MOS CONVIDA promove visita guiada à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e à Casa de Vidro
Programa contará com a participação do arquiteto e escritor Francesco Perrota-Bosch, autor do livro “Lina, Uma Biografia”, que falará sobre a história e sobre os projetos arquitetônicos assinados por Oswaldo Bratke e Lina Bo Bardi. Sábado, dia 27 de julho, às 10h
Casa de Vidro, projeto de Lina Bo Bardi, que será um dos pontos de visitação do MOS CONVIDA do dia 27/7
_Fotos: Nelson Kon
A MOS desenvolve projetos com arquitetura cuidadosa com as pessoas e com a cidade. E é esse olhar que faz com que teça constantemente relações entre arquitetura, cidade e arte. Desdobrando esse sentido para além da entrega dos edifícios que projeta, criou o MOS CONVIDA, programa cultural que procura aproximar o público desses três universos por meio de eventos e passeios.
No dia 27 de julho, sábado, às 10h, o público está convidado a fazer um passeio a pé pelo Morumbi, em São Paulo, onde conhecerá dois projetos arquitetônicos que marcam o período modernista: a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, obra de Oswaldo Bratke, e a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi. O roteiro será acompanhado pelo arquiteto e escritor Francesco Perrota-Bosch, autor do livro “Lina uma Biografia” que, durante o percurso vai contar detalhes sobre a história e a arquitetura dessas residências.
O ponto de encontro do MOS CONVIDA: Arte e arquitetura a pé será na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, antiga residência do casal que foi projetada por Bratke. Além da importância arquitetônica, a casa abriga um acervo de objetos, quadros, tapeçarias e móveis representativos de um período da história brasileira entre séculos 17 e 20. A propriedade tem ainda uma área verde de 75 mil m2 planejada pelo paisagista Otávio Teixeira Mendes e que abriga cerca de 25 mil árvores, entre elas, pau-ferro, pau-brasil e jacarandás.
Em seguida, o grupo segue para a Casa de Vidro, primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi e considerado ícone da arquitetura moderna brasileira. Residência do casal Bardi por mais de 40 anos, o espaço foi erguido no antigo Jardim Morumby, loteamento da Fazenda de Chá Muller Carioba. Localizada em um dos pontos mais altos da região, a moradia chama a atenção por sua integração com a Mata Atlântica, vegetação local.
O programa é aberto ao público e gratuito. As vagas são limitadas. Para participar, basta se inscrever em: https://bit.ly/3S9CAcw.
SERVIÇO
MOS CONVIDA: Arte e arquitetura a pé – visita à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e à Casa de Vidro
Data e hora: Sábado (27/07) – 10h
Local: Av. Morumbi, 4077, Morumbi – São Paulo
Inscrições: https://bit.ly/3S9CAcw
Observação: Programa gratuito – Vagas limitadas
Sobre a MOS
Fundada em 2019 por Eduardo Andrade de Carvalho, Manoel Maia e Matheus Farah, a MOS une incorporação, arquitetura e arte para criar projetos que melhoram a relação entre as pessoas, o espaço e a cidade. Projeta de forma cuidadosa e atenta aos detalhes para entregar edifícios e casas que promovam uma boa experiência para quem vive neles ou convive com eles. Nesse sentido, a arte integra a arquitetura, ampliando as possibilidades em cada ambiente.
Para mais informações acesse https://mosincorporadora.com/