×

UFC 261 – Usman vs Masvidal 2

UFC 261 – Usman vs Masvidal 2

Salve, salve minhas queridas capivaras.

Hoje, dia 24 de abril, será uma noite mágica para os amantes do MMA.

A cidade de Jacksonville, na Flórida, receberá o UFC 261, que terá nada menos que três disputas de cinturão, meus amigos

Além disso, o evento será o primeiro com venda de ingressos para a capacidade total da arena desde o início da pandemia, e receberá até 15 mil fãs na VyStar Veterans Memorial Arena.

Na luta principal do card, o campeão dos meio-médios Kamaru Usman defenderá seu cinturão em novo duelo contra Jorge Masvidal.

O primeiro encontro entre os dois aconteceu em julho de 2020, no UFC 251; na ocasião, Masvidal entrou na disputa como substituto de última hora do brasileiro Gilbert Durinho, impedido de competir ao ser diagnosticado com COVID-19 a uma semana do evento.

Usman venceu o combate por decisão unânime, e no último mês de fevereiro, fez a 3ª defesa do cinturão dos meio-médios com nocaute técnico sobre Durinho no UFC 258. Masvidal, que vinha de triunfos consecutivos por nocaute sobre Darren Till, Ben Askren e Nate Diaz, ainda não retornou ao Octógono desde o revés para o campeão.

O UFC 261 terá ainda mais dois títulos em jogo: pelo peso-palha, Zhang Weili encara Rose Namajunas, e pelo peso-mosca feminino, Valentina Shevchenko enfrenta Jéssica Andrade.

Pelo co-main event, a campeã peso-palha Zhang Weili  enfrentará a ex-detentora do título Rose Namajunas.

Invicta há 21 lutas e com cinco vitórias no Ultimate, Weili fez sua 1ª defesa de cinturão em março de 2020, quando derrotou Joanna Jedrzejczyk por decisão dividida em duelo amplamente considerado pela mídia especializada como o melhor do ano passado.

Rose, que perdeu o título em maio de 2019 ao ser nocauteada por Jéssica “Bate-Estaca” Andrade, se reabilitou ao vencer a revanche com a brasileira no último mês de julho por decisão dividida, e agora terá uma nova chance de recuperar a coroa dos 52 Kg.

Na antepenúltima luta do card, teremos a a disputa pelo cinturão do peso-mosca feminino entre a atual campeã Valentina Shevchenko e a própria Jéssica Andrade.

Valentina Shevchenko tentará defender pela 5ª vez sua soberania na categoria, e está invicta em seis combates na divisão, com duas vitórias por nocaute e uma finalização. Sua vítima mais recente foi justamente outra brasileira: Jennifer Maia, quem superou por decisão unânime no último mês de novembro.

Enquanto isso, Jéssica Andrade está de olho em um lugar na história.

Ex-campeã peso-palha, ela poderá se tornar apenas a 2ª atleta nos oito anos de MMA feminino no Ultimate a conquistar cinturões em mais de uma categoria, se juntando à sua compatriota Amanda Nunes, atual detentora das coroas dos galos e dos penas.

E isso poderá acontecer já em sua 2ª luta nos 56 Kg, já que a paranaense estreou em sua atual divisão no último mês de outubro, quando nocauteou a então 1ª colocada no ranking Katlyn Chookagian no 1º round.

O card principal ainda apresenta as lutas entre Uriah Hall vs Chris Weidman, pelo peso-médio e Anthony Smith vs Jimmy Crute, pelo Peso-meio-pesado.

No card preliminar, ainda teremos a presença de dois atletas brasileiros, Alex Cowboy e Ariane Carnelossi.

Após serem escalados originalmente para se enfrentarem no último mês de fevereiro, no UFC Vegas 20, Alex Cowboy e Randy Brown finalmente ficarão frente a frente neste final de semana, em um duelo por reabilitação na divisão dos meio-médios, já que ambos foram derrotados em suas aparições mais recentes: o brasileiro perdeu para Shavkat Rakhmonov por finalização em outubro de 2020, enquanto o norte-americano foi nocauteado por Vicente Luque em agosto.

Voltando à ação após um ano e meio longe do Octógono, a paulista Ariane Carnelossi enfrentará Na Liang em confronto que dará à vencedora seu primeiro triunfo no Octógono. A brasileira fez sua estreia na organização em setembro de 2019, perdendo para Angela Hill por nocaute técnico, enquanto a chinesa fará sua estreia no Ultimate.

[metaslider id=26376]

UFC 261

24 de abril de 2021, em Jacksonville (EUA)

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):

Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal
Peso-palha: Weili Zhang x Rose Namajunas
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Jéssica Bate-Estaca
Peso-médio: Uriah Hall x Chris Weidman
Peso-meio-pesado: Anthony Smith x Jimmy Crute

CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília):

Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Randy Brown
Peso-médio: Karl Roberson x Brendan Allen
Peso-meio-médio: Dwight Grant x Stefan Sekulic
Peso-galo: Danaa Batgerel x Kevin Natividad
Peso-mosca: Aori Qileng x Jeff Molina
Peso-leve: Rodrigo Vargas x Rong Zhu
Peso-palha: Ariane Sorriso x Na Liang
Peso-leve: Tristan Connelly x Pat Sabatini