Como consolidar marcas de luxo no setor automotivo por meio das redes sociais
Em estudo de caso das empresas Audi e Mercedes, especialista em gestão de negócios Pedro F. da Silva Jr. aponta formas de criar uma conexão autêntica com o cliente
Fortalecer a presença online e influenciar pessoas no momento de compra é um desafio constante para as empresas frente ao fluxo das redes sociais e, no meio automobilístico, não é diferente. O caminho para tornar essa conexão forte e duradoura é apresentado no livro Mídias sociais de marcas de luxo.
Na obra, o consultor de marketing digital e especialista em gestão de negócios Pedro F. da Silva Jr. apresenta uma análise das performances das companhias Audi e Mercedes na internet com o objetivo de promover seus produtos e serviços.
Ao abordar a experiência entre marcas e consumidores, o autor traz uma reflexão sobre o papel crítico do público nas redes sociais. De acordo com ele, são os seguidores que definem se a conexão entre eles será autêntica, emocional e relacionável.
Ambas as empresas analisadas partilham do mesmo propósito: levar o conceito de exclusividade e sofisticação para os novos ricos – pessoas de classe média com desejo de ascender a uma nova classe social. De acordo com Pedro, é possível defini-los como persona ao observar os conteúdos das mídias sociais e de que forma as postagens impactam nas preferências do cliente.
“A Audi tenta se conectar exclusivamente com os novos ricos e faz isso principalmente na forma de se comunicar ao utilizar uma linguagem direcionada para esse público, sem perder o grau de distinção necessário para uma marca de luxo. Já a Mercedes dialoga com o grupo em transição para o que chamam de ‘super ricos’ ao mostrar produtos para aqueles que estão em ascensão de classe social”, explica o autor.
Com ilustrações direcionadas, Pedro utiliza a própria experiência na área de marketing para expor as melhores decisões tomadas pelas marcas de luxo para lucrar por meio da internet. O título é indicado para empreendedores de grande porte se basearem em estratégias já realizadas para conquistar resultados exponenciais por meio das redes sociais e outras plataformas digitais.
FICHA TÉCNICA
Título: Mídias sociais de marcas de luxo
Subtítulo: Uma análise sobre Audi e Mercedes
Autor: Pedro F. da Silva Jr.
Páginas: 184
ASIN/ISBN: 9786525441108
Preço: R$ 51,90
Link de venda: Viseu | Amazon
Sobre o autor: Pedro F. da Silva Jr. é publicitário formado pela FAPCOM, e Pós-graduado em Gestão de Negócios em Competências. Atua como consultor de marketing em sua empresa Echosis – Unidade Jardim, São Paulo.