×

Com apoio do Instituto Neoenergia, Curta Caicó seleciona filmes de todo país

Com apoio do Instituto Neoenergia, Curta Caicó seleciona filmes de todo país

 Com apoio do Instituto Neoenergia, Curta Caicó seleciona filmes de todo país

Inscrições para seleção da 7ª edição do festival de cinema, no Rio Grande do Norte, vão até 17/3

 

O Curta Caicó está com inscrições abertas até 17 de março para seleção de filmes produzidos em todo o país. Os interessados em participar da sétima edição do festival de cinema, na cidade da região do Seridó (RN), podem concorrer com produções de até 20 minutos, com data de finalização a partir de janeiro de 2022. A inscrição é gratuita e está disponível em www܂curtacaico܂com܂br e no Instagram (@curtacaico). Os escolhidos serão anunciados em setembro, e a mostra será realizada em outubro.

O Curta Caicó tem apoio do programa de editais Transformando Energia em Cultura, realizado pelo Instituto Neoenergia em parceria com as distribuidoras da companhia, incluindo a Neoenergia Cosern que promove a iniciativa no estado, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo. A concessionária atende cerca de 1,5 milhão de clientes no Rio Grande do Norte.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival vai incentivar a formação em cinema com atividades de roteiro e oficina de linguagem audiovisual em escolas públicas. No ano passado, os alunos produziram sete curtas-metragens sob a coordenação de profissionais de várias partes do país. Os filmes foram exibidos ao ar livre com participação de pais, alunos, professores e a comunidade em geral.

“Temos o compromisso de promover ações socioculturais em nossas áreas de atuação para, entre outros objetivos, valorizarmos a rica diversidade brasileira. Iniciativas, como o Transformando Energia em Cultura, ajudam a fortalecer a cadeia de negócios do empreendedorismo cultural, além de promover o desenvolvimento social das comunidades”, afirma Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia.

Criado em 2018, o festival incentiva, principalmente, as produções regionais do cinema brasileiro. Até a última edição, o festival recebeu mais de 4.200 inscrições de filmes de todas as regiões do país.

Nosso programa de formação vem revelando novos talentos do Seridó. Em 2023, só o Laboratório de Roteiro fomentou o surgimento de nove realizadores locais que produziram filmes sobre mestres e mestras da cultura popular da região“, destacou Raildon Lucena, diretor do festival.

Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,4 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,6 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.