×

“El Fantasma” tem estreia mundial durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

“El Fantasma” tem estreia mundial durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

“El Fantasma” tem estreia mundial durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Distribuído pela Elo Studios no Brasil, longa chileno conta com nomes consagrados da dramaturgia sul americana

TEASER

“El Fantasma”, filme dirigido por Martín Duplaquet e com produção de Francisca Barraza, da Funky Films, foi selecionado para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde será realizada a estreia mundial do longa, que tem previsão de lançamento oficial nos cinemas, em 2024, no Chile, Brasil, Argentina e Espanha.

Distribuído no Brasil pela Elo Studios, o longa terá duas exibições para convidados nos dias 23 de outubro, às 20h40, no CineSESC, e no dia 28 de outubro, no Kinoplex Itaim, às 18h.

“El Fantasma” acompanha José (Willy Semler), um chileno solitário que, aparentemente, fez tudo certo durante a vida e ainda assim, é visto como um fracassado: a esposa o deixou, foi traído por seu amigo de infância e agora, está desempregado, sem dinheiro e cheio de dívidas. Após acompanhar uma amiga ao banco e ver a fragilidade de uma transação de venda de um terreno, decide retornar ao seu passado criminoso, formando a gangue de assaltos a bancos mais famosa da história do Chile. O longa tem como fonte de inspiração um caso real: o ladrão de bancos Juan Abello, que atuou em Santiago do Chile entre os anos de 2006 e 2012 – época que coincide com o início dos chamados movimentos sociais, o fortalecimento cidadão e a ocupação das ruas.

O filme conta ainda com um forte elenco, com nomes como Willy Semler, Claudia di Girolamo, Elisa Zulueta, Daniel Muñoz, Nestor Cantillana, Solange Lackington Bárbara RuIz Tagle, Darío Lopilato y Diego Ruiz Álvaro Viguera entre outros.

Sinopse

O ano é 2006 e José, um ex-funcionário de banco falido, decide retornar ao seu passado criminoso, formando a gangue de assaltos a bancos mais famosa da história do Chile. “O Fantasma” hoje é uma estrela da mídia, mas não conta com Daniel, um policial experiente que levará o jogo às últimas consequências.

Ficha Técnica

Direção: Martín Duplaquet

Roteiro: Juan Pablo Domenech e Emanuel Diez

Produção: Francisca Barraza, Martín Duplaquet, Soledad Saieh, Imara Castagnoli, Iván Silva

Co-produção: Tiago Tambelli, Sebastián Duplaquet, Lucas Mateos, Ignacio Rey, Rocío Gort

Direção de Fotografia: Tiago Tambelli

Direção de Arte: Ana Fernández

Figurino: Carolina Espina

Maquiagem: Carolina Fernández

Direção de Som: Romina Cano

Edição: Rosario Suárez (SAE)

Música: Sebastián Duplaquet

Desenho de som: Guido Berenblum (ASA)

Desenho de Efeitos Visuais: Rodolfo Davidson

Casting Francisca Barraza

Elenco:

Willy Semler

Daniel Muñoz

Néstor Cantillana

Bárbara Ruiz-Tagle

Darío Lopilato

Elisa Zulueta

Diego Ruíz

Álvaro Vigerá

Sobre o diretor

Diretor e produtor audiovisual. Em 2000 dirigiu seu primeiro curta de ficção “La Oportunidad”. Em 2003 começou a dirigir publicidade, além de participar como diretor e/ou produtor de diversos projetos cinematográficos. Paralelamente, realiza cursos de diplomação, workshops e oficinas aprimorando seus conhecimentos teóricos. Em 2011 lançou seu primeiro longa-metragem de ficção “Dios Me Libre” como diretor e produtor, em coprodução com o Brasil, estreado no SANFIC e comprado por redes de televisão de toda a América Latina (Moviecity), EUA e Europa.

Hoje atua como Diretor Executivo da Funky Films, onde continua dirigindo publicidade e produzindo filmes, documentários e outros produtos audiovisuais. Em 2020 filma o seu segundo filme “Cazadora”, que se encontra em fase de distribuição, estreando-se na competição oficial Sanfic. O filme foi lançado pela Storyboard Media no Chile em janeiro de 2023, recebendo ótimas críticas da imprensa. Além disso, até o momento, participou das competições oficiais de 10 festivais internacionais e é representado para venda em todo o mundo pela prestigiada casa de vendas HOF. .

Atualmente trabalha em sua primeira minissérie “Espías Sudamericanos”, ao mesmo tempo em que começa a distribuição de seu terceiro longa-metragem “El Fantasma” (CORFO Desarrollo, Fondo Audiovisual, FSA ANCINE, INCAA e Coprodução IBERMEDIA), que terá seu mundo estreia na Mostra do São Paulo 2023, para depois ser lançado nos cinemas em 2024 pela Cinecolor (Disney) no Chile e pela Elo Studios no Brasil, paralelamente, é representado à venda mundialmente pela prestigiada casa de vendas Soul Pictures.

Sobre a Funky Films

Funky Films é uma produtora audiovisual com sede em Santiago, Chile.

Possuímos um portfólio de alta qualidade, com conteúdos diversos em temas, gêneros e formatos.

Com forte presença de trabalhos pioneiros e inovadores, buscamos nos conectar com o mundo através de nossos conteúdos.

ELO STUDIOS

A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.

Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros.

A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras – SELO ELAS – e outras iniciativas que valorizam a diversidade de histórias na frente e atrás das telas.

Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Depois da Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente Miss” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D’amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas).

Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo.