COMIDA DI BUTECO 2024: SOMOS TODOS BUTECO!
Rio de Janeiro realiza a 17ª edição do concurso e passa a eleger três campeões este ano.
|
O buteco é o lugar onde se preparam os medicamentos do corpo e da alma, é um centro de difusão de conhecimento prático e teórico. Celebrando essa tradição enraizada nos corações cariocas, o Comida di Buteco 2024 chega à sua 17ª edição no Rio de Janeiro, prometendo uma experiência que vai muito além da simples degustação de petiscos. Com o lema “Somos Todos Buteco”, o primeiro e maior concurso de butecos do Brasil convoca o grande público e, principalmente, os amantes da vida boêmia, a eleger os melhores estabelecimentos do país.
O Comida di Buteco 2024 irá acontecer entre os dias 05 de abril e 05 de maio com 143 bares participantes, o recorde do Rio de Janeiro, sendo 47 novatos. A grande novidade do concurso carioca é que serão eleitos três campeões de distintos circuitos: Melhor Buteco da Baixada Fluminense, Melhor Buteco de Niterói e Melhor Buteco do Rio de Janeiro. O fato é que o concurso carioca ganhou tanta força que a organização entendeu que a sua maturidade no estado já permite três circuitos.
O valor do Petisco é nivelado em R$ 35,00 em todo o país.
O slogan “Somos Todos Buteco”, que comemora 24 anos de existência do concurso no Brasil, reitera o buteco como um protagonista da sociabilidade brasileira e um grande símbolo nacional. De norte a sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nesta eleição, que envolve mais de 1.100 butecos em 40 municípios diferentes.
Dinâmica do concurso
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco da cidade e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias levam 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, assim como o voto dos jurados. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o ”Melhor Buteco do Brasil”. E em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o ”Campeão Nacional, O Melhor Buteco do Brasil”.
Bienalmente, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco.
O concurso como a oportunidade de transformação socioeconômica
O Comida di Buteco tem a missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco é extensão de sua casa”. Um dos principais denominadores comuns dos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias.
Em 2023, o concurso bateu diversos recordes:
- O marco histórico de um milhão de votos;
- + de 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;
- + 300 milhões de reais de impacto na cadeia produtiva do ecossistema CDB;
- Quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
- Cerca de 10 milhões de pageviews no site;
- 150 mil turistas presentes nos circuitos;
- + de 10 mil empregos gerados.
Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso
O Comida di Buteco é viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso. São eles: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Este ano, as marcas parceiras são:
CERVEJA OFICIAL: Amstel
APRESENTAÇÃO: Piraquê
PROMOÇÃO: Globo
PATROCÍNIO: Santander/Getnet, Coca-Cola
APOIO: Mccain, Zero Cal, Chandon, Rio Capital G20, Novotel, Unisuam, Copa Energia/Liquigás, Reserva 51.
APOIO INSTITUCIONAL: Abrasel, SEC de Cultura do Estado, SindRio, Teatro Claro Rio, NEOOH, Boxnet, Sympla.
Sobre nossa cerveja oficial:
AMSTEL
Ao unir forças novamente com o Comida di Buteco, Amstel reafirma seu compromisso não apenas com a qualidade da cerveja, mas também com o fortalecimento da cultura dos butecos, essenciais para a identidade brasileira. Com mais de 150 anos de história, Amstel traz consigo a rica tradição de uma receita europeia, realçando a magia da levedura holandesa em uma cerveja sem aditivos. Este ano, em sintonia com o tema “SOMOS TODOS BUTECO”, convidamos todos a brindarem com Amstel, apreciando o sabor incomparável de sermos nós mesmos. Somos Todos Buteco com Amstel, celebrando a autenticidade e a
tradição em cada gole.
Sobre nosso apresentador:
PIRAQUÊ
“Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de Alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de Cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.”
Sobre nossos patrocinadores:
SANTANDER
Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta, transporta, vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. “O Comida di Buteco é uma celebração única da nossa cultura gastronômica e da força empreendedora do setor. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano desta parceria de sucesso, que democratiza o acesso a experiências inesquecíveis em todo o país.”, diz Bibiana Berg, head de Experiências & Cultura do Santander Brasil. Na edição de 2024 do Comida di Buteco, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.
COCA-COLA
“Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos butecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. Uma Coca-Cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de buteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, completa Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Sobre nossos apoiadores
MC CAIN
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo oitavo ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.
ZERO CAL
Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e o Comida di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce, e claro, zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.
COPA ENERGIA – LIQUIGÁS
A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. É detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês. A Copa Energia, que nasceu com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável, é líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de quatro mil colaboradores.
SYMPLA
Este é mais um ano de parceria com o Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de butecos.
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
X: @_comidadibuteco
Linkedin: comidadibuteco
TikTok: @Comidadibuteco
Website: comidadibuteco.com.br