MUBI promove documentário sobre a cena underground chinesa com exibição gratuita no Estação NET Rio
O evento será no dia 3 de abril e terá um bate-papo especial com a participação do diretor do filme, Ben Mullinkosson, do artista visual Clari Ribeiro e da drag queen Miranda Lebrão
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, promove uma sessão especial do documentário THE LAST YEAR OF DARKNESS no Estação NET Rio, no dia 3 de abril – com a presença do diretor Ben Mullinkosson. A exibição gratuita será às 20h40, com abertura da sala às 20h30 e retirada de ingressos 1h antes da exibição, com lotação de 100 lugares.
Após o filme, será realizado um debate com o diretor do documentário, Miranda Lebrão, drag queen finalista do Drag Race Brasil, e Clari Ribeiro, diretore, montadore e artista visual. Entre os tópicos do bate-papo estão o cinema e a cena queer alternativa.
O documentário THE LAST YEAR OF DARKNESS celebra a efemeridade da juventude, através das lentes de cinco amigos na cena jovem underground chinesa. O filme é um lançamento exclusivo MUBI e está disponível na plataforma.
Sinopse
À medida que a cidade de Chengdu muda, o futuro do amado clube Funky Town é incerto. Para um grupo vibrante de DJs, artistas drags, amantes, ravers e skatistas, este é um santuário para festas underground, que permite a eles florescerem após o pôr do sol. É o único lugar que os aceitam como realmente são, enquanto fogem dos seus problemas durante o dia.
Com guindastes de construção surgindo de uma estação de metrô invadida, os amigos são forçados a enfrentar o que os trouxeram à festa e aproveitar ao máximo o tempo que resta lá.
Sobre Clari Ribeiro
Clari Ribeiro é diretore, montadore e artista visual. Sócio da produtora independente Excesso Filmes, estreou no IFFR 2024 seu novo curta-metragem, Se Eu Tô Aqui é Por Mistério, que explora os gêneros da fantasia, suspense e ficção científica. Em 2021 ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Sundance por sua atuação no filme Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui (Éri Sarmet, 2021), do qual também é montadore. No mesmo ano, codirigiu e montou seu penúltimo filme, Usina-Desejo Contra a Indústria do Medo, uma obra ficcional interativa com três finais alternativos, que recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri da Crítica no 28º Festival de Vitória.
Há 11 anos atua como montadore de filmes e séries e esteve à frente da direção e montagem de X-MANAS (2017), uma distopia queer experimental exibida em mais de 30 festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais, e A Carne é Beijo e o Avesso Água (2019), videoinstalação que mistura fotografia analógica, carnaval e noise music. Nos seus filmes, Clari experimenta com linguagens e mistura gêneros cinematográficos, criando narrativas não convencionais e personagens fabulosos.
Sobre Miranda Lebrão
Miranda Lebrão é artista, drag queen, transformista, comunicadora e atriz carioca. Rainha da Cinelândia pelo Rival Rebolado e finalista da primeira temporada do Drag Race Brasil. Quase 10 anos de carreira mesclando absurdos e sentimentos em forma de performance.
SESSÃO ESPECIAL THE LAST YEAR OF DARKNESS – Estação NET Rio
Quarta-feira, 3 de abril, no Estação NET Rio
20h30 – Abertura da Sala
20h40 – Início da Sessão
Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro
Retirar ingressos com uma hora de antecedência
mubi.com
ASSISTA AO TRAILER AQUI
SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.
Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda – John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.
As produções MUBI incluem Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Kristen Stewart, Josh O’Connor e Elle Fanning; Bring Them Down, de Christopher Andrew, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross. As coproduções da MUBI incluem o filme de Michel Franco, Memory, estrelando Jessica Chastain e Peter Sarsgaard; Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve, estrelando Léa Seydoux; Farewell Amor, de Ekwa Msangi, vencedor do prêmio Sundance; e Meu Legionário, de Rachel Lang.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.
Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.