A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica abre as inscrições para estudantes. Com vagas para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, fagote, trompete, trompa e percussão, os candidatos podem se inscrever gratuitamente até 12 de fevereiro pelo site: petrobrasinfonica.com.br/academia
O processo seletivo conta com testes individuais de solfejo, leitura rítmica e de instrumento, que serão realizados no dia 17 de fevereiro, a partir das 9h, na Fundição Progresso. Para participar, é preciso ter entre 15 e 20 anos, residir na região metropolitana do Rio de Janeiro, ter formação musical básica ou intermediária e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica atua desde 2012 na formação gratuita para jovens musicistas. Ao longo dos anos, foram dezenas de histórias transformadas pelo conhecimento. Atualmente, a taxa de aprovação dos alunos da Academia Juvenil nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.
Serviço
Edital: bit.ly/Edital_AJ2025
Inscrições: bit.ly/Inscricoes_AJ2025_1 – entre 27/01 e 12/02
Local das audições: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa – Espaço 7
Pré-requisitos:
- Ter entre 15 e 20 anos de idade;
- Residir na região metropolitana do Rio de Janeiro;
- Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio
- Ter formação musical básica ou intermediária.
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica:
Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de Gestão:
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica:
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é o projeto socioeducativo da Orquestra Petrobras Sinfônica. Há 12 anos, oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de projetos sociais e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional.
Por dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 34 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos Testes de Habilidade Específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, ao longo desses 12 anos, é de 98%.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica
Sobre a Petrobras:
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.