Last Look mostra peças da Edition 2024, nova coleção da arquiteta Patricia Anastassiadis para a Artefacto, em que a elegância da madeira torneada e a leveza dos lepidópteros, como borboletas e mariposas, entre outros elementos naturais, são fontes de inspiração.
Confira o conteúdo completo na Casa Vogue de abril, já disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.