×

Tem Capivara no Samba – Rio Pandeiro

Tem Capivara no Samba – Rio Pandeiro

 

 

Salve, Salve minhas queridas Capivaras Sambistas

E o nosso Paladino da Boemia acabou voltando para a sala de aula, mais precisamente para a primeira turma do Rio Pandeiro na Zona Norte, na Tijuca. O Rio Pandeiro, fundado em 03 de agosto de 2009, para quem não conhece, é um curso de percussão popular, cuja metodologia de ensino consiste no estudo do pandeiro brasileiro moderno e o diálogo deste instrumento com uma série de outros tambores.

Liderado pelo percussionista Tadeu Campany, o Rio Pandeiro pauta sua identidade musical através da forte pesquisa das composições rítmicas e melódicas ligadas às tradições populares e folclore brasileiros.

Com técnicas modernas, que proporcionam ao estudante um rápido entendimento com o instrumento, o pandeiro é o centro de toda a metodologia de ensino.

Ao longo das oficinas, utilizando ritmos, timbres e técnicas de movimentação do pandeiro, o aluno aprende e se desenvolve em outros instrumentos de percussão, adquirindo uma compreensão mais abrangente da música contemporânea dos tambores, suas origens, seus gêneros e sua infinidade de possibilidades sonoras.

Uma das técnicas utilizadas é o sistema Takadimi, que ensina os alunos a ler o ritmo de uma maneira semelhante à forma como uma língua seria ensinada.  Os alunos aprendem primeiro a reconhecer e repetir ritmos antes de aprender a associar esses ritmos com notação musical padrão e começar a ler e escrever música.

O sistema tem uma base de dois conjuntos relacionados de sílabas, um para medidor simples e um para medidor composto. Em ambos os medidores, as sílabas são atribuídas a determinadas posições dentro do ritmo em oposição às sílabas sendo atribuídas a determinados valores de notação. Isso permite que os ritmos que soam iguais sejam pronunciados o mesmo, mesmo quando a notação difere.

Um dos diferenciais que o Rio Pandeiro possui são os seus retiros, que consiste em fins de semana inteiros dedicados ao estudo da percussão.

O Retiro é uma das atividades do RIO PANDEIRO mais aguardadas. Consiste em uma imersão musical. É um estudo intensivo de percussão num lindo sítio da serra de Petrópolis, em Araras. São 15 horas de oficina divididas em dois dias (sempre sábado e domingo).

Olha que ainda tem o bloco de Carnaval, a festa junina e o canal do youtube (https://www.youtube.com/user/riopandeiro).

Carnaval 2017 na Praça São Salvador

Rio Pandeiro Carnaval 2017

#MemóriaRioPandeiroÉ uma alegria poder relembrar o carnaval!O RIO PANDEIRO teve como tema "Congadas do Brasil" e contou com participações mais do que especiais na folia desse ano. Muito bom poder ver e rever a felicidade de todos os envolvidos nessa festa. Os alunos "lascaram" na percussão e bateram um recorde: foram mais de cento e cinquenta pandeiros tocando ao mesmo tempo. Um mar de platinelas!!!No próximo ano, teremos mais surpresas. As oficinas estão a todo vapor e contarão também com a galera da Zona Norte do Rio de Janeiro: vai ser lindo demais! Acompanhe a nossa página, entre em uma de nossas oficinas e fique por dentro desse mundo único da música popular do Brasil. Viva o Carnaval!!!Acesse o link abaixo e entre na nova turma da Tijuca!Chame a família! Chame os amigos! Veeeem!!!https://goo.gl/DK8Dvw #riopandeiro #carnaval2017 #relembrando #folia #mardeplatinelas #congadas #percussaobrasileira #oficinas

Posted by RIO PANDEIRO on Sunday, July 16, 2017

 

Arraiá Rio Pandeiro 2017

Carnaval 2017 Rio Pandeiro

 

As oficinas acontecem em três endereços:

Laranjeiras  – Maracatu Brasil – Rua Ipiranga, 49 – Laranjeiras.

Niterói – Colégio São Vicente de Paulo – Rua Miguel de Frias, 123 – Icaraí.

Tijuca – Tijuca Tênis Clube – Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca

Bom, vamos assistir ao recado que o Tadeu Campany e a Tatiana Barros gravaram especialmente para a nossa coluna.

 

O Paladino da Boemia está matriculado na turma 25, primeira turma na Tijuca, com uma galera para lá de animada, além de extremamente aplicada e interessada em desvendar os mistérios do pandeiro.

Foram apenas duas aulas até agora, mas a vibe é tão boa dentro da sala de aula e o método de ensino é tão legal que já fico ansiosamente esperando a Terça feira chegar.  Agora, a terça é o novo sábado !!!!!

Será que essa Capivara sem jeito vai conseguir pegar as manhas para tocar o pandeiro direito …

Vou deixar vocês com vídeos, fotos e depoimentos da turma 25, lembrando de dar aos créditos de boa parte das imagens ao Caio Gomes

Posted by RIO PANDEIRO on Wednesday, August 9, 2017

 

Final de aula em alto astral na Tijuca!!!A turma dá os seus primeiros passos no TAKADIMI – método pelo qual trabalharão ritmos e exercícios para pandeiro. Tá só começando!Viva a percussão brasileira!!!#riopandeiro #primeirospassos #takadimi #tijuca #ritmo #exercicios

Posted by RIO PANDEIRO on Wednesday, August 16, 2017

 

 

 

 

 

Segue a agenda de eventos do Rio Pandeiro

 

26 de agosto de 2017 – Roda Rio Pandeiro – 12h30

Chegou a RODA RIO PANDEIRO!

Uma roda de samba recheada de pandeiros!!!

Na primeira edição da nossa roda, teremos uma participação mais do que especial: David do Pandeiro (Velha Guarda da Portela). O seu David, como é carinhosamente chamado, cantará sambas antológicos da sua carreira, de parceiros como Candeia e Casquinha, além de contar uns bons causos do samba para todos nós, imperdível!!!

LOCAL: Iate Clube Jardim Guanabara – Rua Orestes Barbosa, 229, Jardim Guanabara – Ilha do Governador – Rio de Janeiro – RJ.

INGRESSO: R$ 25,00 por pessoa (se for pago até 23 de agosto. Após essa data, a entrada será R$ 50,00.)

As comidas e bebidas serão vendidas no local da festa!

https://www.facebook.com/events/253959615118342

 

 

Dias 23 e 24 de setembro de 2017 – 17º Retiro Rio Pandeiro – oficina intensiva de tamborim – Em Araras, na serra de Petrópolis

https://www.facebook.com/events/676106975931575

 

 

Dia 30 de setembro de 2017 – Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro em Belém do Pará

https://www.facebook.com/events/731492293685064/

 

Linda matéria sobre o Rio Pandeiro no jornal O FLUMINENSE!

“A música não escolhe idade…”.

http://www.ofluminense.com.br/pt-br/revista/no-batuque

 

Posso dizer que o Rio Pandeiro é mais do que apenas uma oficina de percussão, a partir do momento que começa a fazer parte das aulas, automaticamente, você faz parte de uma nova família, a família Rio Pandeiro

Para maiores informações, segue o link do perfil do Rio Pandeiro no Facebook:

https://www.facebook.com/riopandeiro/

 

Bom, eu vou ficando por aqui.

Até o próximo “Tem Capivara no Samba”

Um beijo do Paladino da Boemia

Marcelo Soido Paz

@marcelosoidopaz_

#temcapivaranosamba

#paladinodaboemia

#papaichegou

#acapivaradeucria

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner