Publicação poética bilíngue sobre a cidade de SP será lançada durante 26º Cultura Inglesa Festival
Obra apresenta ao mundo um guia da capital paulista pela ótica de crianças e adolescentes
O 26º Cultura Inglesa Festival (CIF), evento de cultura, educação e arte, promovido pela Cultura Inglesa, será palco para o lançamento, nesta quinta-feira (15), da obra The Book of São Paulo. Trata-se de um livro-guia poético e bilíngue criado por crianças e adolescentes, alunos do 8º e 9º ano de quatro escolas parceiras da Cultura Inglesa, de diferentes regiões de São Paulo (SP).
Projeto inédito na América Latina, sua produção foi feita a partir de um processo criativo desenvolvido pela dupla de artistas britânicos Andy Field e Beckie Darlington, e comissionado pela instituição, dedicada ao ensino de inglês e à promoção do intercâmbio cultural com o Reino Unido, com o apoio das organizações britânicas Caravan e Farnham Maltings.
O objetivo da obra, segundo os idealizadores, não é apenas apresentar pontos emblemáticos da capital paulista, mas também mesclar fatos, histórias, informação, mapas, desenhos à mão e ilustrações para criar um retrato único do município atual e propostas do que deveria existir, a partir do olhar daqueles que representam o futuro. Dessa maneira, o leitor adulto poderá redescobrir São Paulo com uma visão original, o que motivará reflexões sobre os espaços que são oferecidos para os jovens e o modo em que eles vivenciam a cidade.
Durante o lançamento do livro-guia, que ocorrerá no Centro Brasileiro Britânico, no bairro de Pinheiros, em cerimônia reservada, estarão presentes os alunos participantes do processo criativo, juntamente com os artistas britânicos idealizadores do projeto. No evento ainda haverá uma exposição sobre o método de criação, além de uma sessão de autógrafos. Completando a programação, haverá também uma apresentação com o Núcleo Dança Aberta, grupo que trabalha criações em dança com artistas com e sem deficiência, sob direção de Neca Zarvos e Priscila Jorge.
O livro The Book of São Paulo estará disponível para leitura e também em formato de áudio-livro acessível com audiodescrição na plataforma digital do CIF, que pode ser acessada por meio deste link, um dia depois do seu lançamento oficial, em 16/06.
Debate sobre Arte & Educação
Após o lançamento oficial do livro, no dia 16 (sexta-feira), às 10h, o Cultura Inglesa Festival ainda vai promover um debate em formato de mesa redonda, aberto ao público, nas salas de reunião do 1º andar do Centro Brasileiro Britânico. Intitulado “Arte e Educação – Um caminho que vale a pena percorrer”, o encontro vai tratar de benefícios de integrar Arte e Educação para a promoção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e crítica.
Participam do debate os artistas britânicos Andy Field e Beckie Darlington, além de Antonieta Megale, Diretora Executiva Acadêmica da Cultura Inglesa e referência nos estudos sobre Educação Bilíngue no Brasil, e Karina Nazzari, Gerente Executiva de Soluções Acadêmicas em Escolas na Cultura Inglesa. A mediação ficará por conta de Liliane Rebelo, Diretora Executiva de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa. O evento terá tradução simultânea.
Sobre os artistas
Andy Field e Beckie Darlington, idealizadores do projeto que concebeu The Book of São Paulo, são artistas de origem londrina. Ao longo da carreira, a dupla trabalhou em projetos criativos que promovem espaços de diálogo entre jovens e adultos. A relação criada em suas obras busca explorar como diferentes gerações convivem juntas e são capazes de imaginar novos futuros.
Field e Darlington trabalharam nos últimos anos com uma diversidade de parceiros institucionais, como 21st Century Museum of Contemporary Art Kanazawa, D-CAF Festival Cairo, Cultura Inglesa Brasil, Homo Novus Festival Riga, Manchester International Festival, The Museum of London, PuSh Festival Vancouver e Tauranga Arts Festival in New Zealand.
Sobre o Cultura Inglesa Festival (CIF)
O Cultura Inglesa Festival é um evento organizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo para a promoção democrática e acessível de atividades culturais, artísticas e educativas relacionadas à língua inglesa e à cultura britânica a um público amplo e diverso.
O festival se destaca pelo seu viés sociocultural refletido na gratuidade, acessibilidade e diversidade presente em sua programação, além de desempenhar um papel relevante na diplomacia cultural entre Brasil e Reino Unido e na valorização da cultura brasileira em sua capacidade de dialogar com outras culturas, linguagens e estéticas.
Em 2023, o CIF chega à sua 26ª edição consolidando o formato híbrido inaugurado um ano antes, com eventos presenciais, e conteúdo exibido on demand em plataforma digital exclusivamente concebida para o festival.
Sobre a Cultura Inglesa
Com quase 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Com a conclusão da integração das operações, a instituição somará 122 unidades espalhadas pelo País. A Cultura Inglesa propõe uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos oferecidos no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de oferecer um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.