Muito além da passarela: Casa de Criadores realiza exposições abertas ao público e oficina de corte e costura
Dos desfiles à sala de aula, a 53ª edição da CdC abre novos caminhos para a expressão criativa em São Paulo
|
São Paulo, dezembro de 2023 — A Casa de Criadores, dedicada a promover e celebrar talentos criativos nacionais, reforça seu compromisso com a difusão cultural disponibilizando a terceira oficina de corte e costura consecutiva em sua programação, além de integrar exposições à agenda cultural de São Paulo. A conceituada semana de moda autoral destaca, na sua 53ª edição, diferentes modalidades para a expressão artística nas áreas de moda, design e cultura, transcendendo a forma tradicional de desfiles.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Casa de Criadores lança sua Oficina #3 gratuita com foco em moda e sustentabilidade, conduzida pelos estilistas da Casa, Alexandre dos Anjos, Jorge Feitosa, e Vicenta Perrotta. Entre 5 e 9 de dezembro no Centro Cultural São Paulo, as aulas serão voltadas para profissionais autônomos e novas marcas, abordando temas como corte e costura, processo criativo, reutilização de materiais, estamparia, modelagem e empreendedorismo.
Abertas para moradores de São Paulo, as 25 vagas foram preenchidas por meio de um processo seletivo que priorizou a inclusão social. As oficinas visam não apenas criar peças únicas, mas também fomentar o empreendedorismo e a sustentabilidade na moda contemporânea.
O evento também incentiva a produção de moda consciente, e é um festival criativo que une moda e arte em todo seu espectro. De 7 a 14 de dezembro de 2023, o Projeto Expográfico A Linha Longa apresenta obras únicas de 14 estilistas-artistas sob curadoria de Guilherme Teixeira, co-curadoria de Eduardo Araújo Silva e Isabela Alzira Imasato, assistência de Larissa Cemitério, proporcionando uma cativante exploração da interseção entre arte e moda, para marcar a primeira imersão visual na trajetória da Casa de Criadores.
A diversidade artística revela talentos multifacetados que transcendem a moda convencional, com obras desenvolvidas em diferentes técnicas, desde descartes têxteis a fotos, quadros e performances. Desde Alexandre dos Anjos, explorando a vestimenta como tela, até COZONOSAN, que ressignifica o lixo eletrônico, e Dystopic com seu manifesto sobre os limites do corpo. Brum Dellum, multiartista espiritualista da Bahia, traz simbologia pura em suas criações, enquanto Felipe Caprestano, de Santa Catarina, explora a interseção entre artes visuais e moda com temas sociais e políticos. Livia Barros e Janaína Azevedo, fundadoras da Ken-Gá Bitchwear, desafiam estereótipos e celebram a diversidade em suas coleções desde 2017.
Lourrani Baas, fundadora da LIGA TRANSFORMA, destaca as ricas tradições brasileiras em 7 Heranças do Brasil, conectando sua missão sustentável ao mosaico cultural do país. Fel Lara, da marca LARA, utiliza o reaproveitamento de tecidos como um meio de reativar memórias, enquanto PEDRA, em constante transformação, apresenta uma narrativa futurista envolvendo a primeira nação Yakecan em sua exposição SHOW DA PEDRA.
Giba Duarte, Laura Brocco, e Iam Campigotto da Plataforma Açu criam uma escrita expandida em Arapuca, projetando um futuro através de redes afetivas. Mônica Barboza, através do Riddim Clothing, subverte posições estabelecidas na sociedade, centrando a mulher negra em Richie Femme Noir. Ellias Kaleb, inspirado pelo oceano, convida os visitantes a uma jornada íntima de reflexão em Travessia. Vicenta Perrotta mobiliza a reflexão sobre a maternidade em Mãe Lixo, e Xyboiá, em uma celebração ritualística, apresenta uma procissão única com performances marcantes.
Também será apresentada a exposição Talentos Senac, com os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Design de Moda e Design de Moda – Estilismo, e consultoria artística do estilista João Pimenta.
SERVIÇO Oficina de Criação #3
Professores: Alexandre dos Anjos, Jorge Feitosa e Vicenta Perrotta
Inscrições encerradas.
Local: CCSP Espaço Anexo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo-SP
Data: De 05 a 09 de dezembro
Horários: Dia 05: das 14:00 às 18:00
Dias 06 a 09 de dezembro das 10:00 às 18:00
SERVIÇO GERAL
Evento: Casa de Criadores 53ª Edição
Data Desfiles: De 5/12 a 10/12, somente com convite
Data Oficina: De 5/12 a 09/12, somente alunos inscritos
Data Shows: De 6/12 a 10/12, aberto ao público, convites na bilheteria no site do CCSP e presencial
Data Exposições: De 7/12 a 14/12, aberto ao público
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) — Rua Vergueiro, 1000, Liberdade – , São Paulo – SP (Conectado ao Metrô Vergueiro).
SOBRE O CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
O Centro Cultural São Paulo é um equipamento público, promotor e potencializador de arte e cultura da cidade de São Paulo, subordinado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Desde 1982, ano de sua fundação, atua visando estabelecer um espaço múltiplo na capital, democrático que abarque diversas expressões artísticas, culturais e educativas. Dentre suas atividades estão realizar programações culturais, oferecimento de bibliotecas, promoção de visitas guiadas e salvaguarda de acervos, prezando pelo encontro, troca de conhecimentos e livre acesso da sociedade como um todo.