Sétimo e oitavo episódios destacam a liderança de mulheres pretas para a promoção da ciência e de políticas públicas para pessoas tradicionalmente discriminadas
A Fundação Santillana lançou, no fim de 2024, os últimos episódios da 4ª temporada do podcast “Educação e Relações Étnico-Raciais”, que nesta edição tem como tema central “Mulheres Negras Insurgentes”. A temporada destacou as lutas e as contribuições das mulheres negras na sociedade e trouxe importantes discussões sobre racismo, educação e a formação de lideranças pretas em um país inerentemente discriminatório.
O conteúdo está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Apple Podcasts, com oito episódios lançados semanalmente, entre outubro e dezembro. A série oferece reflexões sobre educação, cultura e políticas sociais, sempre sob a ótica de mulheres negras insurgentes.
No episódio #7, a entrevistada é a física e professora Katemari Rosa, coordenadora do projeto “Contando nossa história: Negras e Negros nas Ciências, Tecnologias e Engenharias no Brasil”, no Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa mapeia e inventiva o trabalho de cientistas negras e negros no Brasil. A pesquisadora também é integrante do grupo Sapa Cientista (@LBsTem) e do Grupo Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA,).
Já o episódio final recebe Matilde Ribeiro, assistente social, professora universitária, pesquisadora, gestora e a primeira Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil. Matilde é autora de diversos artigos sobre feminismo, movimentos de mulheres negras e políticas públicas antirracistas. No encontro, ela conta sobre sua vida de militância e a carreira dedicada a causa negra.
Sobre o podcast
O Podcast “Educação e Relações Étnico-Raciais” tem curadoria da educadora, ativista, escritora e pesquisadora Nilma Lino Gomes, consultora da Fundação Santillana para o Setor de Políticas Antirracistas. Nilma é professora titular emérita da UFMG e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A apresentação dos episódios é liderada por Vanessa Oliveira, que conduz as conversas enriquecendo o diálogo sobre as insurgências e conquistas das mulheres negras no Brasil e no mundo.
O Podcast nasceu de uma necessidade da sociedade atual e abarca diversos pilares fundamentais para a Fundação Santillana: debater, formar e educar para o antirracismo. “Essa série tem um papel fundamental em promover discussões sobre o tema nas escolas, ajudando gestores e professores a trazerem a educação antirracista para o cotidiano educacional. É essencial que docentes e alunos tenham acesso a boas referências para que o debate seja enriquecedor e relevante para a sociedade”, afirma Luciano Monteiro, Diretor-executivo da Fundação Santillana.
Entre as convidadas desta temporada está Laís Rodrigues Campos, doutora em Geografia pela UFG e professora na Universidade Federal de Goiás. Ela Trabalha com temas como políticas públicas, diversidade e inclusão na educação básica, além de coordenar projetos educacionais no MEC. Outro nome é Damaris Silva, diretora de Serviços Educacionais da Soluções Moderna, com 18 anos de experiência no mercado editorial, focada em projetos de diversidade e educação pública. A temporada conta ainda com a participação de Iraneide Soares da Silva, doutora em História Social pela UFU e professora da UESPI e que coordena o SANKOFA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição, com forte atuação na pesquisa de políticas afirmativas.
Também participam, Carol Dartora, deputada Federal pelo Paraná e mestra em Educação pela UFPR, professora e ativista nas áreas de desigualdade racial e de gênero, com foco em políticas públicas para educação. Outro nome é o de Zara Figueiredo, Secretária da SECADI/MEC, doutora em Educação pela USP e professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Zara tem vasta experiência em equidade educacional e políticas públicas para a educação racial.
Também estão Jaqueline Goes de Jesus, Biomédica que integrou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do coronavírus no Brasil. Jaqueline é referência na pesquisa científica sobre virologia e saúde pública.
Para mais informações:
Site: www.fundacaosantillana.org.br
Instagram: @fundacaosantillana
Ouça o Podcast: Link
Sobre a Fundação Santillana
Comprometida com a educação básica, a Fundação Santillana atua para a superação das desigualdades educacionais, com base na certeza de que esse é o motor para o desenvolvimento de um país mais justo, inclusivo e sustentável.
A Fundação acredita no debate plural e democrático sobre soluções e desafios para o mundo educativo e busca levar para instituições públicas e privadas, professores, gestores e a sociedade civil informações, conhecimento e iniciativas para uma educação de qualidade e de excelência para todos.
Para isso, a Fundação Santillana realiza e apoia iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e transformação da educação, incentivando a produção e a difusão de conhecimentos sobre temas centrais das políticas educacionais, do ensino e da aprendizagem. Atua com uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais, buscando trazer uma ampla oferta de propostas, boas práticas e discussões por uma escola mais sustentável, para o desenvolvimento da educação e pela redução das desigualdades.