Bijari vence em três categorias no Prêmio Brasileiro de Design 2023
Instalação digital Biomimesis e os vídeo-cenários Red Bull Skate Levels e Vivo Verso foram os projetos premiados nesta edição do BDA
O Bijari, núcleo de criação em artes visuais e multimídia, foi vencedor em três categorias no Prêmio Brasileiro de Design (BDA). Os projetos premiados foram a instalação digital Biomimesis (bronze na categoria Design Digital – Instalações Digitais) e os vídeo-cenários Red Bull Skate Levels (ouro na categoria Design de Ambiente – Cenografia) e Vivo Verso (prata na categoria Design de Ambiente – Cenografia).
Biomimesis (2022) é uma videoarte criada durante a pandemia que lança um olhar sobre o ecossistema, nossa casa e essência. A atração é um exercício imagético, no qual uma paisagem cotidiana se transforma e convida a imaginar novas realidades. Combinando a observação de formas naturais e linguagens da tecnologia digital, a obra foi projetada sobre a Paróquia São Benedito, em Campos do Jordão, São Paulo, a convite dos curadores André Deak e Felipe Lavignatti, do Liquid Media Lab.
|
O vídeo-cenário Red Bull Skate Levels (2022) foi pensado especialmente para o evento de competição de skate promovido pela marca, que tinha como temática o encontro entre o real e o virtual. Com a criação de uma pista de skate vídeo-mapeada, inspirada nos jogos de arcade populares dos anos 1980, o espaço físico era alterado através das projeções a partir da evolução das etapas – que transformavam cenários e destacavam áreas de interesse. A iluminação foi planejada para criar uma atmosfera imersiva, realizando a fusão entre skate e videogames, buscando atrair um público mais amplo.
|
O Vivo Verso (2023) é um vídeo-cenário desenvolvido para a Convenção Nacional de Vendas da Vivo. Com uma plenária em formato de arena – composta por seis telas e um piso central feitos de LED de alta resolução – o público foi envolvido por um conteúdo 360 graus, proporcionando uma experiência audiovisual imersiva inédita. Para o projeto, foi criada uma relação entre o espaço e os conteúdos, utilizando linguagens como multiplicidade, repetição, espelhamento e mosaicos como metáforas visuais do conteúdo apresentado durante o evento.
“É um reconhecimento muito especial: são três projetos que resultam de práticas desenvolvidas nos nossos 26 anos de atuação, produzindo experiências estéticas que transitam entre a arte, o design e a cidade. O uso de animações mapeadas na poética visual de Biomimesis e nas construções do Red Bull Skate Levels e do Vivo Verso”, declara Geandre Tomazoni, sócio do Bijari.
Sobre o Estúdio Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e desenvolve um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, tendo como objeto de interesse narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana. Mais informações no site do Bijari.