×

Estudantes do Rio de Janeiro são destaque entre finalistas de concurso de inovação

Estudantes do Rio de Janeiro são destaque entre finalistas de concurso de inovação

Estudantes do Rio de Janeiro são destaque entre finalistas de concurso de inovação

Representando o estado, os jovens apresentam projetos para categorias de Smart Cities e Entretenimento da 12ª edição do Campus Mobile

 

Maria Eduarda de Carvalho, do curso de engenharia, e Clinton Hudson Moreira Pessoa, do curso de computação, estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão entre os finalistas da 12ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo que reúne estudantes e recém-formados de todo o Brasil.

Maria Eduarda de Carvalho, idealizadora do Entre Pontos, durante semana imersiva em São Paulo. Foto: Divulgação

Para a categoria Smart Cities, a jovem desenvolveu o Entre Pontos, um aplicativo que tem como objetivo conectar estudantes que fazem trajetos parecidos e em horários semelhantes, promovendo companhia durante a jornada. Maria conta que a ideia surgiu a partir de uma demanda pessoal. Desde muito nova ela precisou se locomover entre grandes distâncias para ir de sua casa até a escola, por vezes tinha a companhia de uma amiga, mas quando precisava ir sozinha, se sentia vulnerável ao utilizar o transporte público e percorrer todo trajeto necessário. O Entre Pontos surgiu com o propósito de resolver esse problema.

Na fase preparatória, a jovem revela que estava ansiosa com a possibilidade de participar de uma competição, no entanto, ao viver a experiência de imersão com os demais participantes, se sentiu acolhida e integrada. “Foi muito interessante para mim, que fui sozinha. Conheci várias pessoas, inclusive algumas que se disponibilizaram a me ajudar na fase final”, diz Maria, comentando que está trabalhando cada vez mais e com muito apoio para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática.

Também representa o estado, o jovem Clinton Hudson Moreira Pessoa, estudante de computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, em parceria com as estudantes Alice Thayná Costa Lopes, e Anna Thaís Costa Lopes, moradoras de Santarém, no Pará, desenvolveu um projeto para a categoria de Entretenimento. O Cariátides Ecoarte – Aplicativo de Arte e Cultura Amazônica tem como objetivo levar visibilidade para os artistas da região Norte por meio da tecnologia. Através de um catálogo digital e uma galeria virtual, os usuários podem conhecer a arte amazônica e se conectar com artistas regionais.

Clinton Hudson Moreira Pessoa, Alice Thayná Costa Lopes e Anna Thaís Costa Lopes, durante semana imersiva em São paulo. Foto: Divulgação.

Os projetos vencedores em cada uma das seis categorias, Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech & Ag Tech, serão anunciados em maio. Os participantes responsáveis pelos aplicativos premiados serão contemplados com um valor em dinheiro para desenvolverem suas soluções e uma viagem de imersão para o Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de viver experiências em grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia.

SOBRE O CAMPUS MOBILE

Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com o Instituto Claro e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro e Embratel.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto Claro.

SOBRE O LSI-TEC

A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.