×

Geek Carioca: o sucesso do empreendedorismo jovem na produção de eventos

Geek Carioca: o sucesso do empreendedorismo jovem na produção de eventos

Convenção de jogos realizada pela produtora bateu recordes de visitação neste ano, em São Paulo

 

Salve, salve minhas queridas capivaras.

Dizem que as melhores ideias empreendedoras surgem da inexistência de algo necessário. E foi assim que a Geek Carioca Produções começou: do desejo de três jovens de oferecer eventos de qualidade ao público nerd e gamer do Rio de Janeiro e região. Criada em 2015, a produtora já conta com seis edições de seu carro-chefe, o Diversão Offline, e diversas outras ativações memoráveis, como um espaço temático de board game na Expo Geek 2016, e também um PPTQ (Preliminary Pro Tour Qualifier) de Magic: The Gathering, em 2017. Este último foi considerado pela Wizards o maior torneio regional realizado na América Latina, na época, com 120 jogadores simultâneos.

A jornalista Fernanda Sereno, de 34 anos, o administrador Alexandre Melo, de 30 anos, e seu irmão, o também administrador Alan Melo, de 28 anos, compõem o trio responsável pelo sucesso. Com relevância cada vez maior no cenário nacional de jogos de tabuleiro e RPG, a Geek Carioca segue quebrando recordes e contribuindo fortemente para a disseminação do hobby no Brasil. Além disso, diversas editoras de games já sincronizam seus calendários para que os novos lançamentos ocorram durante o evento.

De acordo com Rodrigo Deus, consultor de Recursos Humanos, e frequentador assíduo do Diversão Offline, a convenção demonstra forte comprometimento com a qualidade do serviço oferecido e a satisfação dos visitantes.

“Nunca houve dúvidas sobre a preocupação da produtora em entregar os melhores resultados, dentro do que é possível. O crescimento do evento também é visível, pelo número de empresas que fazem questão de participar, e pela crescente oferta de produtos e serviços para o público nerd e geek”, relatou.

De fato, a convenção apresentou um crescimento considerável, desde sua primeira edição, em 2015, que contou com 12 expositores e aproximadamente 700 visitantes. Em abril deste ano, em sua segunda edição paulista, o Diversão Offline reuniu quase 6 mil pessoas e 32 empresas do ramo. As seis edições do evento movimentaram, juntas, mais de 2 milhões de reais, com um público de mais de 18 mil pessoas. 

E, agora, com o objetivo de crescer ainda mais e se consolidar no mercado, a produtora anunciou que irá centralizar a convenção em uma edição ao ano. Desta forma, o Diversão Offline passa a acontecer anualmente, apenas na capital paulista, permitindo à Geek Carioca investir em ativações diferenciadas e pontuais no Rio de Janeiro e ao redor do país. 

“Nosso objetivo principal agora é correr o país com eventos que levem a cultura dos jogos de tabuleiro a quem ainda não conhece. Queremos influenciar gerações e alimentar cada vez mais o mercado brasileiro. Para isso, foi necessário dar um passo para trás e centralizar nossos esforços em São Paulo. E o crescimento que isso irá representar nos dará a oportunidade de alcançar novamente o público carioca e muitos outros com força total”, declarou Fernanda, sócia-fundadora da Geek Carioca Produções. 

A cada ano, novas parcerias e iniciativas de ajuda social têm sido agregadas aos eventos realizados pela produtoras. Atualmente, o Diversão Offline é parceiro do grupo Jogarta e da REBEL (Rede Brasileira de Estudos Lúdicos), além de uma longa parceria com a Casa Ronald McDonald, tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo, para onde são doados os alimentos arrecadados através da “meia entrada solidária”. Em abril deste ano, o evento bateu a marca de 700 mil quilos de alimentos arrecadados. 

#

#

#