Projeto Paradiso abre inscrições para bolsa de estudos em roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba
Pelo quinto ano seguido, Projeto Paradiso oferece bolsa para curso realizado em uma das mais disputadas escolas de formação audiovisual do mundo; Inscrições vão até 15 de agosto
O Projeto Paradiso traz mais uma boa notícia para os profissionais do audiovisual brasileiros. Dessa vez, o anúncio é que já estão abertas as inscrições para a Maestría en Escritura de Guión Audiovisual, que irá selecionar um roteirista brasileiro para um curso em Cuba. A formação é promovida pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV), uma das mais admiradas instituições de formação de profissionais de cinema e televisão do mundo. As inscrições para concorrer à bolsa vão até 15 de agosto e o selecionado será anunciado em 15 de setembro.
Está é quinta vez consecutiva que a bolsa para esta especialização é oferecida pelo Projeto Paradiso na EICTV, escola criada em 1986 por Gabriel García Márquez e Fernando Birri. Nos anos anteriores, as roteiristas selecionadas foram Amanda Treze, Rayane Teles, Thays Berbe e Ana Clara Ribeiro. Ministrado em espanhol para uma turma de sete alunos, o curso aborda os princípios da dramaturgia e das artes narrativas a fim de alcançar resultados que estejam relacionados diretamente às realidades de onde vêm. Durante os nove meses do curso – sendo seis meses de aulas presenciais e três meses à distância – o bolsista desenvolverá um roteiro de longa-metragem ou de piloto de série.
Para Amanda Trindade, bolsista do Projeto Paradiso na Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba, este ano, é um privilégio poder desfrutar dessa oportunidade. “O que mais me encanta é conhecer pessoas de todos os lugares do mundo com abordagens e visões diferentes no audiovisual, ter contato com professores de diversos locais do mundo, que possuem diferentes bagagens e experiências em relação ao audiovisual. Além de perceber essa identidade latina, que traz olhares contemporâneos sobre narrativas de cinema, que me encantam, e me fazem, cada vez mais, ter um pertencimento à América Latina. Estar aqui fazendo essas trocas com tantas pessoas, e ainda estudar roteiro, finalmente, de forma tão profunda, reflexiva e crítica, está sendo enriquecedor para minha mente e alma”, avalia.
Em 2022, a roteirista baiana Rayane Teles foi a selecionada para a formação no EICTV. “Meu pai me ensinou que a gente tem que sonhar muito, e ele estava certo. Esse ensinamento me levou para muitos lugares e um dos mais lindos foi a EICTV. Cresci em uma zona rural e hoje moro numa cidade no interior da Bahia, então, foi muito bom voltar e repartir com os meus pares, que ainda não tiveram essa oportunidade, o que eu aprendi. Mas meu maior aprendizado foi que antes de qualquer coisa a gente escreve com o coração, pois são as emoções que guiam as nossas personagens e as nossas mãos também. E a concretização desse sonho só foi possível graças ao apoio do Projeto Paradiso, que celebra tanto pelos talentos espalhados nesse enorme Brasil”, diz.
“Essa é uma bolsa que oferecemos por entender que os profissionais nacionais produzem conteúdos e propostas de impacto que merecem ser compartilhados e valorizados. Privilegiar os talentos dessa indústria, colaborando com o acesso a estudos e formações, faz parte da nossa missão de democratizar o conhecimento e contribuir para a formação de novos profissionais do mercado audiovisual e para, em um segundo momento, dar visibilidade e fortalecer o cinema nacional mundo afora”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
A EICTV é a responsável pela seleção do candidato contemplado pela bolsa, que cobre os custos de passagem, matrícula e inscrição no curso. Para mais informações, confira o site do Projeto Paradiso.
Em 2022, o Projeto Paradiso realizou a pocket class online “Antes do Primeiro Ato” com os roteiristas, consultores e professores da EICTV, em Cuba, Aleksei Abib e Camila Agustini. A conversa trouxe pontos sobre a estratégia narrativa e reflexões sobre a etapa que precede a escritura do roteiro. A aula está disponível na íntegra no Canal Paradiso, que também contém uma conversa tira-dúvidas exclusiva sobre o processo seletivo e o curso, com a participação das roteiristas Iana Cossoy Paro, chefe da cátedra de roteiro na EICTV e Ana Clara Ribeiro, integrante da Rede Paradiso de Talentos, e de Rachel do Valle, diretora de projetos do Projeto Paradiso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em quatro anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:
Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios.
Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.
Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país.
Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.
Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.