Com direção de Arnaldo Galvão, Fabulosos João e Maria é uma animação brasileira em longa metragem inspirada em uma das histórias dos Irmãos Grimm; o filme faz uma abordagem atual e provocadora para diversão de crianças e adultos
O diretor e produtor Arnaldo Galvão iniciou a produção de FABULOSOS JOÃO E MARIA em 2002. Com a sinopse do longa, entrou em contato com Flávio de Souza, que trabalhava uma montagem fiel ao conto original de João e Maria no teatro Municipal. Galvão queria subverter vários aspectos da história e fazer uma animação sobre crianças negligenciadas.
Arnaldo e Flavio começaram a trabalhar no roteiro e, em 2008, o projeto foi selecionado no Laboratório de Roteiro SESC-Rio, ganhando o primeiro edital em 2015, mas os recursos foram depositados três anos depois e a produção foi finalizada em 2022, pós pandemia. FABULOSOS JOÃO E MARIA foi selecionado para mais de 50 festivais de animação, nos quais ganhou 18 prêmios principais.
Na história de Flavio de Souza, que assina o roteiro do filme com Arnaldo Galvão, João e Maria fogem para a floresta encantada para escapar de um reformatório depois que perdem sua casa. Na floresta, os irmãos encontram seus avós espirituais que os guiam de volta para casa. Não sem antes lutar contra uma bruxa malvada.
“É um paradoxo que um conto de fadas dos Irmãos Grimm, que apareceu pela primeira vez em 1700, sobre crianças abandonadas à sua própria sorte, ainda pode ser atual em alguns países como o Brasil. É um tema delicado para se fazer um filme para crianças, então minha escolha foi utilizar aventura, bom humor, o velho recurso de usar um ratinho como personagem principal e transformar a bruxa em alguém atuante, que força a degradação da família e que é, ao mesmo tempo, uma pessoa cativante que todos deixam entrar em suas casas”, comenta Arnaldo Galvão
FABULOSOS JOÃO E MARIA estreia dia 06 de fevereiro nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, além de outras cidades do interior do país.
DIRETOR | ARNALDO GALVÃO
Arnaldo Galvão nasceu em Recife em 1956, e mudou-se para São Paulo no início dos anos 70, onde iniciou sua carreira como cartunista para jornais como Pasquim, Movimento, Versus, Folha de S.Paulo e diversos jornais sindicais. Trabalha com animação desde 1980, quando foi convidado por Bruno de André para colaborar no curta-metragem “Origem dos Andamentos”, uma produção da ECA-USP, onde desempenhou múltiplos papéis, incluindo roteiro, desenho de personagens e animação. Produziu e dirigiu filmes publicitários e educativos, conteúdos premiados e exibidos em festivais como Annecy, Ottawa e Rotterdam. Integrou a equipe de Maurício de Sousa e a equipe do programa “RÁ-TIM-BUM” da TV Cultura, contribuindo também para “Glub-Glub” e “Castelo RÁ-TIM-BUM”. Nos anos 1990, produziu o curta “Uma Saída Política” e “Disque N para Nascer”, selecionado para o Festival de Gramado e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Foi um dos fundadores da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação e homenageado no Anima Mundi em 2003. Foi duas vezes curador do Festival de Annecy e também desempenhou papel semelhante no Festival de Ottawa, reforçando a parceria Brasil-Canadá. Nos anos seguintes, Galvão produziu longas e séries de animação em colaboração com outros profissionais. Dirigiu um longa-metragem documental sobre a história da animação no Brasil e produziu a série Godofredo, exibida na TV Cultura e TV Brasil. Também contribuiu para a publicação do livro “100 Animações Essenciais” enquanto produzia e finalizava “Fabulosos João e Maria” e “Mundo Proibido”, este último selecionado pelo Festival de Annecy, com lançamento previsto para março de 2025.
Filmografia:
– Uma saída política (diretor) / curta metragem / 1990
– Disque N para Nascer (diretor) / curta metragem / 1992
– Almas em Chamas (diretor) / curta metragem / 2003
– O Cinema Animado (diretor) / longa metragem / 2015
– As Aventuras de Fujiwara Manchester (produtor) / longa metragem / 2018
– Mundo Proibido (produtor) / longa metragem / 2025
– Fabulosos João e Maria (diretor) / longa metragem / 2025
FABULOSOS JOÃO E MARIA
Brasil, 2022, 114 min, 12 anos
Direção: Arnaldo Galvão
Produção: Julia Galvão
História e Roteiro: Flavio de Souza
Trilha: Luiz Macedo
Direção de Arte: Eloar Guazzelli
Sequencias especiais: Fábio Cobiaco
Música de abertura: 2001 – Rita Lee e Tom Zé
Gravação: Juçara Marçal e Kiko Dinucci
Música de encerramento: Baba Alapalá – Gilberto Gil
Gravação: Nêga Duda e André Abujamra
Vozes originais: João: Danilo Diniz, Maria: Beta Cinalli, Major Nelson: Francisco Freitas, Pai João e Maria: Sidney César, Mãe João e Maria: Rita Almeida, Avô Jomar: Mauro Castro, Big Bang: Alex Minei, Brunette Star: Claudia Victória, Dom Ratón: Cassiano Ávila, Purse Cat: Glaucia Fransh, Lady Batty: Tininha Godoi, Aranha 01: Elisa Villon, Aranha 02: Stela Sayuri, General Thompson: Vagner Santos, Rita: Claudia Victória, Comissário Jordan: Helio Santos, Sargento Smith: Cleber Martins, Pipa: Tânia Parma, Pipo: Roberto Moreno, Vanessa: Vanessa Scorsoni, Elaine: Luciana Minei, Aroldo: Carlos Falat, Gata de bolsa: Glaucia Fransh, Oficial Odete: Helio Santos, Locutor: Thiago Guimarães, Ratinho 01: Carlos Falat, Ratinho 02: Alex Minei, Ratinho 03: Roberto Moreno, Ratinha 01: Luciana Minei, Ratinha 02: Elisa Villon
Produção e distribuição: UM FILMES