Já disponível na Netflix, .“A História do Cinema Negro nos EUA” é um documentário extremamente pessoal feito por Elvis Mitchell, celebrado escritor e historiador do cinema.
A proposta é examinar a arte e o poder do cinema a partir de uma perspectiva que costuma ser ignorada: a presença e a contribuição afro-americana para os filmes lançados na década de 1970, um período de extrema importância para a sétima arte.
Um mergulho no impacto desse ponto de vista na produção dos filmes e na cultura popular, “A História do Cinema Negro nos EUA” é uma carta de amor ao cinema, que se propõe a fazer algumas perguntas até hoje inéditas — e, claro, ainda não respondidas.
Figuras importantes como Charles Burnett, Samuel L. Jackson, Whoopi Goldberg, Laurence Fishburne, Zendaya e vários outros compartilham impressões e opiniões sobre pessoas e filmes que inspiraram suas carreiras.
A produção oferece aos espectadores um vislumbre da representatividade negra no cinema e do impacto cultural da presença de uma negritude sem medo e orgulhosa de existir.
“A História do Cinema Negro nos EUA” tem produção de Steven Soderbergh, David Fincher, Angus Wall e Ciara Lacy, e marca a estreia de Elvis Mitchell na direção.