×

O UFC retorna a Ilha da luta com o UFC 253: ADESANYA X COSTA

O UFC retorna a Ilha da luta com o UFC 253: ADESANYA X COSTA

Salve, salve minhas queridas capivaras.

O UFC anunciou, no dia 17 de setembro, a Volta à Ilha da Luta, a continuação da bem-sucedida série de eventos do UFC que será novamente em Yas Island, nos Emirados Árabes, e sede da primeira edição da ILHA DA LUTA em julho.

O UFC irá produzir cinco eventos na sua Volta à Ilha da Luta, incluindo dois cards numerados e três Fight Nights.

A programação começa nesse sábado, dia 26 de setembro, com o UFC 253: Adesanya x Costa, quando o campeão peso-médio Israel Adesanya enfrenta seu teste mais difícil até agora, a potência brasileira Paulo Borrachinha. Um novo campeão peso meio-pesado também será coroado no evento, quando Dominick Reyes enfrenta Jan Blachowicz pelo título vago da divisão.

A ação não para por aí, já que o UFC 253 será seguido pelos eventos UFC FIGHT NIGHT: HOLM x ALDANA no dia 3 de outubro; UFC FIGHT NIGHT: MORAES x SANDHAGEN no dia 10 de outubro; e UFC FIGHT NIGHT: ORTEGA x THE KOREAN ZOMBIE no dia 17 de outubro.

A volta à Ilha da Luta se encerra com o UFC 254: KHABIB x GAETHJE no dia 24 de outubro, que contará com a luta mais esperada do ano: o confronto entre o invicto campeão-peso leve Khabib Nurmagomedov e o dono do cinturão interino e desafiante número 1 Justin Gaethje.

 

 

Agora, vamos voltar o nosso foco para o evento de hoje, o UFC 253.

O UFC começa a sua segunda visita à Ilha da Luta com um dos maiores eventos do ano, já que o campeão peso-médio Israel Adesanya tentará defender seu título contra o também invicto  e número 2 do ranking, o brasileiro Paulo Borrachinha.

Esta será apenas a 7ª vez na história do Ultimate que dois atletas invictos se enfrentam em uma luta de cinturão.

Adesanya fará sua segunda tentativa de defesa de cinturão. O nigeriano conquistou o título da categoria ao nocautear Robert Whittaker em outubro de 2019 e o manteve com triunfo sobre Yoel Romero no último mês de março.

Após nocautear seus quatro primeiros adversários no Octógono, o mineiro Paulo Borrachinha consolidou seu posto de desafiante número um ao cinturão dos médios com vitória por decisão unânime sobre Yoel Romero, em agosto do ano passado.

Atual campeão da categoria, Adesanya tem um cartel de 19-0 no MMA profissional, sendo oito destas vitórias já pelo UFC; Borrachinha, o desafiante, tem 13 vitórias e nenhuma derrota na carreira, sendo cinco triunfos no Octógono.

 

 

No co-main event, teremos outra disputa de cinturão.

Com a mudança em definitivo do ex-campeão meio-pesado Jon Jones aos pesos-pesados, a divisão até 93 Kg conhecerá seu novo soberano neste sábado (26), quando o 1º colocado no ranking Dominick Reyes e o 3º, Jan Blachowicz, se enfrentam na luta co-principal do UFC 253, na Ilha da Luta.

Reyes, de 30 anos, sofreu sua primeira derrota na carreira em sua mais recente luta, quando foi superado pelo próprio Jones por decisão unânime em fevereiro deste ano; Blachowicz, de 37 anos, venceu sete de seus últimos oito compromissos no Octógono, sendo sua única derrota neste período para o brasileiro Thiago “Marreta”.

 

 

Além de Paulo Borrachinha, teremos outras três lutas envolvendo lutadores brasileiros: Ketlen Vieira, Alex da Silva e o estreante Danilo Marques.

Após passar 21 meses afastada do Octógono lidando com lesões entre 2018 e 2019, a “Fenômeno” Ketlen Vieira voltou à ação no último mês de dezembro, quando acabou perdendo a invencibilidade na carreira ao ser nocauteada por Irene Aldana; agora, ela vai em busca de reabilitação no duelo com a norte-americana Sijara Eubanks, que vem de vitórias seguidas sobre Julia Avila e Sarah Moras.

Alex “Leko” estreou no Ultimate em abril de 2019 sendo superado pelo russo Alexander Yakovlev, mas se redimiu quatro meses depois ao vencer Rodrigo Vargas no Uruguai; em sua terceira apresentação na organização, ele encara o neozelandês Brad Riddell, que está invicto em duas lutas no Octógono com triunfos sobre Jamie Mullarkey e Magomed Mustafaev.

parceiro de treinos dos veteranos Demian Maia e Mauricio Shogun, o meio-pesado Danilo Marques faz sua estreia no Octógono na Ilha da Luta em duelo com o russo Khadis Ibragimov, que busca seu primeiro triunfo na organização após sofrer derrotas consecutivas para Da-un Jung, Ed Herman e Roman Dolidze.

 

 

UFC 253: ADESANYA X COSTA

SÁBADO, 26 DE SETEMBRO, NA ILHA DE YAS EM ABU DHABI

Card Principal:

Peso-médio: Israel Adesanya x Paulo Costa

Peso meio-pesado: Dominick Reyes x Jan Blachowicz

Peso-mosca: Kai Kara France x Brandon Royval

Peso-galo: Ketlen Vieira x Sijara Eubanks

Peso-pena: Hakeem Dawodu x Zubaira Tukhugov

 

Card Preliminar:

 

Peso-leve: Brad Riddell x Alex da Silva

Peso meio-médio: Diego Sanchez x Jake Matthews

Peso meio-pesado: William Knight x Aleksa Camur

Peso-pesado: Juan Espino x Jeff Hughes

Peso meio-pesado: Khadis Ibragimov x Danilo Marques