×

Tem Capivara no Samba – Roda de Samba do Rio Pandeiro

Tem Capivara no Samba – Roda de Samba do Rio Pandeiro

 

Salve, salve minhas lindas capivaras sambistas.

Como bem já disse o Paladino da Boemia aí em cima, a coluna de hoje é sobre a 1ª Roda de Samba do Rio Pandeiro.

 

 

Bom, vamos primeiro refrescar a cabeça de vocês, o Rio Pandeiro é um curso de percussão popular, cuja metodologia de ensino consiste no estudo do pandeiro brasileiro moderno e o diálogo deste instrumento com uma série de outros tambores, com técnicas modernas, que proporcionam ao estudante um rápido entendimento com o instrumento, o pandeiro é o centro de toda a metodologia de ensino.

 

 

Eles foram tema de uma coluna no Tem Capivara no Samba à algumas semanas, em razão da abertura da primeira turma pandeiro em um bairro da zona norte do Rio de Janeiro, no caso, a Tijuca.

Segue o link da coluna : https://acapivaradeucria.com.br/2017/08/20/tem-capivara-no-samba-rio-pandeiro/

Então, como já havíamos informado na coluna anterior, no dia 26 de agosto de 2017, rolou a primeira roda de samba deles, no Iate Clube Jardim Guanabara, com a participação mais do que especial do Seu David do Pandeiro, da Velha Guarda da Portela e essa capivara não ia perder isso por nada nesse mundo.

 

 

Quem escolheu o lugar para fazer a roda de samba, meus amigos, está de parabéns pois o Iate Clube Jardim Guanabara foi a escolha perfeita. O clube é muito bonito e arrumado, extremamente limpo e organizado, e o local escolhido foi um verdadeiro presente dos Deuses do samba,

Lá no finalzinho do clube, em uma área bem privativa, com toda a infraestrutura necessária e o mais interessante,  entre o verde da mata e o azul da cor do mar, em uma verdadeira conjunção com a natureza. O ambiente perfeito

 

Vamos falar agora dos comes e bebes, um dos assuntos preferidos desta capivara gulosa e levemente acima do peso, tá bom, vou corrigir, bastante acima do peso.

Bicho, tinha de tudo, não sabia o que comer primeiro, e o mais importante, tudo estava delicioso.

A Feijoada estava um espetáculo, os caldos, o cachorro quente, o churrasquinho, o salsichão, todos completamente excelentes, e olha que ainda rolaram os doces: salada de fruta, bolo de chocolate e um pudim de se comer rezando de joelhos.

As bebidas estavam bem geladas, especialmente a cerveja, que desceu redondinha e refrescante, um verdadeiro elixir dos deuses em um sábado que São Pedro foi muito caprichoso com o tempo. O dia ficou lindo.

Na outra coluna, eu havia escrito que  Rio Pandeiro é mais do que apenas uma oficina de percussão, a partir do momento que começa a fazer parte das aulas, automaticamente, você faz parte de uma nova família, a família Rio Pandeiro.

Acho que eu nunca fui tão feliz na escolha de uma frase pois foi dessa forma que me senti durante a Roda de Samba, era uma família que estava ali reunida, posso estar exagerando muito mas pela alegria que emana dos olhos de todos, parecia que estávamos acompanhando um casamento de parente, ou melhor, parecia que estávamos ali presentes para fazer parte do batizado de um parente, de um primo, era o batizado de mais um filho do Rio Pandeiro, a sua roda de samba.

 

Então, não vou me alongar muito falando sobre a Roda de Samba, vou deixar que as imagens falem por si.

A ideia da Roda de Samba foi genial, tinha a roda de samba no centro, com uma roda de pandeiristas em volta da roda principal e a participação do Mestre Seu David da Portela, que é quase uma divindade, foi uma verdadeira aula de samba e carnaval.

Segue a escalação da roda:

Voz, Percussão, Concepção e Direção Musical: Tadeu Campany

Violão e Voz: Braulio GB

Cavaco e Voz: Paulinho Athayde

Trombone: Serginho C Freitas

Percussões: Tatiana Barros, Renato Cosenza, Flavio Nery, Caio Daher, Rafael Dias

Roda de Pandeiros: formada por alunos do RIO PANDEIRO.

 

1ª RODA RIO PANDEIRO

1ª RODA RIO PANDEIRO!No último sábado, estreamos a nossa mais nova iniciativa cultural: imagine um roda de samba tradicional, formada por cavaquinho, violão, surdo, tamborim e companhia, cercada por outra roda repleta de pandeiristas… Isso mesmo, uma roda por dentro da outra! Essa é a RODA RIO PANDEIRO!Tivemos a participação mais do que especial de David do Pandeiro, bamba da Velha Guarda da Portela, que presenteou nossa roda com lindas composições: uma aula de cultura popular!Curtam aí um pouquinho do que rolou no Iate Clube Jardim Guanabara. Inesquecível!!!Time da Roda:Voz, Percussão, Concepção e Direção Musical: Tadeu CampanyViolão e Voz: Braulio GBCavaco e Voz: Paulinho AthaydeTrombone: Serginho C FreitasPercussões: Tatiana Barros, Renato Cosenza, Flavio Nery, Caio Daher, Rafael DiasRoda de Pandeiros: formada por alunos do RIO PANDEIRO.Viva o Samba! Viva o Rio de Janeiro!#riopandeiro #rodariopandeiro #davidopandeiro #participaçãoespecial #velhaguardadaportela #riodejaneiro #iateclubejardimguanabara #ilhadogovernador #samba

Posted by RIO PANDEIRO on Tuesday, August 29, 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pessoal, eu vou ficando por aqui.

Até o próximo Tem Capivara no Samba.

Se tiver alguma sugestão, reclamação, observação, recado ou apenas quer deixar o seu número de telefone, fique à vontade para usar a caixa de comentários no fim da página.

Um beijão do Paladino

Marcelo Soido Paz

@marcelosoidopaz_

@acapivaradeucria

#paladinodaboemia

#temcapivaranosamba

#acapivaradeucria

www.acapivaradeucria.com.br

https://www.facebook.com/capivaradeucria

https://www.instagram.com/acapivaradeucria/

 

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner