×

Visita a Piedade Cervejaria

Visita a Piedade Cervejaria

É muito bom beber aquela cerveja que você gosta, seja no bar, em eventos ou até mesmo em casa, mas já pensou em fazer sua própria cerveja do jeito que você quiser? Hoje em dia você pode se aventurar a fazer a famosa “cerveja de panela” e curtir o momento criando um pequeno evento familiar entre amigos para fazer aquela brassagem, criando uma cerveja realmente artesanal.

Existem cursos que ensinam os caminhos das pedras para conseguir algo de qualidade e assim você inicial no universo da produção de cerveja,seu amigos gostam, sua família os amigos de seus amigos também e de repente você pode se ver com uma quantidade razoável de encomenda de cervejas e resolve se profissionaliza e você acaba criando uma cervejaria “cigana”. E agora?

Seus problemas podem ser resolvidos com uma ideia que surgiu em razão da necessidade da demanda que começa a aparecer. Uma cervejaria especifica para atender as cervejarias ciganas. Fizemos uma visita a uma dessas cervejarias que fica localizada na Zona Norte do Rio de janeiro, mais especificamente no bairro da Piedade e assim conhecemos a Piedade Cervejaria, localizada na Rua Cardoso Quintão, 166 – Piedade, Rio de Janeiro.

A cervejaria já havia sido me indicada pelo Sommelier Paulo Júnior, com quem tive o prazer de realizar um curso que me ajudou bastante a ampliar o conhecimento no universo da cerveja.

Uma cervejaria nova fundada em 2016 com o intuito de atender a demanda existente na capital carioca em razão do grande boom de cervejarias regionais e da ausência de locais na capital para atender. Não há produção de cerveja da marca Piedade, pois o foco não é esse. Existe a cervejaria Allegra localizada na Estrada dos Bandeirantes, mas que produz suas próprias cervejas.

A ideia é sensacional, permitir que você, que deseja entrar no mercado, possa obter todo o know how necessário para, criar, registrar, produzir e colocar sua cerveja nas prateleiras e residências dos amantes da cerveja.

Organizado pelo Rodrigo Ribeiro, André e o Fraga, aquele mesmo da Cervejaria Fraga, é uma ótima pedida para conhecer uma cervejaria de perto. Há uma explicação sobre a dinâmica e como surgiu a ideia da cervejaria. Assim como é explicado sobre o processo e finaliza com a degustação de chopp disponível no local.

Não irei detalhar a visita pois a graça é ir lá, ver in loco. Vale muito a visita e quem sabe você não se anima e começa a produzir a sua?

P.S.: No momento da visita vimos que as cervejarias Bierteria e a Kurumã estavam produzindo uma nova leva de suas cervejas lá.

Por Fábio Araújo

 

Olha o lúpulo!

 

 

2 comentários

comments user
Paulo Junior

Valeu pela citação, meu brother. Que bom que você conseguiu fazer a visita e conhecer um pouco mais do processo de produção. Com certeza vai ajudar na sua evolução como cervejeiro e degustador. Grande abraço!

comments user
Junior Cigano

A ideia é boa, mas é um modelo de negócio utópico, onde somente o dono da cervejaria obtém lucro. Para o cigano, é trocar seis por meia dúzia.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner