×

Concerto da Filarmônica de MG ganha transmissão na Rádio MEC

Concerto da Filarmônica de MG ganha transmissão na Rádio MEC

Concerto da Filarmônica de MG ganha transmissão na Rádio MEC

Apresentação com regência de José Soares vai ao ar domingo (28/4)

 

Rádio MEC apresenta ao vivo, neste domingo (28), às 11h, o novo espetáculo da série “Concertos para a Juventude” da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Realizado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, o concerto “O Canto das Aves” é dedicado aos animais que são uma das fontes mais naturais de melodias.

A apresentação tem regência do maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares. Desde que assumiu o posto na orquestra, Soares atua como regente titular do seriado “Concertos para a Juventude”, voltado às famílias e à formação de novos públicos.

O programa começa com “O naufrágio de Kleônicos: Dança do cisne negro”, de Heitor Villa-Lobos. Na performance, o violoncelo, acompanhado pela harpa e instrumentos de sopro, representa o canto de um cisne que contempla um naufrágio em um conto fantástico.

Ainda de Villa-Lobos, a Filarmônica executa “Floresta do Amazonas: Melodia Sentimental”. Durante a interpretação da obra, a orquestra adentra pelas sonoridades de um bosque ao luar.

O repertório também inclui “Os Pássaros”, de autoria de Ottorino Respighi. Da escuridão da noite, o conjunto sinfônico parte para uma grande festa de pássaros: pomba, galinha, rouxinol e cuco são protagonistas desta suíte do compositor italiano.

A Filarmônica encerra o programa inspirada no mesmo cisne que o iniciou, mas agora de forma dançante, com dois trechos do balé “O Lago dos Cisnes”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Fundada em 2008, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do país, da Europa, Ásia e Américas.

O grupo possui 12 discos gravados, entre eles quatro que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty. O álbum “Almeida Prado – obras para piano e orquestra”, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, foi indicado ao Grammy Latino 2020.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Serviço
Concerto Orquestra Filarmônica de Minas Gerais – domingo, dia 28/04, às 11h, ao vivo na Rádio MEC

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS