CASA BRADESCO APRESENTA EXPOSIÇÃO COM OBRA INÉDITA DE ANISH KAPOOR NA CIDADE MATARAZZO
Com quatro mil metros quadrados de extensão e 19 obras emblemáticas, a exposição reúne alguns dos trabalhos mais viscerais do artista
|
A Casa Bradesco, centro de criatividade que democratiza e potencializa a criação e apreciação das artes, inaugura sua programação na Cidade Matarazzo com a exposição “Inflamação”, de Anish Kapoor. De 15 de setembro a 15 de janeiro, o espaço convida o público a explorar a “Blinded by Eyes, Butchered by Birth”, uma obra inédita criada exclusivamente para a Casa Bradesco, junto com outras 18 esculturas representativas de diferentes momentos da carreira do aclamado artista – muitas delas exibidas pela primeira vez no Brasil. Com quatro mil metros quadrados de área expositiva e curadoria de Marcello Dantas, a mostra oferece um olhar profundo sobre as criações de Kapoor.
Estreia internacional
|
Considerado um dos nomes mais importantes da arte contemporânea, Anish Kapoor é conhecido mundialmente por explorar cores, texturas, materialidade, espaço e a relação entre o objeto artístico e o espectador em suas obras. Em seu trabalho, tais substâncias estão presentes desde os reflexos mais sublimes na superfície líquida até os infinitos de seus vazios. “Vermelho é a cor da terra, não é uma cor do espaço profundo; é, obviamente, a cor do sangue e do corpo”, declara o artista. Para a mostra “Inflamação”, Kapoor ajudou a definir várias características do espaço expositivo, desafiando a arquitetura do local para expandir as possibilidades de significação. É o caso da obra central, “Blinded by Eyes, Butchered by Birth”, um inflável de grandes proporções que tensiona o edifício por todos os seus cantos. Concebida especialmente para a mostra no Brasil, a obra evoca uma relação com a inflamação concentrada em um gigantesco órgão, que pulsa e domina o espaço. A condição que carrega é a fragilidade essencial da existência: o que mantém a obra viva é uma pulsação constante, ela é viva e dominante. “Tenho o prazer de fazer esta exposição na Casa Bradesco, dentro da Cidade Matarazzo. A nova obra “Blinded by Eyes, Butchered by Birth” infla para preencher, ocultando a arquitetura e ocupando o espaço como forma. Ela contém uma ausência intrínseca – um presente ausente – um não-objeto,” esclarece.
Inflamação
|
E se um espelho fosse capaz de revelar como somos por dentro? É com esse questionamento que Marcello Dantas propõe uma exposição do trabalho de Anish Kapoor. O tríptico “Internal Object in Three Parts” (foto acima, de 2013-15), criado a partir de camadas de silicone e tinta, lembra pedaços de carne sangrenta e tendões. “Os sinais da inflamação são cinco, sendo comuns em praticamente todos os processos infecciosos no corpo humano. Esses indicadores são: rubor, calor, dor, edema e perda de função. Mas a inflamação é também o ato de colocar em chamas, e representa, ao mesmo tempo, uma resposta do corpo à infecção e uma resposta social na forma de um levante (“inflamar-se por uma causa”),” aponta o curador.
Para Dantas, a era em que vivemos é um estado de permanente inflamação, o que fala de um tempo em que o indivíduo e o coletivo estão em alerta, continuamente à flor da pele, diante da impossibilidade de cura e do desejo de transformação, ou seja, é a energia da mudança. É nesse contexto que obras como “Wound” (2009) produzem um efeito hipnótico com a possibilidade de vislumbrar dois mundos: o de fora e o de dentro. “Anish Kapoor explora a natureza não verbal da cor com um simbolismo pré-verbal. Sem necessidade de palavras ou mesmo pensamento articulado, ela funciona como uma rota direta e visceral para a metáfora – o sangue, material essencial,” completa.
A exposição conta ainda com obras mais recentes do artista, as non-objects (de 2018 e 2019), montadas pela primeira vez no Brasil, são feitas com nanotecnologia Vantablack. O material detém o selo de substância mais escura já produzida pelo ser humano, absorvendo até 99,96% da luz visível. Desde 2016, Kapoor trabalha com este material para explorar temas como escuridão, interioridade e o vazio.
