×

Rafael Grossi, diretor geral da AIEA, faz palestra sobre tendências nucleares no Rio de Janeiro durante o Nuclear Summit

Rafael Grossi, diretor geral da AIEA, faz palestra sobre tendências nucleares no Rio de Janeiro durante o Nuclear Summit

Rafael Grossi, diretor geral da AIEA, faz palestra sobre tendências nucleares no Rio de Janeiro durante o Nuclear Summit
Evento acontece nos dias 8 e 9 de abril com foco em inovação

 

 

Durante os dias 8 e 9 de abril, o Rio de Janeiro sediará mais uma edição do Nuclear Summit, evento de inovação do setor, promovido pela Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares (ABDAN), associada a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com a presença de seu diretor geral da Rafael Grossi. Este evento, diferentemente de uma feira convencional, visa discutir e analisar as principais tendências no campo nuclear, com um enfoque também na comunicação.

Grossi, conhecido por sua experiência e liderança no setor nuclear internacional, realizará a abertura do evento, onde abordará as “Tendências Nucleares Mundiais”, oferecendo uma visão sobre o estado atual e futuro dessa importante área. “O Nuclear Summit não apenas se destaca por seu formato inovador, mas também por sua abordagem abrangente a diversos temas. Dividido em duas salas de conteúdo e inovações, o evento contará com palestras e painéis que abordarão questões cruciais como sustentabilidade, desenvolvimento da energia nuclear no Brasil, ciclo do combustível nuclear, segurança, logística, inovação e avanços na medicina nuclear”, conta o presidente da ABDAN, Celso Cunha.

Ministério de Minas e Energia também estará presente, consolidando o compromisso do governo brasileiro com o desenvolvimento sustentável e seguro da energia nuclear no país. Além disso, representantes de grandes empresas do setor também participarão ativamente, incluindo ENBPar, INB, EDF, Holtec, Westinhouse e Rosatom, garantindo uma perspectiva diversificada e abrangente sobre os temas em pauta.

Como um evento focado em inovação, haverá a 2ª edição do Hackapower, o Hackathon da Energia Nuclear com a participação de estudantes de todo o país, que será patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Durante o encontro serão realizadas também gravações ao vivo do Nuclear Cast, podcast com formadores de opinião e autoridades do setor. O SEBRAE irá apresentar o projeto da cadeia produtiva do Nuclear, em primeira mão.

Com apoio da FAPERJ, é importante ressaltar que esta não é a primeira edição do Nuclear Summit, tendo sua primeira versão em 2021. Ele tem se consolidado como um ponto de encontro fundamental para especialistas, autoridades e empresas do setor nuclear, proporcionando um espaço valioso para a troca de conhecimentos e experiências.

As palestras e painéis irão fornecer uma visão ampla e atualizada das tendências nucleares mundiais, abordando desde a sustentabilidade até a segurança nuclear. No painel sobre Sustentabilidade, será discutida a importância da energia nuclear como chave para a solução climática. Temas como Transição Energética no Mundo, Descarbonização da Matriz Energética serão abordados outros temas de grande relevância para o Brasil. Haverá também um painel sobre o fascinante ciclo do combustível nuclear, com insights sobre o mercado financeiro do urânio. Além disso, serão apresentados também os aspectos globais do ciclo com discussões acerca do suprimento de combustível das usinas nucleares brasileiras.

Já ouviu falar em SMR? Essa tecnologia disruptiva do nuclear será abordada com maestria na palestra “SMR: uma tecnologia disruptiva do nuclear”, com uma visão geral dessa tecnologia inovadora e o potencial das SMRs para a energia nuclear no Brasil. O painel sobre Segurança Nuclear nos trará informações sobre as tecnologias avançadas nesse campo. Serão feitas abordagens acerca dos estudos de cenários e acidentes nucleares, mostrando a importância de analisar todos os possíveis desafios e a relevância da comunicação nessa área para garantir a segurança de todos os envolvidos.

“O Nuclear Summit emerge como um fórum indispensável para impulsionar a discussão e colaboração no setor nuclear, promovendo avanços e inovações que moldarão o futuro da energia atômica no Brasil e no mundo”, sinaliza Cunha.

RIO DE JANEIRO: PALCO DO NUCLEAR

A cidade do Rio de Janeiro vem solidificando sua posição como um centro de excelência no setor nuclear, e o Nuclear Summit emerge como um prelúdio significativo para o World Nuclear University Summer Institute. Este evento internacional, que ocorrerá de 02 de junho a 06 de julho ao longo de cinco semanas, desempenha um papel crucial na formação de novos líderes no cenário nuclear global.

Destacando-se como palestrante, Celso Cunha, presidente da ABDAN, contribuirá com sua expertise no evento. O World Nuclear University Summer Institute, reconhecido por sua relevância, reúne jovens profissionais altamente promissores do setor nuclear, provenientes de diversas partes do mundo. O programa oferece uma oportunidade única para explorar os mais recentes desenvolvimentos na indústria nuclear, promovendo a troca de conhecimentos e a construção de uma rede global de futuros líderes.

SERVIÇO NUCLEAR SUMMIT Link :

Data: 8 e 9 de abril de 2024

Horário: 9h às 17h

Local: SEBRAE – Av. Mal. Câmara, 171 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20020-080

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner