DICAS EMPREENDEDORAS
Quero empreender como começo?
Uma grande dúvida que paira na cabeça do aspirante a empreendedor é… “E se não der certo???”, conhecemos diversas histórias de empreendedores de sucesso e de fracasso, pois nem toda história bonita de contar, foi fácil de escrever, muitos empreendedores de sucesso já fracassaram várias vezes e por vários motivos. Uma vez em um seminário tínhamos a tarefa de contar a história do outro sem que você pudesse falar de si, mas o cara estava tão indócil que levantou o dedo e falou assim… “…vim aqui para aprender o que dá certo, pois o que dá errado eu estou aqui para dar aula…”, na realidade ele já havia quebrado mais de uma vez e havia acabado de quebrar uma empresa familiar de mais de 50 anos no Rio de Janeiro, ouvindo sua história infelizmente foi fácil compreender seu fracasso. Alguns investidores de Startups preferem empreendedores que já fracassaram uma ou mais vezes, mas por que será?
Uma questão óbvia é o aprendizado que o sujeito acumula com seus erros, ele traz uma bagagem de erros e acertos grande, onde o investidor espera dele um cara mais maduro e mais preparado devido o que passou, mas para isso acontecer a humildade em reconhecer no que errou tem que falar muito alto, conheço empreendedores que estão indo no caminho errado, mas querem continuar bancando a ideia ou estratégia, por simples “EGO”, ou por que acham que amanhã algo vai mudar e fazer sua estratégia funcionar, isso tem um preço muito alto, o sucesso está muito atrelado ao empreendedor ter estratégias montadas para sua marca ter perenidade, ter ouvidos para clientes e equipe, pois estes estão mais próximos da operação e vão demonstrar o que funciona, o que vende, o que é bom ou ruim no negócio. Já ouviu uma história que o cara para empreender tem que ter “Feeling”???
— Ora bolas o único cara que ganhou dinheiro com “Feeling” foi o músico Morris Albert que cantou esta música, nunca deixe seu negócio somente na base do feeling que pode fracassar, números apurados, estratégias prontas, plano b, tudo isso é muito importante, claro que o tal do “Feeling” pode ajudar, mas não é o primordial.
Acontece que ter sucesso não tem fórmula mágica, mas tem alguns pontos que já abordamos nas colunas anteriores que são as características do empreendedor. Uma dica valiosa no momento de empreender é pensar sempre com a razão, deixe a emoção de lado, pois nós temos tendência a nos “apaixonar por uma ideia”, a razão nos leva a ponderar, escutar, pesquisar, calcular, investigar, a emoção pode lhe trazer muito prejuízo, como, por exemplo, escolhendo o ponto errado sem ponderar alguns aspectos que vamos abordar na coluna de semana que vem, até lá!
Alexandre Serrão é formado em Ciências da Computação, Consultor de pequenas empresas e varejo, empreende há mais de 15 anos no segmento de T.I.