Casa Bradesco
A exposição que ficará abrigada na Sala AQUI, celebra a inauguração da Casa Bradesco, que conta com om uma infraestrutura única, integrada à natureza e à tecnologia. O espaço reflete a sinergia entre Cidade Matarazzo e Bradesco, que buscam promover o acesso aos mais diversos tipos de arte e manifestações culturais na cidade de São Paulo. Um lugar para se viver novas experiências, para ocupar, criar e não só visitar.
“Inaugurar a Casa Bradesco com uma exposição desta importância e com uma obra inédita e feita exclusivamente para esse novo espaço é um presente para a sociedade, que poderá conhecer de perto toda a irreverência e autenticidade de um dos maiores artistas da atualidade. Queremos cada vez mais oferecer experiências artísticas que inspiram e transformam”, comenta Nathalia Garcia, diretora de marketing e CRM do Bradesco.
“A Cidade Matarazzo tem o propósito de regenerar, de inspirar uma nova sociedade, reinventar tudo. No coração da Cidade Matarazzo, daremos vida à Casa Bradesco, um lugar cujo tema central é a criatividade, o que acreditamos ser o canal para essa mudança que precisa acontecer na nossa humanidade”, declara o fundador da Cidade Matarazzo Alex Allard. “A escolha do artista que vai inaugurar o nosso espaço é muito importante, pois selecionamos quem abrirá o caminho para os próximos criativos. Trouxemos Anish Kapoor com essa exposição em busca de cumprir essa missão e fortalecer que aqui não é só um lugar de cultura e sim um lugar de mudança”, completa.
A exposição ficará em cartaz até 15 de janeiro, aberta de terça à domingo, das 10h às 22h. Às terças-feiras, o público poderá acessar o espaço de forma gratuita. Os ingressos estão disponíveis para compra no aplicativo MATA APP e na bilheteria física, localizada na Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista, dentro da Cidade Matarazzo, a 100 metros da Avenida Paulista.
Para clientes pessoa física portadores de cartões de crédito e débito Bradesco e next, de todas as bandeiras, é possível adquirir ingressos com benefícios exclusivos. Quem optar por comprar a entrada para os dias de semana – de quarta a sexta-feira – terá 50% de desconto. Já para os finais de semana e feriados o desconto é de 25%. Para o débito (Bradesco e next), a compra é somente no guichê exclusivo para clientes Bradesco da bilheteria física, localizada na Rua Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista (dentro da Cidade Matarazzo) e crédito (Bradesco + next) no MATA APP.
Serviço:
“Anish Kapoor – Inflamação”
Data: de 15 de setembro a 15 de janeiro, das 10h às 22h (de terça a domingo, entrada até às 21h)
Local: Casa Bradesco – Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista (dentro da Cidade Matarazzo)
Classificação etária: livre
MATA App: Ingressos aqui
Anish Kapoor (n.1954) é reconhecido internacionalmente como um dos principais artistas contemporâneos da atualidade. É conhecido pelas suas obras intensas, quase espirituais, muitas das quais concebidas à escala arquitetônica, combinando um sentido modernista de pura materialidade com um fascínio pela manipulação da forma e percepção do espaço. Kapoor, que nasceu em Bombaim e se mudou para Londres na década de 1970 para estudar arte, criou um corpo seminal de primeiros trabalhos que apresentavam forma abstrata e orgânica usando materiais naturais fundamentais como granito, calcário, mármore, pigmento e gesso. Suas esculturas estendem princípios formais minimalistas, chamando a atenção do espectador com cores ricas, superfícies orgânicas e efeitos ópticos de profundidade e dimensão. Cada vez mais conhecido por obras de arte que confundem a fronteira entre arquitetura e escultura, muitas de suas obras públicas tornaram-se marcos icônicos, como Cloud Gate (2004) no Millennium Park, Chicago, EUA e Dismemberment Site I, (2003-2009) The Farm , Baía de Kairara, Nova Zelândia. Em 2013 ele fez da Ark Nova a primeira sala de concertos inflável do mundo no Japão e em 2011 encheu o vasto salão do Grand Palais em Paris com a obra monumental Leviathan. Realizou importantes exposições individuais em todo o mundo e o seu trabalho está permanentemente exposto em algumas das mais importantes coleções e museus internacionais.
Exposições individuais recentes incluem: Palazzo Strozzi, Florença, Itália (2023-24); Gallerie dell’Accademia & Palazzo Manfrin, Veneza, Itália (2022); Museu da Academia Central de Belas Artes e Templo Ancestral Imperial, Pequim (2019); Fundação Proa, Buenos Aires (2019); Serralves, Museu de Arte Contemporânea, Porto, Portugal (2018); Museu Universitário de Arte Contemporânea (MUAC), Cidade do México (2016) e Castelo de Versalhes, França (2015). Exposições individuais simultâneas estão acontecendo na Catedral de Liv-erpool, no Reino Unido, e na ARKEN, em Ishøj, na Dinamarca.
Sobre a Cidade Matarazzo
Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, a Cidade Matarazzo é um Portal onde é possível alcançar uma nova consciência através da conexão com a natureza e consigo mesmo.
Um espaço onde as regras da natureza transformam e influenciam experiências cuidadosamente curadas em cultura, hospitalidade, comida, moda, beleza, design, negócios e longevidade, promovendo uma vida melhor. Cada um desses pilares de experiências é denominado “Bioma”, uma referência aos ecossistemas que abrigam a vida vegetal e animal, garantindo que todas as vivências oferecidas no local sejam interconectadas e interdependentes, assim como no meio ambiente.
Matarazzo é uma jornada de regeneração, que resulta em uma nova versão de cada um e da humanidade. É um lugar físico e espiritual onde a beleza inspiradora estabelece novas referências e provoca novos comportamentos.
A Cidade Matarazzo é reconhecida como o maior projeto privado de regeneração urbana e restauro do patrimônio histórico do país, foi inaugurada em 2022, e conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados e 136 mil metros quadrados de área construída. O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard, que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo.
Atualmente, o espaço abriga o Rosewood São Paulo, premiado como melhor hotel da América Latina e 23o hotel do mundo; a Torre Mata Atlântica, maior verticalização verde do Brasil; o edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e carbono zero do Brasil; a Capela Santa Luzia; além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz (top 10 restaurantes de São Paulo) e dos bares Rabo di Galo (melhor bar da cidade), Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool.
O ecossistema da Cidade Matarazzo continua crescendo, e a inauguração da Casa Bradesco, em setembro de 2024, marca a aceleração da segunda fase de lançamentos do projeto, logo depois da abertura da primeira Soho House da América do Sul, inaugurada em junho de 2024. Essa fase contará com a inauguração da “Sua Rua”, conectando a avenida Paulista a Cidade Matarazzo, além da abertura de novos espaços focados em criatividade, estúdios, e boutiques com produtos de moda, beleza e design, incluindo algumas dedicadas a artesãos e pequenos produtores. Também serão lançados novos restaurantes e experiências voltadas para saúde e longevidade.
Cada novo lançamento se conecta aos anteriores, reforçando ainda mais a missão de Matarazzo de oferecer experiências inesperadas, que estimulam todos os sentidos. Sempre com foco na regeneração, o objetivo é possibilitar o surgimento de um novo estilo de vida, que integre uma nova maneira de ser e de pensar.
Os elementos da Cidade Matarazzo são provenientes do Brasil e seguem práticas ambientalmente responsáveis. A preservação da história e arquitetura do local, a busca por operações neutras em carbono e a atenção aos detalhes, inspirada na perfeição da natureza, impulsionam cada aspecto do seu desenvolvimento, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo.
O projeto contou com dezenas de artistas Brasileiros e de renomados profissionais, incluindo os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti, o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Spol Architects, entre outros.
A Cidade Matarazzo gera mais de 1.000 empregos diretos (com perspectiva de 4.000 empregos até o final de 2025) e 3.000 indiretos, formando milhares de brasileiros aos padrões de excelência e “savoir faire” em todas as atividades realizadas.
Acesse ao site da Cidade Matarazzo para ter uma imersão no portal e virar um guardião emLink.