Tocalivros lança mais de 40 títulos sobre Virginia Woolf em eBook e dá a dimensão da a importância da escritora inglesa para a cena artística e literária
Com livros clássicos, obras de análise crítica e traduções em português, espanhol e inglês, Tocalivros traz o universo de Virginia Woolf para o leitor
Já estão disponíveis na Tocalivros, plataforma de eBooks e audiolivros, mais de 40 títulos da escritora inglesa Virginia Woolf (1882 a 1941) em homenagem à data de seu nascimento, dia 25 de janeiro, há 142 anos.
Uma das principais autoras da literatura no século 20, a escritora e ensaísta britânica que começou a escrever aos nove anos, ao longo de sua vida, publicou nove romances, com títulos como Mrs. Dalloway, Ao Farol, Orlando e Um Teto Todo Seu, além de diversos contos, resenhas e ensaios críticos – uma obra marcada pelo uso do fluxo de consciência, técnica literária do modernismo que tenta ilustrar e transcrever o processo de pensamento de um personagem, em uma estrutura que se assemelha à forma como pensamos.
Na plataforma é possível encontrar todas as suas obras, além de livros de análise crítica, antologias e traduções em português, espanhol e inglês. Os livros podem ser adquiridos direto na plataforma Tocalivros (compras individuais ) e os preços variam entre R$17,00 e R$97,00.
Para além da literatura, Woolf foi (e ainda é) fundamental pelas suas contribuições às correntes do feminismo, levantando temas como a dificuldade que escritoras e intelectuais mulheres enfrentam, por conta das diferenças econômicas e legais entre gêneros no período vitoriano, bem como o futuro das mulheres na educação e sociedade.
Abaixo algumas sugestões desta autora que, entre seus trabalhos destacam-se “Um teto todo seu”, considerado um dos 100 livros do século pelo jornal francês Le Monde.
Mrs. Dalloway
|
Conta a história de um dia na vida de uma dama de nobre linhagem casada com um deputado conservador e mãe de uma adolescente. Retrato perspicaz de paisagens e sentimentos, Virginia Woolf observa a alta sociedade londrina do início da década de 1920 e conduz sua personagem a uma pungente viagem interior.
|
Virginia Woolf discute a necessidade de as mulheres escritoras conquistarem seu espaço, tanto literal quanto metafórico, dentro de um universo dominado por homens. Se Shakespeare tivesse tido uma irmã, dotada dos mesmos talento e inteligência, poderia ela edificar o mesmo legado do famoso bardo? Ideias como essa afluem neste livro com a liberdade inerente a todo pensamento. Esta edição, traduzida por Vera Ribeiro, conta com um contundente prefácio da escritora Ana Maria Machado.
Orlando
|
Divertido e instigante, Orlando é um livro de múltiplas possibilidades — homem e mulher, passado e futuro, vida e história, amor e literatura. Uma verdadeira obra-prima de Virginia Woolf.
|
Ensaio que dá título à presente coletânea, na qual se reúnem nove prosas mais poéticas. Virginia contrasta a visão de um eclipse total do sol com a dos peixes num aquário de Londres; discorre sobre Montaigne e sobre a paixão da leitura; relembra, em traços delicados e comoventes, a convivência com o pai; teoriza sobre a nascente arte do cinema e sobre as relações entre a literatura e a pintura; enaltece as paradoxais vantagens de se ficar doente; celebra as belezas naturais de Sussex e as delícias urbanas de uma caminhada fortuita por Londres. És Virginia, em toda a força poética de sua prosa.
|
Através de “falas” em linguagem elevada, elíptica, literária, acompanhamos a vida de seis personagens da infância à velhice. Mas não sabemos precisamente nem o tempo nem os locais em que a “ação” se passa.
|
Ao Farol é um romance rico, multifacetado, cujos vários e combinados aspectos compõem a marca da grande obra-prima, propõe uma jornada ao interior da consciência dos personagens, num novo estilo narrativo e reflete sobre a própria natureza da arte