×

Profissão Repórter: A Fórmula que Deu Certo

Profissão Repórter: A Fórmula que Deu Certo

Profissão Repórter: A Fórmula que Deu Certo
de Paula Passos

 

 

Profissão Repórter: A Fórmula que Deu Certo analisa 90 edições do programa exibido pela TV Globo, entre os anos de 2008 e 2019, e mostra como a atração semanal se organiza nos moldes de um dispositivo de representação, obedecendo a procedimentos de criação preestabelecidos. Para identificar esse método, a autora Paula Passos construiu um percurso argumentativo apoiado em estudos do Cinema, do Jornalismo e da Linguagem.

Com uma proposta inédita, aplicando o conceito de filme-dispositivo a programas semanais, Paula analisou as diversas edições dos programas, cada um com cerca de 40 minutos, e criou um dispositivo de representação jornalística para o Profissão Repórter. Para construir a obra, a autora entrevistou o jornalista e diretor geral do programa, Caco Barcellos, além do ex-editor do programa, Gabriel Mitani, e o documentarista e um dos criadores do formato, Caio Cavechini. O livro mostra também como o programa se utiliza da linguagem do cinema para construir as edições do programa.

Criado em 1995 como um quadro do Fantástico, o Profissão Repórter está no ar como programa jornalístico desde 2007 e apresenta Caco Barcellos e uma equipe de jovens jornalistas que vão às ruas para mostrar os desafios da rotina dos repórteres durante a cobertura de um fato. Em 2019, o programa venceu o Troféu APCA, como Melhor Programa Jornalístico.

Profissão Repórter: A Fórmula que Deu Certo busca contribuir com estudiosos/as, produtores/as do Jornalismo e do Cinema Documentário. “Espero que o livro sirva de inspiração para que jornalistas e produtores do audiovisual possam pensar suas histórias de modos diferentes”, diz Paula.

Sobre a Autora

Nascida em Recife, Paula Passos sempre quis ser jornalista. Apaixonada pela escrita, ela se formou em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também fez seu mestrado em Comunicação. Além disso, Paula é especialista em Marketing pela UPE (MBA/UPE) e dirigiu o filme Durante a Espera (2023).

Como repórter, escreveu para os principais veículos do país. Conquistou o prêmio de Melhor Livrorreportagem pelo livro “Cais José Estelita” no Intercom Nacional 2015 e Melhor Reportagem em Telejornalismo por “Erosdita” na Expocom Nacional 2016. Em 2017, Paula foi uma das vencedoras do Globo Lab – Profissão Repórter, promovido pelo Globo Universidade.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner