×

Municipal Circula leva programação dos Corpos Artísticos para periferias de São Paulo

Municipal Circula leva programação dos Corpos Artísticos para periferias de São Paulo

 Municipal Circula leva programação dos Corpos Artísticos para periferias de São Paulo

Em sua terceira edição, o projeto retorna com atividades nas quatro regiões da periferia da cidade de São Paulo. O Circula leva apresentações de todos os Corpos Artísticos do Theatro Municipal às comunidades gratuitamente, sempre abrindo com artistas da comunidade

Crédito: Natália César

Juntar o que há de melhor na produção artística do bairro com um corpo artístico do Theatro Municipal numa mesma apresentação e conquistar públicos para a música erudita, formando espectadores. Esse é um dos objetivos do projeto Municipal Circula, do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, já em sua terceira edição. Desde 2021 ele amplia e promove o acesso à programação dos Corpos da Casa, que se apresentam em bairros periféricos de São Paulo junto a artistas locais. Essa ação é realizada a partir da articulação de parcerias CEUs, com a divisão de cultura da secretaria municipal de educação, DREs, coletivos e com equipamentos culturais locais de diversas regiões paulistanas.

Em 2024 a programação vai de abril até novembro e conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O projeto também realiza ações em escolas públicas municipais e instituições culturais, nas regiões onde acontece a apresentação, voltadas à introdução da música clássica para diferentes idades. Além de apresentar o filme de animação Pedro e o Lobo, que propõe atividades de ampliação da escuta musical e registro da percepção.

Desde o início das suas atividades, o Municipal Circula já esteve presente em mais de 190 locais em todas as regiões da cidade de São Paulo e já recebeu mais de 22.800 espectadores de todas as idades e perfis.

Neste ano, a primeira apresentação acontece dia 27 de abril, às 11h, no CEU Rosa da China, em Sapopemba (zona leste), com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Paulo Galvão, o repertório conta com a música As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi. O Coletivo Samba da Nova fará a abertura da apresentação, tocando clássicos de Elza Soares, Leci Brandão e de Carolina Maria de Jesus, escritora do clássico da literatura “Quarto de Despejo”.

O primeiro semestre conta ainda com as apresentações do dia 04 de maio, com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, no CEU Pêra Marmelo, na zona oeste, no dia 25 de maio, com o Coro Lírico Municipal, sob a regência da maestra Érica Hindrikson, no CEU Vila Curuçá, na zona leste da cidade, e no dia 08 de junho, com o Coro Lírico Municipal, no CEU Vila Atlântica, zona oeste.

Crédito: Natália César

Serviço

Abertura do projeto Municipal Circula

Orquestra Experimental de Repertório, dia 27/04

Paulo Galvão, regência
CEU Rosa da China, Sapopemba
Gratuito

Assessoria de imprensa

Laila Mahmoud – (11) 99183-3223
laila܂mahmoud@theatromunicipal܂org܂br

André Santa Rosa – (82) 99329-6928
andre܂lima@theatromunicipal܂org܂br

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras).

Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado. Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Quem apoia institucionalmente nossos projetos, via Lei de Incentivo à Cultura: Nubank, Bradesco, IGC Partners, Lefosse, Banco Daycoval e Grupo Splice. Pessoas físicas também fortalecem nossas atividades através de doações incentivadas.

SOBRE A SUSTENIDOS

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, do Theatro Municipal de São Paulo e dos programas Musicou, Som na Estrada e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Big Bang. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Quem apoia nossos projetos: Nubank, CTG Brasil, VISA, Bradesco, IGC Partners, Lefosse, Banco Daycoval, Bayer, Cipatex, Sicoob, Grupo Splice, Lei Paulo Gustavo e Microsoft.