×

Do interior da Paraíba, ouça o primeiro voo da Zepelim e o Sopro do Cão.

Do interior da Paraíba, ouça o primeiro voo da Zepelim e o Sopro do Cão.

Do interior da Paraíba, ouça o primeiro voo da Zepelim e o Sopro do Cão.

Álbum que perpassa por todas as fases da banda, tem uma mistura sonora explosiva, nordestina e global.

Zepelim e o Sopro do Cão por Natália Di Lorenzo

 

Zepelim e o Sopro Do Cão é uma banda de Campina Grande, interior da Paraíba, cidade do Maior São João do Mundo. Formada em 2006 nos confins da Boninas, um antigo pico maconheristico no Centro de Campina, onde a galera “torava uns zepelins” (daí o nome) 18 anos atrás. Entre idas e vindas, a ZSC tem 3 momentos de atividades, o período de fundação que foi de 2006 a 2009, outro de 2012 a 2014 e agora que vem de 2019 até os dias de hoje.

Na época que a banda surgiu, existia aquela efervescência de se misturar rock e hardcore com ritmos regionais, e com a ZSC não foi diferente. Mas com a nova formação, o som aparece mais contemporâneo neste que é o primeiro álbum do grupo. Atualmente a Zepelim e o Sopro do Cão é formada por Babu (vocais), Dede Guima (guitarra), Igor Punk (guitarra), e Igor Carvalho (baixo). Billy Costa, que foi o produtor do álbum, vem cumprindo provisoriamente o papel de baterista.

“Caranguejo de Açude”, o tão esperado primeiro álbum da banda, foi gravado após aprovação na Aldir Blanc e mistura todos os momentos históricos da ZSC, fincando a banda no rock e no hardcore. Com 8 faixas, o álbum permeia estilos que vão do hardcore e punk, ska e rap que se unem ao sotaque paraibano, às vivências no interior do Nordeste e garantem uma unidade sonora original à ZSC.

Lançado no começo de 2024, o trabalho já conta com mais de 30 mil plays nas plataformas de streaming e vem recolocando Campina Grande no mapa da cena alternativa e despontando como uma possibilidade de renovação no autoral paraibano. “O som da ZSC consegue ser pesado mantendo elementos variados e letras e melodias marcantes que atraem um novo público”, comenta o vocalista Babu. “A Zepelim conta com uma estética acessível e de fácil assimilação que faz a banda circular bem tanto pelo nicho do rock quanto num ambiente de festival”, complementa.

Entre as faixas do trabalho estão sons mais recentes escritos por Babu como “Corona Haze”, que abre o disco e foi composta durante a pandemia especialmente para o álbum, “Terreiro de Angola”, escrita com contribuição de Dede, e “Domínio”, que conta com um videoclipe. Se misturam a canções mais antigas como “Blues da Realidade”, escrita por Igor Punk, e “Praia de Campina”, composição de Igor Carvalho, uma das músicas mais famosas, de fases pregressas da banda e uma sátira à cidade deles. Já “Sativa” é antiga, mas foi praticamente refeita para o momento da nova formação do grupo. “Apesar de ir na contramão do que hoje vem a ser o mainstream no Brasil, o som desenvolvido pela ZSC está posicionado dentro de uma tendência global, que também acaba refletindo no país, que é o surgimento de novas bandas de rock e retorno de velhos nomes”, comenta Dede Guima, guitarrista da ZSC.

A banda conta com um show enérgico que agita rodas de pogo, com riffs pesados e dançantes e um vocal forte e impositivo, que somados a projeções de animações digitais, garantem uma experiência imersiva e sinestésica ao público, que vem aumentando na cidade e na região a partir de uma presença online mais marcante da banda e também dessa mistura sonora interessante, que atrai um público mais vasto.

“Caranguejo de Açude” é um álbum que busca, através de influências e linguagem globais, comunicar vivências e percepções acerca do local onde se vive. É do interior da Paraíba que surge o caranguejo, instalando na população a dúvida acerca da veracidade da existência de tal crustáceo no mais famoso cartão postal de Campina Grande, o Açude Velho.

Ouça o álbum no seu streaming preferido clicando aqui.

FICHA TÉCNICA:

Vocal: Babuindo

Guitarra: Dede Guima

Guitarra: Igor Punk

Baixo: Igor Carvalho

Bateria: Beto Cabeça e Ronny Soares

Produção, Gravação e Mixagem: Billy Costa

Coprodução: Dede Guima

Assistente de Produção: Welby Costa

Redes sociais:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/soprodocao/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/soprodocao

TIKTOK: https://www.tiktok.com/@soprodocao?lang=pt-BR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner