Tem Capivara no Samba – Escolas de Samba do Grupo Especial – Rio de Janeiro – Salgueiro

Salve, salve minha queridas Capivaras Carnavalescas,

O “Tem Capivara no Samba” já começou a sua contagem regressiva para o começo do Carnaval.

A cada segunda- feira, vamos escrever sobre uma das escolas de samba que irão desfilar no Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Para evitar qualquer tipo de conflitos, vamos seguir a ordem do desfile, primeiro as escolas de samba que desfilam no domingo e na sequência, as escolas de samba que desfilam na segunda-feira.

Vamos falar hoje sobre o Salgueiro, quarta escola a desfilar na segunda-feira.

 

Acadêmicos do Salgueiro

 

 

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro (frequentemente referida apenas como Salgueiro) é uma escola de samba originária do Morro do Salgueiro, e atualmente sediada no bairro do Andaraí,

A Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro foi fundada em 5 de março de 1953, a partir da fusão das escolas Depois Eu Digo e Azul e Branco, acordadas em uma reunião na sede da Depois Eu Digo, no morro do Salgueiro. A Unidos do Salgueiro, que tinha como representante maior o sambista Joaquim Calça Larga, não concordou com a união e, por esse motivo, não participou da fusão. Com o passar do tempo, a Unidos do Salgueiro foi extinta e seus componentes ingressaram na Acadêmicos do Salgueiro, inclusive Joaquim Calça Larga, que se tornou um dos principais nomes da escola.

A Acadêmicos do Salgueiro desfilou pela primeira vez em 1954, conquistando o terceiro lugar, à frente da super campeã Portela. A escola foi responsável por renovar a estética do carnaval carioca ao convidar artistas de formação acadêmica, para confeccionar seus desfiles. Em 1959, foi o casal de artistas plásticos Dirceu e Marie Louise Nery os responsáveis pelo desfile da escola, sobre o pintor francês Jean-Baptiste Debret.

A apresentação chamou atenção de um dos julgadores, o professor da Escola de Belas Artes e cenógrafo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Fernando Pamplona, que foi convidado pelo presidente da escola, Nelson de Andrade, para confeccionar o desfile de 1960. Neste ano, a escola conquistou o seu primeiro campeonato, com o enredo “Quilombo dos Palmares”.

Alguns dos mais importantes carnavalescos da história do carnaval carioca iniciaram a carreira na Acadêmicos do Salgueiro. Entre eles, Arlindo Rodrigues, Rosa Magalhães, Lícia Lacerda, Maria Augusta, Renato Lage, Max Lopes e Joãosinho Trinta – todos de formação acadêmica.

A maioria foi levado para a escola por Fernando Pamplona, fato que lhe deu a alcunha de “o pai de todos os carnavalescos”.

O Salgueiro possui nove títulos de campeã do Grupo Especial do carnaval carioca, conquistados nos anos de 1960, 1963, 1965, 1969, 1971, 1974, 1975, 1993 e 2009. É uma das maiores vencedoras do Estandarte de Ouro, sendo premiada como melhor escola por sete vezes. É a maior vencedora do Tamborim de Ouro, conquistando por seis vezes o prêmio principal. Nunca foi rebaixada do Grupo Especial. Sua pior colocação ocorreu em 2006, quando obteve o 11.º lugar.

No carnaval de 2017, o Salgueiro, com o enredo “A divina comédia do carnaval” terminou em 3º lugar.

Para o carnaval 2018, o enredo será “Senhoras do ventre do mundo”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza, que substitui a dupla formada por Renato e Márcia Lage, responsável pelos quinze últimos desfiles da agremiação. O enredo trata  da importância da mulher e, principalmente, da mulher negra.

O samba enredo é dos compositores Xande de Pilares, Demá Chagas, Dudu Botelho, Renato Galante, Jassa, Leonardo Gallo, Betinho de Pilares, Vanderley Sena, Ralfe Ribeiro e W. Corrêa.

 

 

SENHORAS DO VENTRE DO MUNDO INTEIRO
A LUZ NO CAMINHO DO MEU SALGUEIRO
A ME GUIAR… VERMELHA INSPIRAÇÃO
FAZ MISTURAR AO BRANCO NESSE CHÃO
NA FORÇA DO SEU RITUAL SAGRADO
RIQUEZA ANCESTRAL
DEUSA RAIZ AFRICANA
BENDITA ELA É… E TRAZ NO AXÉ UM CANTO DE AMOR
MAGIA PRA QUEM TEM FÉ
NA GIRA QUE ME CRIOU

É MÃE É MULHER A MÃO GUARDIÃ
CALOR QUE AFAGA PODER QUE ASSOLA
NO VALE DO NILO A LUZ DA MANHÃ
A FILHA DE ZAMBI NAS TERRAS DE ANGOLA

GUERREIRA FEITICEIRA GENERAL CONTRA O INVASOR
A DONA DOS SABERES CONFIRMANDO SEU VALOR

ECOOU NO QARITERÊ
O SANGUE É MALÊ EM SÃO SALVADOR

OH MATRIARCA DESSE CAFUNDÓ
A PRETA QUE ME FAZ UM CAFUNÉ
AMA DE LEITE DO SENHOR
A TIA QUE ME ENSINOU A COMER DOCE NA COLHER
A BÊNÇÃO MÃE BAIANA REZADEIRA
EM MINHA VIDA SEU LEGADO DE AMOR
LIBERDADE É RESISTÊNCIA
E À LUZ DA CONSCIÊNCIA
A ALMA NÃO TEM COR

FIRMA O TAMBOR PRA RAINHA DO TERREIRO
É NEGRITUDE … SALGUEIRO
HERANÇA QUE VEM DE LÁ
NA GINGA QUE FAZ ESSE POVO SAMBAR

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Presidente: Regina Celi Fernandes

Carnavalescos: Alex de Souza

Diretor de Carnaval: Alexandre Couto

Intérprete: Leonardo Bessa, Hudson Luiz e Tuninho Junior

Diretor Geral de Harmonia: Comissão de Harmonia  – Alda Anderson Alves, Jomar Casemiro (Jô) e Siromar de Carvalho da Silva (Siro de Carvalho)

Comissão de Frente: Hélio Bejani

Mestre de Bateria: Marcão

Rainha de Bateria: Viviane Araujo

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Sidclei Santos e Marcella Alves

2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Vinícius Pessanha e Natália Pereira

 

 

Pessoal, eu vou ficando por aqui.

Até o próximo “Tem Capivara no Samba”

Na próxima segunda, tem o texto sobre a Imperatriz Leopoldinense, quinta escola a desfilar na segunda-feira.

Se tiver alguma sugestão, reclamação, observação, recado ou apenas quer bater um papo, fique à vontade para usar a caixa de comentários no fim da página.

Um beijão do Paladino

Marcelo Soido Paz

@marcelosoidopaz_

@acapivaradeucria

#paladinodaboemia

#temcapivaranosamba

#acapivaradeucria

www.acapivaradeucria.com.br

https://www.facebook.com/capivaradeucria

https://www.instagram.com/acapivaradeucria/

capinight

Eu, o paladino da boemia, sou carioca, comprometido, taurino, flamenguista, espírita, quarentão, compositor de samba enredo e agora colunista. Morador de Vila Isabel, mas com o Grajaú eternamente no coração, jura trazer para todas as capivaras queridas as melhores boas da noite e aquelas resenhas esperta sobre bares e festas. Vem comigo, que no caminho eu explico !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.