×

Casa Tucum abre as portas dia 19 no centro do Rio de Janeiro

Casa Tucum abre as portas dia 19 no centro do Rio de Janeiro

Casa Tucum abre as portas dia 19 no centro do Rio de Janeiro

Espaço cultural colaborativo de 600 metros quadrados na rua do Rosário terá atividades culturais e venda de artes criadas por diversos povos originários do Brasil; curadoria é da artista e arte educadora Kaê Guajajara

Projeção em 3D de espaço interno da Casa Tucum crédito: Ana Lumack Studio

A rua do Rosário, no centro do Rio, receberá, a partir do dia 19 de abril (próxima sexta-feira), a Casa Tucum com exposições e vendas de obras de arte criadas por diversos povos indígenas brasileiros. A iniciativa faz parte do projeto Reviver Centro.

 

Na Casa Tucum, os visitantes serão recebidos por anfitriões indígenas, que vão poder partilhar informações detalhadas sobre as artesãs e suas criações e os impactos positivos gerados pela atividade do artesanato, além das histórias que cada artefato carrega consigo.

 

Após se consolidar como plataforma online, a partir de agora, com o espaço na rua do Rosário, o projeto — idealizado pela indigenista Amanda Santana com os sócios Amanda Scarparo e Thiago Vedova e apoio da aceleradora AMAZ — amplia ainda mais sua visibilidade. Promovendo oficinas, rodas de conversa e reflexões sobre as diferentes culturas, vivências e histórias dos povos originários do Brasil, a abertura da Casa Tucum contará com a curadoria de Kaê Guajajara, artista e arte educadora para pensar a agenda de atividades e eventos.
O edifício histórico tem quatro pavimentos sendo tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN. O projeto, conceituado pelo AL Studio, tem foco na jornada de imersão e experiência.

 

Serviço

Casa Tucum

Abertura: 19 de abril, 18h.

Local: Rua do Rosário, número 30 — Centro, Rio de Janeiro.
Sobre a Tucum

A Tucum se dedica a promover a valorização das culturas indígenas no Brasil, destacando suas artes e apoiando suas lutas por autonomia. Por meio de parcerias e ações concretas, é um negócio de impacto que contribui com a economia de mais de 50 comunidades indígenas para manter vivos os saberes ancestrais e fortalecer suas identidades culturais. Desde a estruturação da cadeia produtiva do artesanato de diversas comunidades indígenas e tradicionais até a comercialização de seus produtos, a Tucum atua diretamente na geração de renda e na amplificação de suas narrativas. Convidando a sociedade a conhecer e reconhecer a importância dos povos originários para a construção de um futuro menos desigual, a Tucum desenvolve projetos e parcerias que propõem um lugar de protagonismo para que os povos indígenas possam ocupar cada vez mais lugares de tomada de decisão e formação de pensamento. Conheça o projeto por meio das plataformas digitais: SiteYouTube e Instagram.