×

André Hayato Saito e Mayra Faour Auad são selecionados para o renomado TorinoFeatureLab 2024

André Hayato Saito e Mayra Faour Auad são selecionados para o renomado TorinoFeatureLab 2024

André Hayato Saito e Mayra Faour Auad são selecionados para o renomado TorinoFeatureLab 2024

MyMama Entertainment apresenta o longa-metragem “Crisântemo Amarelo” ao TorinoFeatureLab 2024, programa que se destina a duplas de direção/produção de longas-metragens e que se desenvolve em três workshops durante um semestre.

O programa concentra-se nos aspectos artísticos e criativos do filme, bem como nas estratégias de produção e promoção.

André Hayato Saito e Mayra Faour Auad

 

O TorinoFilmLab, laboratório de desenvolvimento de projetos cinematográficos criado em 2008 pelo Museo Nazionale del Cinema Torino e pelo Creative EU, selecionou o longa-metragem brasileiro “Crisântemo Amarelo” para o prestigiado FeatureLab de 2024. O filme é mais uma produção da MyMama Entretainment, e será representado pela produtora e sócia Mayra Faour Auad e por André Hayato Saito, autor e diretor do filme.

Desde seu lançamento, o TorinoFilmLab ajudou a lançar mais de 170 títulos. Todos os anos, 10 equipes criativas de diretores e produtores do mundo são selecionadas para participarem do programa, e neste ano “Crisântemo Amarelo” será o único representante da América Latina, entre 175 inscrições.

A edição de 2024 do FeatureLab conta com nove longas-metragens de ficção e um documentário, recebendo 21 participantes, vindos de países como Azerbaijão, Bielorrússia, Brasil, França, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Coréia do Sul, Suíça e Ucrânia.
O programa é financiado pelo subprograma da União Européia, em parceria com o Croatian Audiovisual Centre, que irá sediar o primeiro workshop residencial agora em junho de 2024.
Durante o workshop, que acontece em três etapas durante 6 meses, os participantes têm reuniões individuais com relevantes convidados do mercado cinematográfico mundial. Após o desenvolvimento, os projetos são avaliados por um júri internacional, que concede prêmios de produção como o IEFTA Award, CNC Award, Euroimage coproduction development award, Arri Award, Ela Network, ArteKino Int Award, entre outros.
Mais Sobre o FeatureLab:
O FeatureLab é um programa de treinamento dedicado a projetos de primeiro e segundo longa-metragem – ficção, documentários e animação – em estágio avançado de desenvolvimento. Destina-se a duplas de diretor e produtor e se desenvolve em três workshops que ocorrem durante um período de 6 meses.
O programa ocorre entre junho e novembro de 2024, com um módulo residencial de uma semana em Opatjia (Croácia), um módulo online e um módulo final em Torino, quando o projeto irá participar de pitching sessions para o mercado audiovisual durante o Mercado Internacional de Torino. As equipes serão orientadas pela produtora argentina Violeta Bava, chefe de estudos do FeatureLab e pelo curador italiano, Vincenzo Bugno.
Cada projeto terá vários encontros individuais com diversos instrutores com experiência internacional nas diferentes áreas da produção cinematográfica. Além das consultas sobre o roteiro, os participantes trabalharão com especialistas das áreas de direção, cinematografia, som, edição, produção, financiamento e vendas, sustentabilidade e engajamento. Alguns dos instrutores serão selecionados de acordo com as necessidades específicas dos projetos, seguindo uma proposta feita sob medida.
Paralelamente às sessões individuais, as sessões em grupo com os outros participantes estimularão a experiência única de compartilhar o estágio de desenvolvimento com outros cineastas e produtores. O ambiente enriquecedor resultante do intercâmbio com outros colegas ajudará as equipes a impulsionar o processo de desenvolvimento de seus projetos.
“Crisântemo Amarelo”

Em meio às festividades da Copa do Mundo de 1998, a adolescente nipo-brasileira Erika vive na fronteira entre dois mundos. Descendente da terceira geração da diáspora, ela tem dificuldades para se encaixar fora de casa, mas também despreza a cultura da família e tudo relacionado ao Japão. Sua aversão tem fundamento: aos sete anos de idade, seu melhor amigo, também sansei (neto de imigrantes japoneses), desapareceu em um festival tradicional no bairro da Liberdade, quando sua mãe, Roseli, era a responsável pelas crianças.
O longa-metragem é ambientado no mesmo universo do curta-metragem “AMARELA”, que estreia no 77º Festival de Cannes, onde concorre à Palma de Ouro. Uma produção da MyMama Entertainment, com produção de Mayra Faour Auad, direção de André Hayato Saito e roteiro de Éri Sarmet, André Hayato Saito e Luigi Madormo.
Nota do Diretor

Japoneses demais para serem brasileiros; brasileiros demais para serem japoneses.

Afinal, quem são os filhos da maior diáspora nipônica do mundo? “Crisântemo Amarelo” é um drama que enxerga através de olhos puxados, mas reflete um movimento global. Das diversas diásporas da humanidade, surgem as problemáticas de comunidades que habitam um entrelugar identitário; um limbo onde não pertencem a nenhum dos mundos que habitam.
Como esse conflito molda a identidade dos jovens que se sentem estrangeiros em seu próprio país? A história de Erika Oguihara, 14 anos, é uma busca incansável pela sua própria identidade, uma dança delicada entre suas raízes japonesas e a realidade brasileira. Habitando uma fronteira invisível entre duas culturas, ela enfrenta pressões silenciosas em casa, o bullying na escola e o machismo que permeia ambas as culturas. Sua jornada de autodescoberta é impulsionada pela sua dor de não pertencer. E é nesse turbilhão de emoções e desafios que ela encontrará força para florescer e desconstruir narrativas estereotipadas sobre o “corpo oriental”.
“Crisântemo Amarelo” é uma história emocionante que ecoa as questões universais de pertencimento e identidade presentes em todas as diásporas do mundo. Uma canção ancestral que celebra a diversidade cultural em um planeta cada vez mais globalizado.
Sobre a MyMama Entertainment

Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL, com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”, a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora audiovisual que mantém o seu foco em filmes e séries de alta qualidade autoral e amplo interesse do público. À frente da empresa estão as sócias e produtoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.
Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema, como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Int’l do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros.
Entre seus lançamentos mais recentes estão o filme “AMARELA”, dirigido por André Hayato Saito, indicado à Palma de Ouro na Competição Oficial de Curtas do 77º FESTIVAL DE CANNES e os longas “MEDUSA”, que estreou na Quinzena dos Cineastas no 74ª FESTIVAL DE CANNES, “FOGARÉU” – Prêmio do Público na 72ª BERLINALE Mostra Panorama e “LOS DE ABAJO” – 32º FESTIVAL DE BIARRITZ – shortlist do GOYA’s AWARDS e Prêmios Platino. Entre outros projetos, a MYMAMA lançou a série “BEAT DIÁSPORA” em coprodução com KondZilla e YouTube Originals, a série documental “ADRIANO IMPERADOR” para a ViacomCBS/Paramount+ e o documentário “ODILON, RÉU DE SI MESMO” (HBOMAX).
Em 2024, lançará o próximo filme do aclamado diretor Andrucha Waddington, “VITÓRIA”, em coprodução com Conspiração e Globoplay, estrelado pela atriz indicada ao Oscar Fernanda Montenegro (“Central do Brasil”, de Walter Salles e “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz).
O projeto “CRISÂNTEMO AMARELO”, primeiro longa-metragem de André Hayato Saito, foi selecionado para o TORINO FEATURELAB 2024.