×

A capivara atleta pergunta… Fair Play no futebol brasileiro existe?

A capivara atleta pergunta… Fair Play no futebol brasileiro existe?

A capivara atleta pergunta… Fair Play no futebol brasileiro existe?

Para tirar o Brasil dessa baderna…Só quando o morcego doar sangue…E o saci cruzar as pernas.” Através desses sinceros versos cantados pelo saudoso Bezerra da Silva que começamos a nossa coluna com um questionamento… Em um País que a baderna impera… Tem espaço pra Fair Play?!

O Futebol brasileiro hoje é reflexo do momento que nosso País vive… Muita corrupção, política e conflitos de interesses e isso estamos vendo refletir dentro de campo. No Domingo no jogo entre Corinthiansx Vasco, um gol claramente irregular quando o atacante Jô do timão desvia a bola para o gol com o braço despertou este tema pois o próprio atacante a alguns meses atrás levantou a bandeira do jogo Limpo (Quando foi inocentado pelo Rodrigo Caio do São Paulo que assumiu um pisão no goleiro tricolor e com isso o cartão amarelo do atacante foi anulado impedindo que o mesmo fosse suspenso no campeonato Paulista) sequer assumiu o ato irregular ao dizer “que não viu onde a bola tocou…” mostrando toda a contradição dos seus ideais!

Jogo limpo é essencial no Esporte pois é através do mesmo que se estimula o cumprimento das regras, a lealdade e a igualdade entre os atletas dentro da lei… Porém no País onde o “Jeitinho Brasileiro” é sinônimo de Esperteza no bom sentido da palavra mas que na verdade é o conceito mas primitivo da corrupção, onde se aplicar o fair play? No futebol só a vitória interessa… Pressão por todos os lados… Torcida, dirigentes, patrocinadores ( ninguém quer associar sua marcar a um derrotado) então as artimanhas desleais entram em campo para que a vitória prevaleça!

A verdade é que no futebol de modo em geral, o fair play só é válido quando está ao seu favor… Podemos citar um exemplo que podemos colocar o Fair Play em check e que tratou-se de um fato real…Final de Campeonato… Seu time perdendo e com chance de um contra ataque… o Adversário cai no chão… Seu jogador joga a bola para a lateral para que o adversário seja atendido (Quem não se lembra deste lance da irritação do Edmundo com o fair play cometido pelo Rivaldo na final da copa de 98)… Vale Título… Cravar seu nome na história do esporte… Você também teria a mesma atitude??

Deixem seus comentários!

Abraços!

Por Rod Torres

1 comentário

comments user
Marcus Melo

É isso aí camarada! O Futebol acaba se tornando o reflexo do que somos verdadeiramente como pessoas e de nosso momento no Brasil.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner