“Ninguém Sai Vivo Daqui”: filme de André Ristum abre Festival de Brasília e ganha trailer exclusivo
Abertura será a primeira exibição do longa no Brasil, após estreia internacional na Estônia, durante o Tallinn Black Night Film Festival;
Confira o trailer do filme aqui.
|
Viviane Monteiro, Arlindo Lopes e Fernanda Marques em cena do filme “Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum
Crédito: Marina de Almeida Prado
O filme “Ninguém Sai Vivo Daqui”, do diretor e roteirista André Ristum, produzido pela Sombumbo e pela TC Filmes, em coprodução com a Gullane, Canal Brasil e Geração Entretenimento, chega aos cinemas em 2024 e acaba de ter seu primeiro trailer divulgado. Além disso, no dia 9 de dezembro, o longa tem sua premiére no país, abrindo o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais longevo festival do gênero no país, que acontece entre 9 e 16 de dezembro.
Em novembro, o filme teve sua estreia mundial no Black Nights Film Festival, na capital da Estônia, Tallinn, na categoria Critics’ Picks Competition Programme.
Inspirado no livro “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex, o filme ficcional “Ninguém Sai Vivo Daqui” aborda o genocídio que ocorreu no maior hospício do país, o Centro Psiquiátrico Hospitalar de Barbacena, de 1903 até meados dos anos 1980.
Ristum utiliza traços ficcionais para contar a história de Elisa (Fernanda Marques), que é internada por seu pai após engravidar de seu namorado, vítima, como tantos outros, de uma internação injustificada. O filme percorre a história dos personagens internados no manicômio, que existiu por quase um século.
Com terapias de choque, abusos físicos e psicológicos, métodos inadequados de tratamento, o longa-metragem também chama a atenção para o machismo estrutural sofrido pela protagonista, que vai desde os abusos cometidos por seu pai ao funcionário da instituição, interpretado por Augusto Madeira. Além de Fernanda Marques, o filme conta com a participação de Andréia Horta e Rejane Faria, ambas com personagens femininas marcantes.
A escolha do longa em preto e branco, feita em conjunto com o diretor de fotografia, Hélcio Nagamine, se dá por uma opção estética, mas, mais do que isso, pela “falta de cor” na vida dos personagens retratados.
Confira o trailer do filme aqui.
Serviço
Exibição do filme “Ninguém Sai Vivo Daqui” – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Data: 9 de dezembro
Ingressos: os ingressos para as sessões da Mostra Competitiva Nacional no Cine Brasília custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estarão à venda sempre a partir das 18 horas do dia de cada sessão, exclusivamente na bilheteria do cinema. Todas as demais mostras e atividades do festival, tanto no Cine quanto no Hotel ou nos Complexos Culturais de Planaltina e Samambaia são gratuitas. Apenas para a Mostra Brasília há distribuição gratuita de ingressos, sempre a partir das 16h. O ingresso é o único meio que habilita a votação do júri popular. O restante da programação é de acesso livre à sala.
Mais informações: Link