Shopping Metropolitano Barra realiza ação de doação de sangue em parceria com Hemorio
Bolsas de sangue coletadas por meio de doações serão distribuídas para mais de 200 hospitais públicos conveniados com o SUS no Estado do Rio de Janeiro
No mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Shopping Metropolitano Barra, em parceria com o Hemorio, realizará mais uma campanha de doação de sangue. A ação vai acontecer no dia 26 de junho (segunda-feira), das 10h até às 14h, na loja da Petite Danse, localizada próximo à Renner no Piso L2.
Os requisitos básicos para quem desejar doar sangue são: estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e não estar de jejum. Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar com a presença do responsável legal ou com uma autorização assinada pelos responsáveis (link da autorização). Para estar apto para a doação, é importante evitar alimentos gordurosos por, no mínimo, 3 horas.
Algumas outras situações podem impedir provisoriamente a doação. São elas: febre acima de 37°C, gripe ou resfriado, gravidez atual (90 dias após parto normal e 180 após cesariana), amamentação (até 1 ano após o parto), uso de alguns medicamentos, anemia, cirurgias, extração dentária e tatuagem ou piercing (1 ano sem doar). Quaisquer outros esclarecimentos serão feitos durante a entrevista clínica antes do procedimento.
As pessoas aptas a realizar uma doação devem apresentar documento de identidade oficial com foto, como identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional.
O procedimento de coleta dura, no máximo, 10 minutos e todo o material utilizado é estéril e descartável. Em média, são arrecadados 450 ml por doação, o que equivale a uma bolsa de sangue. É válido ressaltar que os estoques do Hemorio estão muito baixos e apenas uma doação pode salvar até 5 vidas.
A ação de doação de sangue tem como parceiros o Montana Grill, que oferecerá descontos especiais para pessoas que comprovarem a doação de sangue, e ainda a loja Piticas, que dará 20% de desconto na loja geek às pessoas que participarem doando sangue e que são ´heróis’ já que cada doação pode salvar uma vida.