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Capital Moto Week aposta em gamificação para engajar público em práticas sustentáveis

Capital Moto Week aposta em gamificação para engajar público em práticas sustentáveis

 Capital Moto Week aposta em gamificação para engajar público em práticas sustentáveis

Festival realiza mais de 90 iniciativas de sustentabilidade envolvendo produção e consumo consciente, saúde e bem-estar, mudanças climáticas, qualificação profissional, inclusão, diversidade e acessibilidade

O Capital Moto Week, maior festival de rock e moto da América Latina, se prepara para mais um show de sustentabilidade. Mais do que superar os grandes números de 2023, rendendo o certificado Lixo Zero pela Zero Waste International Alliance, o festival aprimora iniciativas de sustentabilidade em diversas frentes, com destaque para ações de conscientização ambiental. Por meio de conteúdos educativos, o CMW inova com atividades gamificadas e ação Lixo Zero Eletrônico na comunidade do festival. A edição deste ano acontecerá de 18 a 27 de julho em Brasília.

Para a CEO do CMW, Juliana Jacinto, as 90 iniciativas de sustentabilidade, inclusão, diversidade e acessibilidade demonstram a responsabilidade do festival com o ecossistema Moto Week. “Nosso compromisso é reforçar as práticas sustentáveis e promover impacto positivo em todas as áreas de atuação do CMW, alinhando-nos cada vez mais aos 17 ODS da Agenda 2030”. Com foco no engajamento do público, serão promovidas ações de educação para a sustentabilidade nos 10 dias do CMW.

Por meio do inédito Capital Moto Game, os participantes deverão cumprir missões sobre reciclagem e práticas sustentáveis dentro do complexo de 320 mil m². Cada tarefa renderá pontos aos jogadores. Os melhores classificados receberão brindes e recompensas. “Nosso desafio é manter as pessoas interessadas, comprometidas e engajadas com a sustentabilidade. O Capital Moto Week é uma plataforma capaz de inspirar e engajar atitudes de impacto positivo”, revela Juliana.

A visita guiada ao centro de triagem e reciclagem dos materiais será a chance para o público conhecer os bastidores de um festival Lixo Zero. A operação, com atuação da cooperativa Acobraz, Recicle a Vida e da Sustentare, garante a taxa de desvio de aterro de mais de 90% e fortalece a economia circular. “Ao conhecerem o processo de separação e reciclagem de resíduos, as pessoas tendem a se conscientizar e replicar as práticas Lixo Zero”, explica o coordenador de Sustentabilidade do CMW, Kallel Kopp. As visitas acontecerão de 18 a 27 de julho, sempre às 11h e 14h.

Lixo Eletrônico Zero

Pelo segundo ano, o Capital Moto Week extrapola seu complexo para bater na porta da comunidade da Granja do Torto, bairro onde acontece o festival, para recolher lixos eletrônicos obsoletos, como geladeiras, fogões e televisores de tubo, além de grande quantidade de pilhas. Em parceria com a Prefeitura Comunitária da Granja do Torto e com a ONG Programando o Futuro, o CMW vai visitar 1.000 residências do bairro nos dias 25, 26 e 27 de julho. Em 2023, foram coletadas 2 toneladas de resíduos eletrônicos na comunidade.

Confira algumas das iniciativas ambientais do CMW:

● Mais de 90% dos resíduos gerados no festival são destinados à reciclagem e compostagem. Em 2023, foram tratadas 36 toneladas de materiais, sendo 24 de resíduos reciclados e 12 de materiais orgânicos compostados.

● Os resultados alcançados habilitaram o CMW a obter, pelo segundo ano, o certificado Lixo Zero, pela Zero Waste International Alliance. Também possui a ISO 20.121, que especifica requisitos de gestão para sustentabilidade.

● Entre as iniciativas adotadas, estão a utilização exclusiva de embalagens compostáveis ou recicláveis, e dos copos ecológicos, evitando o uso de mais de 1 milhão de unidades descartáveis. Além da criação de centro de triagem e classificação de resíduos dentro da Cidade da Moto.

● Desde 2017, o CMW se mantém como festival Carbono Zero. Em 2023, as 241 toneladas de CO2 geradas foram compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono junto à plataforma oficial da ONU, reafirmando o compromisso do festival com a mitigação das mudanças climáticas.

“Com esse conjunto de ações pretendemos inspirar o público Moto Week a adotar práticas sustentáveis no cotidiano, multiplicando o impacto positivo do CMW na comunidade e no meio ambiente”, acrescenta Juliana Jacinto. Além das iniciativas voltadas para a acessibilidade de pessoas com deficiência e do empreendedorismo feminino, a Academia de Produção Inteligente capacita a cadeia produtiva do CMW e oferece cursos profissionalizantes gratuitos à comunidade. Junto com a Prefeitura Comunitária da Granja, mobiliza interessados em trabalhar no CMW, que são conectados a fornecedores do festival, gerando oportunidades reais de renda.

O projeto CMW POR ELAS recebe nesta a edição a parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF para continuar a campanha de orientação e acolhimento de mulheres em situação de violência, assédio ou importunação sexual. Já a VILA DO BEM, receberá nos dias 22, 23 e 24 de julho 1 mil pessoas de 17 instituições do DF que atendem jovens, mulheres e crianças de menor renda com programação cultural, serviços de saúde e cidadania. Não pára por aí: cuidar da saúde da produção também faz parte da sustentabilidade. O programa CMW POR NÓS oferecerá soluções de bem-estar que vão do atendimento terapêutico à massagem e alimentação de qualidade em espaço de descompressão destinado ao time de produção do festival.

Serviço

Capital Moto Week 2024

Quando: 18 a 27/07/2024

Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)

Ingressos: www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek