×

Satish Kumar vem ao Brasil para promover documentário “Amor Radical”

Satish Kumar vem ao Brasil para promover documentário “Amor Radical”

Satish Kumar vem ao Brasil para promover documentário “Amor Radical”

Filme sobre a trajetória de Satish é um Original Aquarius, produzido pela Café Royal e será lançado no segundo semestre

 

Satish Kumar e Julio Hey durante as filmagens do documentário em Rishikesh, Índia

Créditos: Divulgação | Café Royal

Aos 87 anos, Satish Kumar ainda caminha pela Paz. Satish foi monge jainista na década de 40, participou do movimento Gandhiano e da reforma agrária na Índia na década de 50, atravessou o mundo a pé protestando contra o armamento nuclear durante a Guerra Fria, se mudou para a Inglaterra e lá fundou o Schumacher College, instituição educacional de referência global, voltada à cultura de não violência e à ecologia profunda. Em abril deste ano, Satish vem ao Brasil para assistir ao primeiro corte do documentário Amor Radical, filme de Julio Hey sobre a trajetória de vida do ativista. O longa é um projeto original Aquarius, plataforma de streaming brasileira dedicada exclusivamente a conteúdo audiovisual sobre temas como saúde, bem-estar, meio ambiente, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade e é produzido pela Café Royal.

Em uma parceria inédita com a Comuna de Ibitipoca, Satish participará de uma imersão de três dias juntamente com 40 participantes que assistirão ao filme e se tornarão polinizadores do projeto e da mensagem do ativista.

Após a imersão, Satish participará de uma série de encontros promovidos pela Escola Schumacher Brasil, que há 10 anos sustenta o legado de Satish Kumar no Brasil. Os encontros serão realizados em parceria com a produtora Café Royal com a missão de promover o “Amor Radical”, movimento que convida os mais diferentes públicos a se mobilizarem em direção a uma vida mais consciente, generosa e participativa.

O ativista é uma demonstração viva do que pode ser alcançado quando a percepção do mundo e as ações cotidianas são preenchidas pelos poderes da simplicidade, integridade, colaboração e amor. Ainda em abril, o público terá a oportunidade de participar de uma programação que inclui palestras gratuitas, o lançamento do livro Amor Radical, rodas de conversa com empresários, ativistas, lideranças indígenas, estudantes e figuras icônicas da cultura brasileira, no Rio de Janeiro e em São Paulo. No segundo semestre, com o lançamento do documentário, a mensagem do ativista ganha um maior alcance.

“Me encanta o lugar onde espiritualidade e ação se encontram. Essa tem sido uma busca contínua em minha jornada enquanto documentarista. Já tem muita gente para falar de problemas, precisamos falar de solução e eu sinto que ela começa dentro da gente. Quando conheci o Satish Kumar eu percebi que o caminho mais bonito para ser ativista é agir de um lugar curado, amoroso e que considera a vida algo muito precioso. Este filme, para mim, flutua entre o cinema, o ativismo e a devoção pela Vida”, comenta Julio Hey, diretor e sócio-fundador da Café Royal.

Sobre o filme

“Amor Radical”, realizado por Julio Hey, diretor e sócio da Café Royal, é um documentário que carrega uma linha tênue entre cinema, ativismo e espiritualidade. O filme revela uma abordagem única e inspiradora para a crise socioambiental contemporânea. Uma perspectiva que não tem como foco os alertas e a gravidade dos problemas e sim a mutualidade, diversidade e interdependência que constituem a vida. Portanto, à medida em que revela a integralidade do compromisso vitalício de Satish com a vida, “Amor Radical” desconstrói a lógica nociva por trás do método cartesiano, patriarcal e capitalista de categorizar a existência, fortemente apoiado nas ideias de controle, separação e competição.

Julio Hey também é responsável pelas produções “Samadhi Road”, lançado em 2022, e “Do Amor Ninguém Foge”, documentário que retrata a imersão de dois irmãos na realidade de um sistema carcerário brasileiro, que trabalha na recuperação dos detentos por meio de um método humanizado.

Sobre a Aquarius

Criada em 2023, a Aquarius é uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente a filmes, séries, documentários, palestras e entrevistas sobre saúde, bem-estar, yoga, meditação, espiritualidade, literatura, sustentabilidade, meio-ambiente, cultura, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade. Idealizado pelo renomado executivo de cinema Bruno Wainer, fundador da Downtown Filmes – responsável por distribuir e coproduzir 177 filmes brasileiros com 166 milhões de ingressos vendidos e faturamento superior a R$ 1.9 bi apenas nos cinemas. A qualidade operacional e a excelência de conteúdo são prioridades da plataforma, que traz Gabriel Wainer no cargo de diretor-executivo e conta com um minucioso trabalho de curadoria assinado pelo jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe Reis. Já os projetos originais estão a cargo da também jornalista Catharina Wrede.

Sobre a Escola Schumacher Brasil

A Escola Schumacher Brasil é uma associação educacional sem fins lucrativos criada em 2014, por iniciativa de uma rede engajada em dar vida ao legado de Satish Kumar no Brasil. Desde a fundação, a escola se dedica a oferecer cursos, encontros, imersões e projetos com organizações promovendo experiências de educação transformadora para uma vida sustentável. Elementos importantes desta educação incluem uma visão de mundo ecológica e interconectada, o amor radical e a não violência.

Sobre a Café Royal

Desde 2019, a Café Royal tem desenvolvido projetos nas áreas de entretenimento: filmes, documentários, séries e peças de teatro, incluindo a co-produção de “Eu De Você”, protagonizada por Denise Fraga. Entre os principais projetos lançados pela produtora, estão: o filme “45 do Segundo Tempo”, dirigido por Luiz Villaça e protagonizado por Tony Ramos; os documentários “Do Amor Ninguém Foge” e “Samadhi Road”, ambos dirigidos pelos Irmãos Ahimsa; o curta “Coletânea de Histórias Extremamente Curtas”, de Pedro Fraga Villaça; e o documentário “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, dirigido por Felipe Hirsch, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e com o Sesc.

Em 2023, a produtora finalizou as filmagens do documentário sobre a peça “Eu de Você”, produziu a série “Justiça Por Elas”, para a GNT, está finalizando o documentário “Amor Radical”, de Julio Hey, sobre a vida e o legado de Satish Kumar e desenvolve projetos para Netflix, HBO, TV Cultura e Globoplay.

Acompanhe o site "A Capivara Deu Cria" www.acapivaradeucria.com.br https://linktr.ee/acapivaradeucria #acapivaradeucria #capivaradeucria