×

Banda de Pau e Corda chega ao Rio de Janeiro com o show “Missão do Cantador”

Banda de Pau e Corda chega ao Rio de Janeiro com o show “Missão do Cantador”

Um dos mais importantes nomes da música pernambucana, o grupo traz para o Teatro Prudential um repertório de 50 anos de história.

 

Prestes a completar 50 anos de caminhada, a Banda de Pau e Corda tem como missão cantar as belezas e as angústias vividas pelo povo brasileiro a partir de um olhar bastante local. Um dos grupos mais longevos da música popular brasileira, a Banda segue com a turnê “Missão do Cantador – 50 Anos de Caminhada” e chega ao Teatro Prudential no próximo dia 31 de julho, às 19h, trazendo na bagagem a sua poesia cantada de hoje e de sempre – como definiu o sociólogo Gilberto Freyre ainda em 1973.

Com direção de Giordano Castro, ator e diretor do grupo pernambucano Magiluth, e direção musical de Alexandre Baros e Sérgio Andrade, ambos integrantes da Banda de Pau e Corda, o show marca o retorno do grupo recifense ao Rio de Janeiro após várias décadas. “É tanto tempo de saudade da Cidade Maravilhosa que não consigo nem lembrar a última vez que estivemos aí”, brinca Sérgio Andrade, cantor e fundador da Banda, para em seguida emendar: “Espero que a cidade esteja com tanta saudade nossa quanto nós estamos dela”.

O show faz parte da turnê de comemoração dos 50 anos da Banda, que já passou por cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde. Em cada cidade, o repertório vai sofrendo algumas adaptações que dão um brilho especial para o espetáculo. Para o Rio de Janeiro já estão sendo preparadas algumas novidades. Uma delas é a participação do jovem cantautor PC Silva, natural de Serra Talhada, sertão pernambucano, e integrante da Mostra Reverbo, movimento de renovação da música pernambucana que vem chamando a atenção de todo o país. Recentemente o artista teve canções gravadas por Ney Matogrosso, Simone e Ceumar.

Reconhecida pela poética de suas canções, a Banda traz na bagagem um repertório bastante variado. “As músicas da Banda de Pau e Corda, desde o início, são um retrato da nossa vivência e sempre tiveram também um cunho social”, analisa Sérgio. Com estilo próprio, passeiam da urbanidade ao sertão pernambucano, de questões universais a temas regionais, compõem música popular brasileira com referências locais.

O álbum “Missão do Cantador”, que dá nome ao show, reforça a verve poética que uniu jovens artistas nos anos 1970 no intuito de criar uma música popular brasileira com referências às vivências sonoras, imagéticas e existenciais do Nordeste, mas capaz de envolver públicos de todo o Brasil e até de países como China e Argélia.

Surgida na efervescência cultural do período, a Banda de Pau e Corda ainda enxerga nas culturas populares a fonte para alimentar a alma e transformar a música popular brasileira. Não se limita por ela, mas usa o lirismo e sonoridade sedimentada em flauta, viola e vocais para nos aproximar das cenas de interior – que podem ser de qualquer canto de um Brasil gigante.

O repertório do espetáculo faz um trançado pelo passado e presente da Banda de Pau e Corda, com o resgate de produções das décadas de 1970 e 1980, além das novidades do recém-lançado “Missão do Cantador” – disco lançado pela Biscoito Fino e que teve produção de José Milton, capa de Elifas Andreato e participações especiais de Chico César, Zeca Baleiro e Mestre Gennaro. “O repertório contempla a maior parte das canções do nosso último disco, pois a gente não teve possibilidade de lançar presencialmente por causa da pandemia – e tem uma temática social muito forte. A gente procurou também mostrar um apanhado das principais canções nestes 50 anos de existência”, conta Sérgio.

Estão no setlist as marcantes “Flor d’água” (Roberto Andrade e Waltinho), da trilha sonora da novela “Maria Maria”, da Rede Globo, e Areia (Sérgio Andrade e Waltinho), grande sucesso radiofônico à época. A única música não autoral é o clássico “Lamento sertanejo”, de Gilberto Gil e Dominguinhos – que participou nas faixas “Trens madrugueiros”, do disco “Nossa Dança”.

A passagem do tempo mudou também a composição da banda: atualmente, Sérgio Andrade (vocal), Alexandre Baros (bateria, percussão e vocal), Júlio Rangel (viola e vocal), Sérgio Eduardo (contrabaixo), Yko Brasil (flauta transversal e pífano) e Zé Freire (violão e vocal). Roberto Andrade (bateria) e Paulo Resende (baixo), da formação original, faleceram em 2017.

FICHA TÉCNICA

BANDA DE PAU E CORDA (formação)

Sérgio Andrade – Voz e percussão

Julio Rangel – Viola e vocal

Zé Freire – Violão e vocal

Yko Brasil – Flauta transversal e pífanos

Sérgio Eduardo – Contrabaixo

Alexandre Baros – Bateria, percussão e vocal

Participação Especial: PC Silva

Direção: Giordano Castro

Direção Musical: Alexandre Baros e Sérgio Andrade

Coordenação de Produção: Rafael Moura e Amanda Dias Leite

Produção Executiva: Ampliar

Produção Técnica: Marcílio Moura

Fotos: Sidarta

SERVIÇO:

Banda de Pau e Corda no Show ‘Missão do Cantador’ – 50 anos de caminhada

Teatro Prudential – Rua do Russel, 804 – Glória

Data: 31 de julho

Horário: 19h

Preços:

Plateia – R$ 90 (inteira)

Lotação presencial: 359 lugares

Classificação: Livre

Duração: 90 minutos

Abertura da casa: 60 minutos antes

Ingressos Sympla:https://bileto.sympla.com.br/event/73044/d/137016/s/873173