×

Rádio MEC apresenta ao vivo concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica

Rádio MEC apresenta ao vivo concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica

Rádio MEC apresenta ao vivo concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica

Transmissão acontece esse sábado (7/10) direto da Quinta da Boa Vista, no RJ

A Rádio MEC FM transmite ao vivo, neste sábado (7), a apresentação da renomada Orquestra Petrobras Sinfônica que celebra os 70 anos da Petrobras, sua patrocinadora há quase quatro décadas.

Com regência do maestro Isaac Karabtchevsky e participação especial da cantora, atriz, compositora e multi-instrumentista Lucy Alves, o grandioso espetáculo acontece às 11h, ao ar livre, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro.

O repertório da apresentação transita entre o clássico e o popular. Durante o concerto, o público confere obras de compositores como Luiz Gonzaga, Moraes Moreira, Sivuca, Carlos Gomes, Geraldo Vandré, Heitor Villa-Lobos, Maurice Ravel e Piotr Tchaikovsky.

O espetáculo será um reencontro da Orquestra Petrobras Sinfônica com Lucy Alves, que já esteve no palco com o grupo em 2018, em um concerto da série “Convidados”. Natural de João Pessoa, a artista participa da segunda metade do programa, dedicado aos clássicos do cancioneiro popular, interpretando “Xote das meninas”, “Festa do interior”, “Disparada”, “Ai que saudade d’ocê”, e “Feira de Mangaio”.

Fundada há 48 anos pelo maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica é uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Em temporadas que contam com mais de uma centena de espetáculos ao ano, a orquestra expressa a pluralidade da música brasileira e transita por diferentes estilos e linguagens. O grupo tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, respeitado regente brasileiro e nome consagrado no panorama internacional.

Confira abaixo o programa do “Concerto de 70 anos da Petrobras”:

Carlos Gomes
O Guarani
Abertura

Heitor Villa-Lobos
Bachianas brasileiras nº 4
I. Prelúdio

Heitor Villa-Lobos
Bachianas brasileiras nº 2
IV. TOCCATA | O trenzinho do caipira

Lorenzo Fernandez
Reisado do pastoreio
Batuque | Dança de negros

Piotr Tchaikovsky
Romeu e Julieta – Abertura fantasia
Fragmento

Maurice Ravel
Bolero

Guerra-Peixe
Mourão

Luiz Gonzaga e Zé Dantas
O xote das meninas
arranjo de Alexandre Caldi

Abel Silva e Moraes Moreira
Festa do interior
arranjo de Alexandre Caldi

Geraldo Vandré e Theo
Disparada
arranjo de Luiz Potter

Vital Farias
Ai que saudade d’ocê
arranjo de Marcelo Caldi

Glorinha Gadelha e Sivuca
Feira de Mangaio
arranjo de Dudu Viana

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Serviço
Concerto Orquestra Petrobras Sinfônica – sábado, dia 07/10, às 11h, ao vivo na Rádio MEC FM

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS