Documentário sobre acolhimento de LGBTs na escola é lançado no Itaú Cinema Augusta, em São Paulo
Produção reúne professores e adolescentes LGBTs de forma inédita para falarem sobre inclusão nas escolas
Com o apoio do Instituto Unibanco, o projeto It Gets Better Brasil, uma realização da organização não governamental Grupo Dignidade, lança, no dia 8 de junho, no Itaú Cinema Augusta, em São Paulo, o documentário “Conversas que Inspiram”. Trazendo diálogos entre estudantes e professores que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, o filme reúne depoimentos comoventes e ricos sobre situações de acolhimento ou exclusão de pessoas LGBTs na educação.
Em uma das mais comoventes conversas do documentário, a professora Sarah Wagner York, que é jornalista e referência na área da educação, e a estudante Louise, duas mulheres trans de diferentes gerações, debatem e constroem ideias sobre como a escola pode ser um lugar acolhedor para pessoas LGBTQIA+.
Em um dos diálogos, conta a professora, “todo final de ano ou semestre, meus alunos, meninos, vêm correndo para me abraçar e, quando eles chegam bem perto, eles param, não me abraçam. E muitos deles, quando eu pergunto ‘por que você não me abraçou?’, respondem ‘porque eles falam, professora’. Ou seja, a gente está falando ainda de uma transfobia que é escancarada”. Em seguida, ela completa para a estudante Louise: “e a gente trabalha para que isso nunca aconteça com uma jovem como você, para que isso não possa nunca acontecer para alguém como você”.
O documentário traz ainda conversas entre professores bissexuais, sendo um homem trans e uma mulher cisgênera, uma professora e uma estudante lésbicas, ambas cisgêneras, e dois homens gays cisgêneros, de diferentes gerações. “Eu me lembro de, às vezes, deixar de merendar, dependendo de quem estivesse”, conta no documentário o professor Romulo Bolivar, homem cisgênero gay, sobre como tentava evitar situações de preconceito quando estudante. “Se fosse o grupo do bullying que estivesse comendo, eu ia ficar com fome naquele dia. Lembro de falar que eu não gostava de praticar esporte mesmo gostando, de me sentar sempre na frente do professor como forma de ele me proteger daquele bullying”, recorda.
Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, é fundamental reverter o quadro de exclusão dos estudantes LGBTQIA+ na educação brasileira, que são alvos prioritários de bullying e acabam muitas vezes até abandonando sua trajetória educacional. “A escola precisa ser um espaço de acolhimento para qualquer pessoa, e nossa sociedade precisa aprender a lidar com a diversidade, inclusive encontrando nela uma oportunidade de desenvolvimento da sua civilidade”, explica.
Lançado inicialmente como websérie, o documentário “Conversas que Inspiram” conquistou três indicações e o prêmio de Melhor Web Série Educacional no Rio WebFest. O projeto também foi reconhecido pelo Prêmio LED, da Rede Globo, como umas das 15 iniciativas de educação mais inovadoras do Brasil. A série também foi apresentada durante o Summit Global do It Gets Better Project, realizado no Canadá.
Após a exibição do filme, haverá também coquetel para os participantes no mesmo local do evento.
Manual de Educação LGBTI+ e conteúdos educativos
O lançamento do documentário faz parte de um conjunto de ações apoiadas pelo Instituto Unibanco, que inclui ainda a divulgação do Manual de Educação LGBTI+, uma realização da Aliança Nacional LGBTI+ e Rede GayLatino, execução do Grupo Dignidade, do Instituto Brasileiro da Diversidade Sexual (IBDSEX) e do Centro Paranaense de Cidadania (Cepac); apoio institucional da Universidade Federal do Paraná, Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, UNAIDS, grupo SOMOSGAY (Paraguai) e Robert Carr Fund. A publicação tem como foco a promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero no ambiente educacional, indicando ainda fontes aprofundadas sobre os assuntos tratados. Uma versão em e-book do Manual pode ser encontrada neste link.
Serviço
Lançamento do documentário “Conversas que Inspiram” e coquetel
Data: 8 de junho, 18h
Local: Itaú Cinema Augusta, R. Augusta, 1475 – Consolação, São Paulo – SP. Retirada de Reserva de ingressos: Link
Sobre o It Gets Better Brasil
O It Gets Better Project nasceu em 2010 nos Estados Unidos com a missão de conectar, empoderar e levar esperança para jovens e adolescentes LGBTQIA+ ao redor do mundo. No Brasil, a marca é administrada pelo Grupo Dignidade – ONG brasileira que atua há 28 anos na defesa dos direitos humanos LGBTIQIA+.
Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais a partir de uma atuação baseada em evidências, valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio de metodologias de gestão educacional. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. Link.