×

Talvez você não deva confiar na visita de um estranho conhecido

Talvez você não deva confiar na visita de um estranho conhecido

Talvez você não deva confiar na visita de um estranho conhecido

“O Convidado” é um livro sobre uma rica família envolta em crimes, mistérios, dramas e traições após a chegada de um sobrinho órfão

 

 

Os Marah parecem a família perfeita. O patriarca Ivan é um descendente de aristocrata e ocupa um cargo de influência na Corte de Julgamento do Estado. Já Natália, a matriarca, é tão dedicada ao marido e aos três filhos que renunciou à própria individualidade para se tornar um exemplo de mãe e mulher. Mas as porcelanas da casa não permitem que os leitores de O Convidado acreditem no mundo de aparências, porque elas são sempre a companhia da mesa de jantar e observadoras oniscientes dos acontecimentos entre os familiares.

Este romance repleto de traições, assassinatos, dramas e mentiras destrincha hipocrisias que se escondem por trás das portas de um lar. Com um texto descritivo, parágrafos longos e diálogos curtos, o escritor Henri Lui analisa os sentimentos e as contradições de cada personagem para mostrar que não há somente um vilão nem um protagonista admirável. Mais que isso: o autor evidencia as ações – boas e ruins – que qualquer ser humano é capaz de praticar independentemente de sua formação como pessoa.

Com duas partes principais, o primeiro momento do enredo gira em torno dos Marah e das formas que os membros se relacionam entre si e com a sociedade. O segundo inicia quando Fiódor chega à casa dessa rica família e esconde sua verdadeira identidade. Ele não é o sobrinho órfão que está prestes a receber as posses dos pais, como diz. Sua verdadeira identidade é Xavier, um jovem pobre, vítima de violência doméstica, que assassina o herdeiro para ter outra vida.

Ninguém, portanto, e isso logo notou Fiódor, tinha recebido notícias suas, a não
ser a carta enviada pouco antes de sua chegada. Sua aparência e familiaridade foram
recebidas pelos Marah com a mesma naturalidade de seu caminhar e da grande mala.
O esforço para fazê-lo membro da família seria o mesmo, entrasse quem entrasse
pela porta principal da Mansão. (
O Convidado, pg. 64)

Entretanto, o agora Fiódor não é o único a cometer crimes ou a desestruturar o ideal de perfeição familiar. Ivan está envolvido em um grande esquema de corrupção; Natália vive uma relação amorosa fora do casamento; e as meninas Anna e Kátia cresceram egocêntricas por acreditarem que o dinheiro pode comprar tudo. O filho mais novo, Nikolau, morre cedo devido a uma doença e marca a primeira experiência de luto dos Marah.

Inspirado nos clássicos da literatura russa e nas obras publicadas durante o século XIX, que investigam as mais dramáticas e conflituosas condições da existência humana, O Convidado detalha questões psicológicas, problemas íntimos e diferentes realidades de cada personagem. Com uma trama misteriosa e complexa, Henri Lui guia o leitor por reviravoltas permeadas de mentiras, investigações e erros que se estendem até a última página.

Ficha técnica
Título: O Convidado
Autor: Henri Lui
Editora: Frieden
ISBN: 978-65-89286-13-4
Páginas: 352
Preço: R$ 49 (e-book)
Onde encontrar: Google Pay | Apple Books

Sobre o autor: Nascido em Araraquara, em São Paulo, Luiz Henrique Marquez assina com o pseudônimo Henri Lui e tem dois livros publicados. “J.” marcou sua estreia na literatura e conta com elementos autobiográficos. O segundo lançamento é O Convidado, publicado pela Frieden Editora.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner